TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SHORT PAPER SUBORDINAÇÃO TECNOLÓGICA

Por:   •  1/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

CAMPUS VIRTUAL

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Disciplina: Estudos Socioculturais

Homens, Mulheres e Filhos

SUBORDINAÇÃO TECNOLÓGICA

O presente estudo deseja evidenciar a intensidade da tecnologia na vida das pessoas e na sociedade como um todo.

Segundo a psicóloga Sherry Turkle, “a tecnologia entra na vida das pessoas quando as relações humanas deixam de ocupar o seu devido lugar, possivelmente nos hiatos de silêncio que deveriam ser preenchidos com informações mais impessoais”

        Em sua abordagem, o filme destaca o quanto as relações humanas estão abaladas e como a tecnologia acaba por ocupar a lacuna existente nessas relações. As tramas apresentadas durante o longa-metragem trouxeram cada qual sua adversidade, porém todas tinham um ponto em comum, o qual consiste basicamente na fragilidade das relações que se agrava com a dependência tecnológica. A vulnerabilidade vem aumentando com o passar do tempo. Antigamente, o momento do jantar era uma hora sagrada, um dos raros instantes em que toda família podia conversar sobre fatos do dia, ocorre que surgiu a TV. Com ela, as pessoas começaram a se afastar, os jantares já não tinham mais os diálogos de antes e, a atenção estava voltada para aquela caixa “mágica” de som e imagem. A evolução tecnológica é contínua, deste modo vieram os computadores, laptops, tablets e celulares que prometiam nos conectar com as pessoas que estavam em qualquer canto do mundo, contudo, isso acabou por nos afastar das pessoas que vivem debaixo do mesmo teto. Os vínculos foram se desmantelando e as pessoas se individualizando, justamente o que é retratado com o filme.

        As relações humanas são o motor propulsor da existência da humanidade. Estabelecer limites para a utilização de aparelhos tecnológicos faz-se extremamente necessário na atual conjuntura. Resgatar os laços afetivos deixados de lado por conta da dependência tecnológica é o caminho mais acertado para um convívio harmonioso e equilibrado.

        

REFERÊNCIAS

CAMPOS, Leonardo. Crítica | Homens, Mulheres e Filhos. 2017. Disponível em: Acesso em: 01 de junho de 2018.

CARBONE, Francisco. Homens, Mulheres e Filhos. Disponível em: Acesso em: 30 de maio de 2018.

GIACOBBO, Bruno. Crítica de Filme | Homens, Mulheres & Filhos. 2014. Disponível em: Acesso em: 28 de maio de 2018.

Homens, Mulheres e Filhos, Diretor: Jason Reitman, Produtores: Michael Beugg, Mason Novick, Estados Unidos da América: Paramount Pictures, 2014, Netflix.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com