TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção e Recrutamento

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

A gestão de pessoas, tem por finalidade administrar as relações dos indivíduos no ambiente de trabalho o setor de recursos humanos juntamente com seus profissionais que com as atualidades do mercado devem estar cada vez mais preparados para uma eficaz gestão de pessoas, sendo os mesmos responsáveis pela seleção e recrutamento de indivíduos, por meio de avaliações diversificadas para a identificação de indivíduos adequados e que cumpram as exigências da vaga.

O recrutamento se caracteriza por atrair candidatos capacitados para o preenchimento de vagas nas organizações. Ou seja, deve ser realizado um comunicado sobre a vaga disponível no qual apresente informações importantes, para assim despertar interesse na vaga ofertada. Existem três tipos de recrutamento externo, o interno e o misto.

Recrutamento interno: Por meio do recrutamento interno, a empresa abre vagas, para os colaboradores que já trabalham na empresa, com isso os colaboradores podem ser promovidos, transferidos ou até promovidos com uma promoção. Este tipo de recrutamento apresenta a vantagem de ser mais econômico para a empresa, pois a mesma não precisa gastar com admissão e anúncios. É rápido mais que o recrutamento externo.

O profissional ao ser selecionado pelo recrutamento interno se sente feliz e realizado, pois o seu trabalho foi reconhecido e com isso vê uma perspectiva de futuro dentro da empresa. Os treinamentos também são aproveitados, pois os colaboradores agrega tudo oque apreendeu e cria cada vez mais habilidades.

Recrutamento externo: Oposto do interno o recrutamento externo, procura candidatos de fora da empresa, para o preenchimento de vagas. Dessa forma, a empresa traz novos profissionais, principalmente pessoas que busquem agregar conhecimento e suprir as necessidades da empresa. Com esses novos colaboradores a empresa pode criar estratégias novas e expandir suas demandas. Renovar o quadro de colaboradores muitas vezes traz resultados positivos.

Recrutamento misto: Este tipo de recrutamento completa o interno e o externo, pois quando um colaborador é selecionado pelo recrutamento interno, automaticamente a sua antiga vaga pode ser preenchida, por meio do recrutamento externo. A empresa valoriza o colaborador que já esta na empresa e abre também oportunidades para outros profissionais participarem do processo de recrutamento e seleção.

Todavia, o recrutamento e a seleção de pessoas são distintos, porém o dois tem como objetivo a contratação do candidato que obteve melhor desempenho para preencher determinada vaga. Dessa maneira evitando a rotatividade nas empresas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com