TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sige - Sistema de Informações gerenciais

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Amanda Cardoso – 134287-8

Kellyn Oliveira – 1731135-7

Rennan Rodrigues – 140290-1

Fernanda Felix – 1737881-8

Maria Luiza – 1643431-5

Thais Caroline – 1537002-0

Igor Gundim – 141625-1

SIGE – Sistema de Informações gerenciais - Controladoria

São Paulo

2017

[pic 2]

SIGE – Sistema de Informações gerenciais - Controladoria

Trabalho apresentado e desenvolvido no curso de Controladoria e Gestão Empresarial da Universidade Cruzeiro do Sul

Professora: Ms. Sandra Almeida Silva

São Paulo

2017

Sumário

1.        Introdução        1

2.        Desenvolvimento        2

2.1        Estratégias Financeiras        3

3.        Conclusão        5

3.1        Análise Financeira (Anual) – Atacadão AS        6

3.2 Histórico financeiro na Bovespa        7

4.        Bibliografia        8


  1. Introdução

O cenário socioeconômico está sofrendo profunda e rápida transformação, as mudanças ocorrem em grande velocidade sendo indispensável ferramentas para tomada de decisões. Com isso as organizações procuram recursos e tecnologias para dar apoio a gestão empresarial. O SIGE é um software desenvolvido para facilitar o fluxo de informações de uma empresa, sendo elas fabricação, logística, financeira, entre outras. O SIGE permite que a empresa tenha um padrão sobre as informações internas. Assim todos os setores se interligam facilitando as operações da empresa. A função do SIGE é eliminar o uso de interfaces manuais aperfeiçoando o fluxo e a qualidade das informações, resultando o aperfeiçoamento no processo de tomada de decisões. Com o SIGE é possível abrangi e refinar informações reduzindo o tempo nos processos gerenciais. Com o registro correto dos dados temos informações importantes sobre o negócio aumentando a competitividade no mercado.        

O grupo Atacadão trabalha com um sistema de gerenciamento de riscos, assim reduzindo a probabilidade de ocorrências e de impactos através de uma política de prevenção. Trata-se de uma empresa de comércio varejista e atacadista de diversos tipos de mercadorias e distribuição, com atividade de tele atendimento, serviços de alimentação, higiene e etc.


  1. Desenvolvimento

Sistema de informação de controladoria

Segundo Padoveze, a proposta do SIGE é construir um sistema de informações para atender as empresas de todas as formas, como é algo muito grande nem tudo é possível, pois é preciso que haja um sistema de informação complementar, o SIGE precisa de informações com uma visão de abrangência. Com esse recurso todas as informações serão passadas pelo SIGE, que tem total integração com as áreas da produção, comercialização e administração.

Três motivos para uma empresa obter o sistema SIGE são: movimentação de integração mundial das empresas transnacionais, exigindo tratamento único e em tempo real das informações. A tendência de substituição de estruturas funcionais por estruturas ancoradas em processos. A integração, viabilizada por avanços na tecnologia de informação, dos vários sistemas de informação em um sistema único.

Padoveze ainda ressalta a divisão do SIGE, sendo o sistema de informações de apoio as operações e sistema de informação de apoio a gestão.

O sistema de informações de apoio às operações atua no auxílio de departamentos e atividades que executam as funções operacionais (compras, estocagem, produção, vendas, faturamento e etc.) tudo isso nasce da necessidade de planejamento e controle das diversas áreas operacionais da empresa, que está ligado diretamente com o sistema físico operacional.

Com a mesma funcionalidade, porém de uma área diferente o sistema de apoio a gestão tem como por objetivo gerenciar a parte econômica financeira da empresa, usando como base as informações de processo e quantitativas geradas pelos sistemas operacionais da empresa como o sistema de contabilidade, e de gestão juntamente com os demais sistemas ligados a controladoria e finanças.

Atacadão S/A

A empresa Atacadão S/A surgiu no Brasil em abril de 1962 e, posteriormente, foi vendida em 2007, passando a tornar-se parte da rede francesa Carrefour no Brasil. Trata-se de uma empresa de comércio varejista e atacadista de diversos tipos de mercadorias e distribuição, com atividade de tele atendimento, serviços de alimentação etc.

Segundo o site de informações e notícias “O Negócio do Varejo”, o Atacadão é a maior rede de comércio do Brasil, tendo fechado o ano de 2015 com uma receita bruta de R$26 bilhões, o que corresponde a mais de 60% das vendas de todo o grupo Carrefour, tendendo ao crescimento.

Dados Cadastrais:

  • Razão Social: Atacadão S/A
  • Nome Fantasia: Grupo Carrefour BR
  • CNPJ: 75.315.333/0001-09
  • Classificação setorial: Consumo não cíclico, comércio e distribuição de produtos alimentares e não alimentares.
  • Site: www.grupocarrefourbrasil.com.br

Gerenciamento de Riscos

O Atacadão S/A possui um sistema de política de gerenciamento de riscos baseado em avaliação e mensuração dos principais riscos em relação ao ambiente empresarial, estratégia e administração, operações, riscos e serviços financeiros, a integração do gerenciamento destes riscos nos processos de tomada de decisão, divulgação das ferramentas e compartilhamento de boas práticas, a fim de tratar dos riscos, reduzindo a probabilidade de ocorrências e de impactos através de uma política de prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (295.7 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com