TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia organizacional

Por:   •  4/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  1.764 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD/UFPI

Coordenação de Administração Pública

Exercício – Sociologia Organizacional

Unidade I

  1. Muitas pessoas não estão familiarizadas com tudo aquilo que a ciência da Sociologia envolve. Se um de seus amigos lhe perguntasse sobre o objeto da Sociologia, como você responderia?

Sociologia é entendida como a ciência que estuda as relações humanas onde pretende observar os fatos produzidos pelos homens em sociedade.

  1. Faça uma lista de cinco fenômenos sociais (cinco tipos diferentes de relação sociais) que, de um modo ou de outro, podem constituir-se em objeto de um estudo sociológico.

Familiares, profissionais, amizade, politicas e amorosas.

  1. Identifique paradigmas (pelo menos dois para cada item):
  1. No seu ambiente de trabalho.
  2. No serviço público.
  3. Nas festas de casamento.

A noiva joga o buquê, os noivos se beijam.

  1. Nas relações de trânsito.

Dar preferência ao pedestre no trânsito, Piscar o farol para outro carro como forma de alertar o motorista de algo.

  1. Na escola.

O aluno apresenta o seminário, O aluno ficou de recuperação.

  1. Por que é tão difícil mudar as coisas que acontecem no dia a dia, seja no trabalho, seja na família, seja, mesmo, na sociedade? Justifique sua resposta a partir do conceito de paradigma.

As pessoas já estão habituadas a determinadas praticas e mudar esses paradigmas causa um certo medo daquilo que é novo e desconhecido, por isso preferem manter seus comportamentos padrões para não terem o trabalho de se adaptarem.

  1. Pesquise uma sequência histórica de avanços na criação, no desenvolvimento e no uso de tecnologias com vistas à criação de facilidades dentro de um mesmo setor e/ou atividade e descreva as consequências que a adoção de tais novas tecnologias proporcionou/ produziu no meio social no qual foram adotadas. Faça uma descrição simples de tais avanços. Por exemplo: a evolução e as consequências da introdução e da adoção de instrumentos agrícolas, ou de instrumentos eletromecânicos, ou de medicamentos, ou da construção civil, ou de administração.

A introdução de novas tecnologias desencadeou uma série de efeitos sociais que afetaram os trabalhadores e sua organização. Esses efeitos, que se pode chamar de "impactos sociais", repercutiram nos processos de trabalho, na qualificação da força de trabalho, nas próprias condições de trabalho, na saúde do trabalhador e consequentemente nas políticas de ocupação, afetando diretamente a questão do emprego. O uso de novas tecnologias trouxe a diminuição do trabalho necessário que se traduz na economia líquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presença da automação microeletrônica, começou a ocorrer à diminuição dos coletivos operários e uma mudança na organização dos processos de trabalho.

Unidade II

  1. Uma construção cultural é a forma que um determinado aglomerado humano encontrou/criou para resolver um problema ou para expressar uma crença ou para simbolizar uma meta. Assim, a casa é um abrigo da intempérie ao mesmo tempo em que preserva a privacidade do homem; a roda é uma tecnologia de uma infinidade de utilidades; o medicamento é uma droga para combater uma doença etc. Faça uma lista das construções culturais expressas no texto de Horton e Hunt (1983, p. 39), constante da página 40 deste livro-texto, que descreve a manhã de um estudante norte-americano e de um jovem Purari.

O Jovem Norte-Americano Estudante universitário. Quarto, refeitório, trem e universidade. Parece ter uma vida tranquila, apesar de o seu horário ser predeterminado. Possui cama, colchão e cobertor. Ao se levantar tem momentos agradáveis em sua banheira. É despertado por um acorde musical de um despertador (ditadura do relógio). Possui banheiro, espelho e banheira para banho. Tem o paradigma de escovar os dentes todas as manhãs, pois possui escova dental e creme dental. Tem a comodidade de ter água encanada que facilita encher a banheira para o banho. Pode barbear-se após o banho.

Jovem Purari da Nova Guiné Sua cama é feita por uma esteira de junco, palha. Não possui quarto, pois dormi na casa comum para homens. Não possui banheiro e nem conforto. Acorda naturalmente, sem horário predeterminado, mas tem trabalho a cumprir. Antes de seu café da manhã, faz uma visita na casa dos pais. Seu café da manhã não precisa de filas, de transporte e não enfrenta multidão.

  1. Faça uma lista de elementos culturais materiais e imateriais da organização em que você trabalha, acrescentando o sentido/significado que eles têm nesse ambiente (o sentido/significado pode ser diferente de uma organização para outra).

  1. Identifique uma região do Brasil e liste pelo menos dez traços culturais próprios dessa região.

Região nordeste. A capoeira, o Reisado, o artesanato, festas junina, os pratos típicos são: carne de sol, buchada de bode, sarapatel, acarajé, feijão verde, canjica entre outros.

  1. Com base no conceito de socialização e cultura, identifique características distintas entre a cultura brasileira e a cultura de um país vizinho (Argentina, Uruguai, Peru etc.) ou de uma tribo indígena que você conheça.

Cultura brasileira

Cultura Argentina

Idioma

Português

Espanhol

Música

Samba

Tango

Gastronomia

Feijoada

Entre os pratos típicos muito consumidos no país, estão o arroz portenho, o locro, e a picada.

  1. Tendo compilado o exercício 4, tente justificar por que aparecem tantas diferenças.

Com sucesso em nos adaptarmos às diferentes condições, como por exemplo, as mudanças climáticas. As muitas sociedades que surgiram separadas por todo o globo diferiam sensivelmente umas das outras, e muitas dessas diferenças persistem até hoje. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com