TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção e Recrutamento

Por:   •  30/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS 4

2.2 RECRUTAMENTO.................................................................................................5

2.3 SELEÇÃO..............................................................................................................5

2.4. CONTRATO DE TRABALHO...............................................................................7

2.5 INTEGRAÇÃO.......................................................................................................7

2.6 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO..........................................................................8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

ANEXOS 11

ANEXO I – Descrição de Cargos 11

ANEXO II - Contrato de Trabalho a Título de Experiência....................................12

ANEXO III - Treinamento: Responsabilidade Social e Ambiental........................14

1 INTRODUÇÃO

Com mais de 50 anos de atuação na área têxtil, a JGM Tecidos S.A. é uma empresa cujo capital é 100% brasileiro e está entre as principais do estado de Minas Gerais, ao promover o crescimento da economia regional e o surgimento de novos empregos por meio de uma capacidade de produção anual de 120 milhões de metros quadrados de tecidos. Mensura-se que atualmente 549 funcionários componham o quadro de atividades, divididos nas áreas de produção, compras, almoxarifado, administração, gestão de pessoas, vendas externas, qualidade, marketing e diretoria. A principal produção são denims, brins e telas, que oferecem produtos de ótima qualidade tanto no quesito Moda quanto na linha Profissional e nos Tecidos Técnicos. Situada em Sete Lagoas/MG, toda a estrutura fabril foi construída a fim de garantir a qualidade dos produtos, do atendimento ao cliente, bem como os sistemas de informatização e a gestão de colaboradores por meio de uma política que busca grande versatilidade e alta tecnologia, a fim de que a entrega dos produtos ocorra em menor prazo, em qualquer parte do país.

Em 2014 a fábrica está ampliando a produção e oferta de seus produtos ao mercado exterior, por isso faz-se necessário a contratação de 15 Auxiliares de Produção Têxtil, cuja função é auxiliar o operador de máquinas em seu desempenho, bem como verificar os materiais necessários ao funcionamento da linha de produção, separar aqueles que serão reaproveitados e os que serão descartados, cuidar da limpeza da máquina e da área de trabalho.

2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

2.1 DESCRIÇÃO DE CARGOS

Para Headley (2014) o processo de descrição de cargos consiste em descrever e sistematizar as atividades que compõem um cargo e por isso é importante para orientar o ocupante a respeito da área que atua; em como fazer e sob quais condições a função deve ser desempenhada. Dessa maneira, em relação à vaga apresentada e de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego através da CBO – Classificação Brasileira de Ocupações que descreve o cargo, o Auxiliar de Produção deve:

“7842 - Alimentadores de linhas de produção

7842-05 - Alimentador de linha de produção

Abastecedor de linha de produção, Abastecedor de máquinas de linha de produção, Alimentador de esteiras (preparação de alimentos e bebidas), Alimentador de máquina automática, Auxiliar de linha de produção, Operador de processo de produção”

“Descrição Sumária;

Preparam materiais para alimentação de linhas de produção; organizam a área de serviço; abastecem linhas de produção; alimentam máquinas e separam materiais para reaproveitamento.” (MTE, CBO).

Assim, para a JGM Tecidos S.A. é importante que o desempenho desta função esteja de acordo com a missão de oferecer tecidos e serviços de qualidade, bem como os valores da empresa de construção de futuro, valorização das pessoas, responsabilidade social, comprometimento, integridade e transparência. Por isso, objetiva-se que o quadro funcional seja preenchido por pessoas que estejam de acordo com a visão empresarial, correlacionados aos requisitos e atributos necessários ao desenvolvimento do cargo, como pode ser visto na Descrição de Cargos (Anexo I).

2.2 RECRUTAMENTO

Para tanto, o método escolhido de Recrutamento será o Externo uma vez que busca candidatos que estejam disponíveis no mercado de trabalho, introduz novos talentos, habilidades e expectativas na organização e, portanto renova a cultura organizacional; enriquece o patrimônio humano e estimula a interação da empresa com o mercado de trabalho (HEADLEY, 2014). As técnicas utilizadas serão:

- Indicação por pessoa da organização:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com