TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.402 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação à distância

Polo de Apoio Presencial de Piacatu-SP

Curso:TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

Disciplinas: PROCESSOS GERENCIAIS

PROF° Me. ADEMIR CAVALHEIRO LEITE

MATEMATICA

PROFºMe. PEDRO HIANE

ELIANE PEREIRA DE S. S. FIGUEIREDO RA: 9675487346

TELMA APARECIDA RIBEIRO RA:

LUCIANA DAIANE DA CRUZ MONTEIRO – RA: 8929146155

HELENA MARIA PEREIRA ESTEVES ALVES – RA: 8982244469

VALDECIR DONIZETI DOS SANTOS – RA: 8982244433

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR

EDILSON SIDNEI PAVANELLI

Piacatu/SP

Data: 19/09/2014

SUMARIO:

Introdução        03

        04

        05

        06

        07

        08

        09


INTRODUÇÃO

HIPERMERCADO – HOTERDAN, empresa do setor varejista (alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos). Em médio prazo seu objetivo é tornar-se uma empresa de nível estadual. Contratou-se uma equipe de consultores em gestão administrativa, para saber o motivo dos lucros estarem caindo a quatro trimestres consecutivos, mesmo com as vendas em alta. Concluiu-se ao término da análise que a parte gerencial está voltada para os problemas técnicos, deixando de lado o planejamento, a organização e o controle; onde a indicação e ligações politicas permeiam as promoções dentro do Hipermercado. Necessita também de uma gerência onde se destaca a motivação, a liderança e a comunicação para a reestruturação da empresa como uma rede de hipermercados, condizente com o seu projeto de expansão econômica em todo o estado de São Paulo. 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Os princípios básicos para a organização da Hoterdan- Hipermercados, encontra-se em uma organização funcional e descentralizada colocando-se em evidência a autoridade funcional (que corresponde ao poder de comandar, coordenar e controlar os subordinados que desenvolvam tarefas específicas dentro de uma determinada área funcional); linhas diretas de comunicação (orientar, assessorar e direcionar as atividades setoriais); descentralização das decisões (quando toda equipe opina) e ênfase na especialização (profissionalizações em cada setor, com a colaboração entre os profissionais). Tratando-se de uma empresa de grande porte faz-se necessário uma departamentalização por produtos e serviços, cujo objetivo é promover uma relativa autonomia de operação das unidades empresariais, através do seu agrupamento e diferenciação em termos de saídas ou resultados. Com isso busca-se melhorar a eficiência e a eficácia da empresa, suas características são complementares e permitem que os integrantes da empresa (dos níveis operacionais aos estratégicos) se comprometam de maneira especializada às suas atribuições.

Capacitação e desenvolvimento para Diretores e Gerentes

Para melhorar a eficácia gerencial são necessárias três características básicas: a existência de uma metodologia, a capacidade de tornar a realidade objetiva e inteligível e a possibilidade de permitir um controle prático do mundo real. Fornecer instrumentos operacionais para o administrador é o melhor caminho em sua tarefa de "coordenar os recursos disponíveis para a consecução de um fim previsto”. A tentativa de dar ao conhecimento teórico uma aplicação prática é louvável, porém nunca se sabe se realmente se está no melhor caminho. De qualquer forma, sem ação não se consegue melhorias.

A liderança é fundamental na organização, pois é através dela que as percepções das pessoas podem se modificar com relação ao trabalho, favorecendo assim o alcance de determinados objetivos. A influência é o elemento que está presente na liderança e que promove estas ações. A estratégia é fazer uma transição comportamental, buscando que o líder entenda e passe a valorizar seu papel como gestor. O autoconhecimento e a expansão da perspectiva da liderança é focar em táticas para obter o melhor desempenho da equipe. O líder é estimulado a explorar melhor o potencial da equipe, utilizando o planejamento a comunicação e os desafios como fatores de mobilização. Este treinamento propicia um reforço sobre o papel do líder de indivíduos, sobre as competências necessárias para deixar de atuar essencialmente como técnico e passar a atuar como um gestor de pessoas.

É um treinamento prático e repleto de ferramentas para o desenvolvimento das competências essenciais desta função. Propicia o autoconhecimento para que o líder conheça seu perfil de liderança, fortalezas e pontos de atenção, onde possa construir um plano de ação de seu perfil frente aos desafios de ser um líder de pessoas. Como competências essenciais têm: comunicação e feedback, motivação e reconhecimento, planejamento e foco em resultados, gestão de equipes  e delegação. Para o crescimento continuo da organização é necessário que a empresa tenha a garantia da capacitação profissional de seus lideres em constante especialização. O desenvolvimento da estratégia de liderança e a combinação de várias habilidades são necessários para o administrador. Capacitá-los implica em: prepará-los, integrá-los a um sistema administrativo onde o sucesso encontra-se no trabalho em equipe e com equipe, esta estratégia libera energia e criatividade na organização e alinha metas individuais e organizacionais. Líderes Situacionais, assim como as pessoas que gerenciam, são pessoas mais habilidosas, mais adaptáveis e mais abertas a novos desafios.

Para a construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho, diretores e gerentes deverão ter competências que se definem como um agrupamento de conhecimentos, habilidades e ações. O papel dos administradores é fundamental dentro da empresa, pois suas ações estratégicas visam a adequação ao contexto interno e externo e devem estar alinhadas ao perfil desta empresa.

CAPACITAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O PESSOAL OPERACIONAL.

O nível operacional receberá treinamentos para aumentar a eficácia e também aumentar a qualidade na execução dos serviços. Os funcionários capacitados vieram com outra visão em relação à empresa, as informações recebidas e que foram colocadas em práticas em cada setor de venda deram um show de brilhantismo e beleza, cada produto exposto chamava a atenção do cliente, com isto cada setor passou a ser estimulado a ser melhor a cada dia, havendo até certa concorrência entre estes setores em busca de um sucesso. Esses funcionários receberam através desta motivação o entendimento de que eles são o corpo e a alma da empresa, todos estão trabalhando na mesma direção para um objetivo comum, e que o sucesso da empresa depende da união de todos. As vantagens são para ambos; empresa e trabalhadores: as empresas ganham a conscientização dos funcionários no que diz respeito ao cumprimento das normas da empresa e do conhecimento dos princípios e objetivos da corporação e também a resolução dos problemas diários, diminuem as faltas, desperdícios, conflitos internos, desmotivação pelo trabalho, acomodação e o mau atendimento aos clientes de todos os setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com