TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GRUPO

Por:   •  19/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

No artigo científico de Francisco Luiz Corsi: ele se refere ao problema da economia e dos meios de produção, na preservação da natureza, com os conceitos neoliberais na superação da miséria. O problema central do contexto é sobre os países de periferia no desenvolvimento de sua economia na indústria e no controle social.

Na Manchete do jornal sobre a resposta da Presidente Dilma, o contexto se dá a partir da resposta adotadas pela presidente sobre o conjunto de medidas econômicas para controlar a inflação em 2012. E a retomada de investimentos nas indústrias para manter o mercado aquecido em 2013.    

A Charge 1, se trata da exclusão social e econômica e a falta de investimentos em desenvolvimento social, aumentando as desigualdades entre as classes menos favorecidas.  

A Charge 2, se reflete a falta de acesso à tecnologia digital, devido a exclusão tecnológica tanto digital como educacional. Por não terem acesso, e não terem poder aquisitivo para possuir meios que propiciem a inclusão.

  1. Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as         charges? Justifique sua resposta.

Sim, no primeiro artigo é colocado em questão o desenvolvimento econômico e as consequências  

O primeiro artigo cientifico de Francisco Luiz Corsi nos mostra o surgimento dos conceitos econômicos como vemos hoje, a evolução do capitalismo, o domínio de países centrais a exploração dos países de periferia, como é o caso do Brasil que tenta se industrializar e ser competitivo a qualquer preço e para isso tem que submeter-se a regras de países centrais.

Podemos observar na manchete que a presidente Dilma Rousseff, apesar de tentar de tentar proteger a economia nacional, mantem seu foco na produção de bens de consumo duráveis. A presidente cumpre bem o papel de aliada da globalização, estimula consumo, investe em industrias, baixa juros com intuito de aquecer o comercio, contribui com a desigualdade social quando não investe na assistência e inclusão dos mais pobres.

Charge 1: Os mais pobres, que não tem condições de consumo, são esquecidos neste contexto pelo poder público, os investimentos feitos neste setor são insignificantes diante de tantas necessidades.

Charge 2: é crescente um novo grupo de marginalizados, os sem acesso as novas tecnologias, que veem o seu padrão de vida cair sem conseguir inserir-se no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com