TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ADM 2 SEMESTRE

Por:   •  13/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        Desenvolvimento        4

2.1        desafio um: microeconomia e macroeconomia        4

2.2        DESAFIO DOIS: METODOS QUANTITATIVO        6

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICES...............................................................................................................11

Apêndice A: Roteiro de entrevista para coleta de informações..................................11



  1. INTRODUÇÃO

        O texto descrito a seguir, tem como objetivo abordar os conhecimentos adquiridos durante o decorrer do segundo semestre do curso de administração. Nele, iremos abordar questões acerca do setor supermercadista.

        A desenvolver do trabalho, vamos abordar temáticas como:

        O perfil econômico da empresa escolhida: o tipo de produtos que são comercializados, o perfil da clientela, o comportamento do consumidor diante algumas situações como aumento do preço ou escassez de determinados produtos. Analisaremos também a respeito da postura do mercado diante o controle dos preços, como percebem a necessidade de aumenta-lo. A forma como a inflação age sobre suas transações, e, como reagem a concorrência local.

        Abordaremos também um determinado problema exposto pelo entrevistado. Através de levantamento de dados e amostra analisaremos a real situação que este se encontra.

        Da mesma forma, será observado ao decorrer do trabalho a forma como o colaborador se vê dentro da organização. O que os atrai nessa modalidade de trabalho, quais suas vantagens e desvantagens.

        E, sob entrevista sigilosa os colaboradores serão questionados sobre seus interesses e expectativas dentro do setor supermercadista, abordando também a singularidades do colaboradores de uma empresa de administração familiar.

        


  1. Desenvolvimento

  1. desafio um: microeconomia e macroeconomia

Após detalhada pesquisa pude identificar alguns pontos como:

O mercado SPINASSI atua no comércio varejista de produtos alimentícios, produtos de limpeza e higiene pessoal.

No que se refere ao perfil dos clientes, observa-se que as lojas são frequentadas por idosos e donas de casa, na sua grande maioria por mulheres.

Das pessoas entrevistadas nota-se que as pessoas graduadas representam somente 10% da clientela, o restante, 60% com ensino médio completo e 30% com ensino fundamental completo.

Durante a entrevista identificou-se que 50% das pessoas abordadas são casadas, 40% solteiras e, os 10% restantes, são viúvos. Dos 50% que representam o número de clientes casados, apenas 70% já tiveram filhos.

Durante a pesquisa, os clientes foram questionados a respeito da quantidade de vezes que vão ao mercado. E, reportaram a necessidade de pelo menos duas idas mensais. Onde, na primeira compra gastam cerca de 400 reais. E, na segunda compra, geralmente na segunda quinzena do mês, o gasto é menor, cerca de 100 reais. Nessa segunda compra os clientes informam que normalmente compram apenas carnes, frutas e legumes.

O mercado oferece algumas formas de pagamento como, à vista, cartão de crédito, vale alimentação e também é utilizado a “caderneta” para clientes mais antigos.

Observando também, a respeito do comportamento do consumidor, nota-se algumas preferencias ao realizar suas compras, como por exemplo os produtos ypê e os produtos sadia. Percebe-se que normalmente os clientes possuem preferencias por marcas famosas, com grandes propagandas na mídia

Essa preferência somente é questionada quando o preço está muito elevado. Quando há grande elevação nos preços os clientes optam por uma marca similar, o famoso “mais em conta”’.

Porém, quando os preços não estão tão elevados os clientes optam por outra marca somente quando a de preferência está em falta. Mas, nessas ocasiões o cliente não deixa de expressar seu descontentamento para a gerencia.

Conversando com a equipe de compras do mercado SPINASSI, informaram que há minuciosa revisão dos preços repassados ao consumidor. Os responsáveis pela precificação dos produtos costumam efetuar pesquisas, tanto para compra dos produtos, quanto para equilibrar o preço com a concorrência.

Quando há necessidade de aumentar os preços, a equipe de compras faz uma pesquisa de campo e verifica os preços dos mercados locais, bem como vendinhas e quitandas próximas. Eles afirmam que é importante manter os preços equilibrados, pois, podem perder estoque se subirem os preços sem acompanhar a concorrência.

Questionado a respeito da inflação e se ela interfere no preço repassado ao consumidor, a resposta foi afirmativa, interfere e muito. Pois, se o preço sobe com seus fornecedores esse gasto a mais deve ser repassado ao consumidor, do contrário não haverá um lucro satisfatório. Informaram também, que quando o salário dos colaboradores precisa ser reajustado, esse reajuste é repassado de alguma forma para o consumidor também. E como afirmado anteriormente, o mercado precisa acompanhar os preços da concorrência. Desta forma, quando há elevação nos preços dos mercados da região, há a necessidade de subir os preços para que o equilíbrio permaneça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com