TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS ADMINISTRATIVAS E APLICAÇÕES NA PRÁTICA

Por:   •  9/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

IGOR LEONARDO SOUZA ARAÚJO

        

TEORIAS ADMINISTRATIVAS E APLICAÇÕES NA PRÁTICA


[pic 3]

IGOR LEONARDO SOUZA ARAÚJO

TEORIAS ADMINISTRATIVAS E APLICAÇÕES NA PRÁTICA

Trabalho interdisciplinar do curso de administração apresentado à Universidade Norte do Paraná – Unopar.

Orientadores: Professores Márcio Ronald Sella, Gracie Botelho, Karen H Manganotti, Suzi Bueno de Almeida, Antonio Lemes Guerra Junior, Wilson Sanches, Maria Eliza Pacheco, Edson Elias de Morais e Ana Céli Pavão.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        APRESENTAÇÃO        

2.        ANÁLISE DA EMPRESA        

2.1        FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL        

2.1.1        Teoria Científica        

2.1.2 Teoria Clássica        

2.1.2.1 Planejamento        

2.1.2.2 Organização        

2.1.2.3 Direção        

2.1.2.4 Controle        

2.2 COMUNICAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO        

2.3 TENDÊNCIA EMPRESARIAL NO MEIO SOCIAL        

2.4 ESTRUTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



INTRODUÇÃO

Para que este trabalho se efetivasse, foi desenvolvida uma entrevista com um dos gerentes da organização escolhida, o senhor Rosemar Vieira da Silva, este prontamente respondeu à entrevista de acordo com a experiência vivida diariamente na empresa. Para o senhor Rosemar, foram propostas perguntas baseadas nas teorias até aqui estudadas, foram feitos questionamentos sobre dois fundamentos básicos da administração, a teoria clássica (ORT) e a científica (PODC), sobre como funciona a comunicação na organização, sobre como a empresa busca inovar seus produtos buscando atender o seu cliente e por fim foi questionado sobre as aplicações da psicologia no ambiente de trabalho.

 O trabalho tem por objetivo ajudar o acadêmico a entender melhor como a teoria é aplicada na prática. O que deve ser alcançado na conclusão deste é o entendimento de como funciona uma organização na prática e de que forma a teoria sendo aplicada de forma correta pode trazer benefícios à instituição e ao próprio administrador.

  1. APRESENTAÇÃO

O nome da empresa foi herdado de uma antiga casa de farinha da família do fundador, esta chamava Produtos Alimentícios K-Lu. Em 04 de outubro de 1990 o senhor Gilzomar Remijo Machado fundou a loja de Materiais de Construção K-lu, trabalhou neste seguimento por alguns anos, mas haja vista a necessidade na época de um atendimento especial em relação à parte de acabamentos em residências e comércios resolveu inovar, trazendo para a cidade um conceito de trabalhos em mármores, granitos e pedras ornamentais permanecendo até os dias atuais, logo a alteração em seu nome fantasia para Marmoraria K-Lu. Hoje gerida pelo filho do senhor Gilzomar, o senhor Gill Areas Machado, que conta atualmente com 84 funcionários distribuídos em duas lojas e ainda é uma empresa de pequeno porte.

  1. ANÁLISE DA EMPRESA
  1. FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
  1. Teoria Científica

Na teoria científica, tomando por base a organização racional do trabalho (ORT) desenvolvida por Taylor, podemos fazer alguns adendos existentes na empresa, por exemplo: existem laudos ergonômicos para o estudo da análise do trabalho e estudo do tempo e movimentos, há o estudo da fadiga dos seus funcionários, em todos os setores desde o administrativo até o motorista, há a divisão e especialização do trabalho, cada colaborador trabalha na área que melhor se encaixa, são oferecidos aos funcionários comissões por produção e cestas básicas para incentivá-los no trabalho, são oferecidas boas condições de trabalho, as áreas administrativas possuem salas devidamente climatizadas, assentos adequados e na área operacional o local é bem arejado e umidificado e com maquinário específico, para a supervisão existe o diretor, que é o proprietário da empresa, o gerente comercial, o gerente da produção, o gerente de maquinário e o gerente de almoxarifado.

Segundo Oliveira (2008), Taylor partia do princípio que a administração deveria ter como foco a divisão do trabalho, a especialização dos funcionários e presença de supervisores para o acompanhamento. Taylor também propunha a padronização de ferramentas e instrumentos de trabalhos e associando o homem à premiação por tarefas executadas. Taylor ainda tinha uma preocupação básica que era evitar os desperdícios que consequentemente promoveria a prosperidade de patrões e empregados. Na entrevista realizada, consegui identificar que várias das propostas de Taylor estão sendo aplicadas nesta organização.

A ORT se deu ao fato de que Taylor notou que os funcionários aprendiam suas atividades através de observação com os companheiros vizinhos (CHIAVENATO, 2003).

2.1.2 Teoria Clássica

        Na forma de administração clássica idealizada por Henry Fayol, que pensou na administração voltada para a estrutura da organização, trabalhamos com os quatro principais itens: planejamento, organização, direção e controle.

Segundo Silva (2008), a teoria clássica da administração foi concebida para se projetar em organizar coisas. Traz fortes indícios de que é preciso obter vantagem da especialização e outros benefícios da burocracia formal de uma organização.

2.1.2.1 Planejamento

Neste ato o diretor da empresa fica encarregado de realizar reuniões onde são definidas metas para o próximo mês, cada setor tem a sua a cumprir. Na reunião são discutidos o volume de vendas e satisfação dos clientes através de planilhas e gráficos sempre comparando com o mês anterior, enumerando pontos positivos e negativos definindo assim o que deve ser feito para melhorar.

2.1.2.2 Organização

O organograma da empresa é constituído por alguns setores, são eles: administrativo, comercial, almoxarifado e produção, cada um com um gerente específico para dar o máximo de suporte da venda à entrega do produto ao cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com