TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMA: PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA EMPRESA JK ENGENHARIA E CONSTRUTORA S/A ORGANIZAÇÃO DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL.

Por:   •  23/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

DADOS DA EMPRESA

  1. Nome da Empresa

JK Engenharia e Construtora S/A

  1. Quantidade de Funcionários

Empresa de pequeno porte emprega 100 funcionários

  1. Razão Social ou Área de Atuação

Construção de Edifícios e Casas

  1. Ramo de Negócio

Construção

  1. Atividades Relevantes

A empresa atua desde a elaboração do projeto, até o acabamento da obra.

  1. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Foi elaborada na empresa uma reunião com os executivos onde se identificou algumas irregularidades no departamento administrativo, onde se constatou que o setor de RH precisaria passar por uma reestruturação para continuar tendo bons resultados. Contudo pode-se ver que há um déficit em relação à maneira em que o setor esta se organizando, podendo assim ocorrer várias anomalias dentro da empresa.

Após a reunião os gestores identificaram que se fazem necessárias mudanças do setor de recursos humanos, para que possam ser atingidas as metas estabelecidas em longo prazo. Contudo começou uma pesquisa dentro de outras empresas em que continha o setor de RH para conhecer novas tecnologias de gestão, com o objetivo de se ter melhores resultados na organização.

  1. PLANEJAMENTO TÁTICO

A partir da elaboração do planejamento estratégico, dá se início ao planejamento tático. Onde a empresa faz um balanço das suas finanças, elabora seu objetivo principal e faz consulta ao mercado, para obter informações de lucros. Observando o resultado obtido através de pesquisas realizadas no âmbito da empresa, pode-se concluir que o setor de RH deve ser reestruturado.

Após conhecer as novas tecnologias que estão surgindo no âmbito global, foi realizado foi realizada uma reunião com os profissionais da área de RH, onde se estabeleceu que eles devessem participar de palestras sobre as novas tecnologias de gestão, com o objetivo de se ter uma melhoria nesse setor.

Políticas

Aprimorar-se continuamente, atuando na cadeia de valor de forma ética e sustentável e com segurança, oferecendo serviços com alto valor agregado no foco do cliente, gerando os melhores resultados para acionistas, colaboradores e sociedade.

Objetivos:

  • Progredir sempre através do desenvolvimento de processos e profissionais;
  • Prevenir a poluição, de modo a minimizar o impacto ao meio ambiente
  • Identificar os perigos, avaliar os riscos e estabelecer controles para monitorá-los, e;
  • Atender aos requisitos legais aplicáveis.
  1. PLANEJAMENTO OPERACIONAL

Neste planejamento dá-se início a implantação de tudo que se programou nos planos anteriores, será a ultima etapa para se reestruturação do setor de RH tendo custos de 200 mil reais, mas em longo prazo os lucros serão maiores do que se os gestores não tivessem investido neste projeto.

5.1. Procedimentos

Neste será relatado como se dará inicio ao planejamento, onde será mostrado em fluxogramas onde o mesmo contém as rotinas dos funcionários. Os fluxogramas podem se de vários tipos, exemplo; fluxograma vertical, fluxograma horizontal e fluxograma de blocos.

[pic 1]

Figura 1. Fluxograma horizontal de uma rotina de compra e recebimento de material. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007, p. 181.

5.2 Orçamentos

Serão mostrados os orçamentos do planejamento operacional:

[pic 2]

Figura 2. Fluxograma de blocos. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2007, p. 182.

5.3 Programas ou programações

Nesta etapa será feito as programações de como serão executadas as atividades:

  • Treinamento de RH;
  • Treinamento de segurança no trabalho;
  • Treinamento de equipe;
  • Treinamento de líderes.

5.4 Regras e Regulamentos

Como cada funcionário deverá se comportar:

  • Uso obrigatório do uniforme;
  • Observar e ter cuidado no manuseio de máquinas e equipamentos;
  • Respeito a todos no ambiente de trabalho;
  • Entrada com 15min de tolerância;
  • Temos 30min disponível para marcação do ponto;
  • Uso obrigatório de EPI’s;
  • Proibido o uso de cigarro nas dependências da empresa;
  • Ter ética no trabalho tanto com os líderes como com os colegas de trabalho.
  1. PLANO DE CARREIRA

Ao delinear um plano de carreiras, pelo menos duas estruturas são possíveis. Uma através de cargos compondo trajetórias de carreiras e outra através de cargos amplos que irão se constituir em segmentos de carreira. Pelos de segmentos de carreira, o foco principal é o desenvolvimento de pessoas, uma vez que os cargos são descritos por competência.

[pic 3]

Figura 3. Formas e tipos de carreiras. Fonte: Pontes, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários: carreiras e remuneração. São Paulo: LTr, 2011. p. 347.

[pic 4]

Figura 4. Exemplo de carreira através de cargos. Fonte: Pontes, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários: carreiras e remuneração. São Paulo: LTr, 2011. p. 349.

  1. PLANO DE TREINAMENTO

Treinamento consiste em um processo educacional que é aplicado de maneira sistemática e organizada e pelo qual as pessoas adquirem conhecimentos, atitudes, e habilidades em função de objetivos definidos.

O conteúdo do treinamento pode envolver quatro tipos de mudanças de comportamento, a saber:

1) Transmissão de informações;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (533.7 Kb)   docx (255.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com