TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Comportamento Organizacional

Por:   •  29/5/2016  •  Monografia  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  1.360 Visualizações

Página 1 de 3

MOTIVAÇÃO......................................................................................................... 17

5.1 CONCEITOS        

Motivação trata-se do processo de induzir pessoas ou grupos, com objetivos pessoais distintos, a buscar a mesma meta ou objetivo traçado pela empresa sem esquecer sua meta pessoal.

Melhor dizendo, mesmo um funcionário que tem objetivo pessoal totalmente diferente de um outro, ambos são induzidos a dar o melhor de sí para chegar ao mesmo objetivo traçado pela organização.

Por que eles fazem isso? Pelo o seu salário ao fim do mês, um premio de incentivo, reconhecimento, ser promovido, entre outros.

Motivação também é ter uma equipe unida, que lhe dê prazer em acordar cedo pra trabalhar e realizar suas funções da melhor maneira possível. Não adianta a empresa ter um ótimo produto se o seu sistema não funciona, se gera muitos conflitos  com seus clientes.  O ambiente de trabalho conta muito para a motivação, quanto melhor o ambiente, melhor a motivação da equipe.

 

5.2 OBJETIVOS         

Os objetivos principais da motivação são:

Atingir as metas:

Com a crise instalada no Brasil, está cada vez mais imprescindível atingir metas. Hoje em dia as empresas que não atingem metas está cada vez mais expostas a falência, e a motivação é uma das maneiras mais usadas para “botar fogo” nas equipes de todos os setores.

Criar ambientes de trabalho cada vez mais funcionais:

Um funcionário motivado é um funcionário alegre, assim diminui as chances de criar conflitos. Trabalhando alegre e em um ambiente bom de trabalho as pessoas tendem a fazer melhor o seu trabalho, quando olham pro lado e veem seus colegas desempenhando o melhor de sí tendem a fazer o mesmo.

Foco:

O foco é a grande dificuldade, más quando está motivado a atingir um objetivo ele vem com maior facilidade e a motivação é um grande fator pra isso. Um exemplo: Se um vendedor tem um premio maior pra alcançar X de vendas, seu foco vai ser bem maior do que nos meses anteriores. Na era digital as pessoas estão menos focadas na sua tarefa e cada vez mais em seus aparelhos, seja ele telefone celular, notbook, entre outros. Então se manter focado é um grande objetivo da motivação.

Comunicação e integração:

Uma empresa aberta a sugestões e a diálogos entre os diversos níveis do escalão, de forma simples e aberta, pode trazer diversos benefícios. Várias cabeças pensam melhor que uma, e ideias podem surgir, e a liberdade de se expressar pode levar essa ideia sempre a diante. Uma empresa que tem a cultura de ser mais fechada nesse quesito, pode inibir o funcionário a expressar sua ideia e desmotiva-lo a dar continuidade no que poderia ser uma ótima estratégia.

 

5.3 QUALIDADE DE  VIDA NAS ORGANIZAÇÕES        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com