TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Organizacional

Por:   •  8/8/2018  •  Exam  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

Formulário da Atividade Online 04

Atividade:

                             Curso:

Bacharelado em Administração Pública.

      Nome da Disciplina:

Economia Brasileira

                        Natureza:

Obrigatória

                         Cursista:

Leonardo Silva Paiva

                               Polo:

Niquelândia - Goiás

                              Tutor:

Euder Rodrigues de Carvalho

                             Turma:

“A”

Caros(as) Alunos(as)

Como profissionais de nível superior em formação, até aqui vocês aprenderam nesta disciplina os fundamentos da formação econômica brasileira, sendo que nesta etapa veremos os impactos sociais relacionados com os temas já abordados, em especial no que tange à desigualdade, inflação e desemprego na economia brasileira.

Aqui vocês verão os altos custos sociais incorridos na nossa evolução econômica, com uma industrialização carregada de contradições e desequilíbrios, onde temos dentro de um mesmo país realidade de prosperidade social comparável aos países mais evoluídos e realidades de miséria comparável aos mais atrasados.

O primeiro custo social é o da inflação, que por anos consecutivos assombrou o país e influenciou toda e qualquer decisão de investimento privado, bem como corroeu a renda do trabalhador, fazendo o papel de “Robin Hood às avessas”, tirando dos pobres e aumentando a riqueza dos ricos. O filme abaixo, produzido pela TV Câmara, explica minuciosamente o processo inflacionário brasileiro. Assista com atenção pois será de grande valia nas avaliações:

https://www.youtube.com/watch?v=AXVVodQLE14

A relação entre economia e desigualdade social é discutida na entrevista constante do vídeo abaixo, em que se discute conceitos como crescimento e desenvolvimento econômico, bem como questões sociais.

https://www.youtube.com/watch?v=9pu-K-YnAS0

Outro tema a ser discutido será o desemprego, mais um fantasma fruto do processo desajustado de formação da economia nacional, neste ponto, a leitura do material relacionado às questões conjunturais será muito importante, uma vez que o desemprego está relacionado a diversos fatores que vão desde a qualificação ao processo de formação da taxa de câmbio.

As discussões entre crescer e desenvolver sempre pautaram o debate econômico, para se ter noção da diferença básica entre um e outro, é interessante lembrar o episódio em que ministro da fazendo Antônio Delfim Neto foi questionado sobre a economia do Brasil estar crescendo e a população continuando se afundando na miséria, onde o mesmo respondeu “primeiro o bolo tem que crescer, para depois ser repartido”. O problema é que o bolo cresceu, o Brasil se tornou uma das 10 maiores economias mundiais, porém o bolo não foi repartido, poucos ainda concentram fatias muito grandes.

A desigualdade de renda e regionais são abordadas como temas importantes na discussão da economia brasileira, sendo que o nosso material traz dados muito ricos acerca do que os índices de desigualdade refletem sobre o desenvolvimento de um país. Também são delineadas as políticas utilizadas ao longo do tempo para a redução da desigualdade na distribuição de renda no Brasil e uma maior uniformização da distribuição da riqueza sobre o vasto território nacional. A entrevista abaixo esclarece muito sobre o tema, mostrando que ele ainda é atual:

https://www.youtube.com/watch?v=B6q6MHJKT2k

Ao final desta etapa você compreenderá os problemas sociais e os impactos da inflação que sempre permearam a economia brasileira. Não se esqueça de ler o material e diante de alguma dúvida consultar-nos no ambiente de aprendizagem.

Construção de Texto.

Elaborar um Texto Dissertativo – Argumentativo de no mínimo 20 e no máximo 35 linhas sobre o impacto da inflação na economia brasileira, abordando também a possibilidade da volta da inflação. Pesquise por notícias atuais acerca do comportamento dos índices atuais de inflação e argumente emitindo sua opinião sobre a possibilidade de descontrole monetário e como tal descontrole poderá assolar a economia do país. Não seja partidário mas também não deixe de emitir sua opinião, estamos ameaçados pela volta da inflação? O que seria necessário para controlá-la?

Posteriormente poste o presente texto no repositório da plataforma.

Inflação, Impactos e a Busca pelo Controle

A inflação em sua origem na economia de mercado é um dos índices mais discutidos em todo o mundo. Está ligada diretamente ao poder de compra do consumidor e no poder do Estado em controlá-la. Seus efeitos podem ser devastadores em uma economia fraca.

No Brasil, a palavra inflação persegue o brasileiro desde a época da industrialização, quando os índices começaram a aumentar e atingir seu ápice por volta da década de 80. O brasileiro já sofreu muito com a hiperinflação, onde os preços literalmente aumentavam todos os dias.

Hoje, os noticiários alarmam sobre um possível descontrole inflacionário decorrentes de políticas governamentais. Ainda longe de representar as altíssimas taxas por que o Brasil já passou, as taxas atuais, que estão em crescimento, nos lembram da importância de manter políticas econômicas eficazes. Um ponto de equilíbrio precisa ser encontrado pelo Brasil. No período atual passamos por uma calmaria, apenas abalada por uma ou outra crise. Os atuais índices inflacionários medidos pelos institutos oficiais demonstram isso.

Um desafio muito grande enfrentado pela maioria dos países, especialmente o Brasil. Exemplos históricos nos ensinam os males advindos de altas taxas inflacionárias, mas também nos trazem ensinamentos sobre como controla-la. Diante de estudos mais aprofundados sobre inflação, fica clara a relação entre baixa taxa de inflação e crescimento econômico, os males causados pela inflação na economia de um país e na população, que fica refém das taxas inflacionárias descontroladas. 

Contudo, mesmo que há vestígios de suposta volta da hiperinflação, acredito que isso não ocorrerá, a inflação, embora hoje no pós plano Real seja um problema menor, já foi um grande problema econômico e por sua proximidade histórica assombra a memória dos economistas e brasileiros que viveram nesta época e sabem que o País não pode voltar a vivenciar movimentos de elevação acentuada de preços, como já aconteceu.  Portanto, os governos devem procurar um ponto de equilíbrio para manter a inflação baixa e aumentar o crescimento econômico.

Bom Estudo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com