TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - IMPORTANCIA DE TI EM SUPPLY CHAIN

Por:   •  5/7/2021  •  Monografia  •  3.829 Palavras (16 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 16

MONIQUE SOUZA DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

NA GESTÃO DE UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Projeto de Pesquisa apresentando como avaliação da disciplina Trabalho de conclusão de curso I (TCC I), orientado pelo Prof. Luis Otávio de Marins Ribeiro.

Rio de Janeiro

2010

SUMÁRIO

1 - DEFINIÇÃO DO PROBLEMA ------------------------------------------------------------3

2 - HIPÓTESE ------------------------------------------------------------------------------------3

3 - DELIMITAÇÃO DO TEMA ----------------------------------------------------------------3

4 - OBJETIVOS ----------------------------------------------------------------------------------4

                         4.1 OBJETIVOS GERAIS-------------------------------------------------4

                         4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS----------------------------------------4

5 - JUSTIFICATIVAS ---------------------------------------------------------------------------4

6 - METODOLOGIA -----------------------------------------------------------------------------5

7 - REFERÊNCIAL TEORICO ----------------------------------------------------------------5

8 - REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ------------------------------------------------------13

1-DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:

Antigamente o fluxo de informações em uma empresa era documentado em papel, o que resultava na lenta transferência de informações pouco confiáveis e propensas a erros. Além disso, gerava um custo operacional maior e reduzia a satisfação do cliente.

Hoje em dia o custo da tecnologia da Informação é decrescente associado à sua facilidade de uso, permite que a gerência da Cadeia de Suprimentos tome decisões sobre um amplo escopo que abrange funções e empresas. Diante disso, como a Cadeia de Suprimentos pode se tornar eficiente através da Tecnologia da Informação.

2-HIPÓTESE:

Imaginemos a relevância de um Sistema de Informação bem desenhado, que proporcione a uma empresa a possibilidade de acompanhar todas as etapas da Cadeia de Suprimentos, desde a concepção da matéria prima até a entrega em seu destino final, é algo extremamente importante e necessário na atualidade. A Tecnologia da Informação proporciona as ferramentas para reunir diversas informações e analisá-las, objetivando a tomada de decisões.

3-DELIMITAÇÃO DO TEMA:

        

Este estudo tem como objetivo informar como as  empresas podem trabalhar de forma eficiente e segura quando a Tecnologia da Informação está presente.

A Tecnologia da Informação integrada à gestão da Cadeia de Suprimentos pode reduzir os custos e auxiliar na tomada de decisão da gerência

4-OBJETIVOS:

4.1-OBJETIVOS GERAIS:

        

O objetivo geral da pesquisa é mostrar para as empresas o papel  da  Tecnologia da Informação em uma Cadeia de Suprimentos, pois um sistema de informações bem estruturado proporciona a empresa a possibilidade de acompanhar todas as etapas da Cadeia, além de  interferir no custo operacional e gerar um grande aumento de eficiência, permitindo melhor controle e gerenciamento do fluxo de informações da Cadeia de Suprimentos.

4.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

        Apontar como o fluxo das informações é importante.

Demonstrar que a informação é vital para o gerenciamento eficiente de uma Cadeia de Suprimentos, porém com o avanço da Tecnologia, ela está proporcionando a força motriz para estratégias competitivas.

Demonstrar que a empresa que utiliza e investe na Tecnologia da Informação integrada à gestão da Cadeia de Suprimentos, consegue ganhos, redução de custos, vantagens competitivas e torna-se, na visão do cliente, uma organização que foca em resultados e na qualidade de serviços aos clientes.

5-JUSTIFICATIVA:

        No mundo em que vivemos onde o tempo é uma coisa muito disputada e cara, podemos observar que têm empresas que insistem em perder tempo no que tange a responder o mais rápido possível o seu cliente e em menor custo tanto para o mesmo e para a empresa, isso quer dizer que as organizações têm que está sempre se aperfeiçoando para que concorrentes não o tirem do mercado.         A consciência de que se tornar mais competitivo não é apenas se aperfeiçoar é mais do que isso, é também fazer parcerias com seus fornecedores para que eles não te deixem em situações na qual não tem como reverter, assim, é necessário todo um envolvimento com fornecedor, empresa e cliente, buscando sempre um melhor resultado para ambos, tornando esse estudo de suma importância para a área de logística, por que, poderemos adotar métodos que será de suma importância para as empresa diminuírem seu gastos, para as instituições acadêmicas por que poderão passar o estudo para os alunos e para a sociedade será forte a contribuição, por que as empresas vão acabar com os desperdícios e com isso degradar menos o meio ambiente.

6-METODOLOGIA:

        Esse estudo ser da forma exploratória, sendo pesquisadas em livros da área especifica, no caso logístico, artigos científicos, artigos de jornais e revistas especializadas na área. E a pesquisa será detalhado e desenvolvido no que tange ao tema Just-in-Time.  

7-REFERÊNCIAL TEÓRICO:

         Riscos que as empresas correm quando utilizam estoque, Bowersox ( 2001,p. 225 ),considera:

A manutenção de estoques implica riscos de investimentos e de possibilidade de obsolescência. Em primeiro lugar, o investimento em estoque não pode ser usado alternativamente para obter mercadorias ou outros ativos destinados a melhoria de desempenho da empresa. Outro aspecto de risco que envolve o estoque é a possibilidade de roubos e a obsolescência. Esses fatores e o valor  relativo do estoque determinam o nível de risco que a maioria das empresas está exposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com