TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIDUAL UNOPAR 2º SEMESTRE

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.345 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é apresentar de forma clara e objetiva as características da comunicação e sua importância buscando com isso proporcionar a nós estudantes de Administração da UNOPAR uma formação acadêmica mais abrangente. Foram observados durante esta produção aspectos teóricos que direcionam ações no cotidiano corporativo.

DESENVOLVIMENTO

Diferentes interesses demandam meios de comunicações individualizados para suprir as necessidades de cada setor de uma organização é primordial nos dias de hoje para o bom alinhamento das informações dentro das diretrizes de uma organização.

Pensando nisso temos alguns exemplos de fluxogramas da informação a ser disponibilizada para o meio fora da cúpula da diretoria de uma organização.

Vemos que na BRASKEM há um roteiro a ser seguido pela equipe de comunicação e outros departamentos da empresa, como a de relações de investidores. Uma estratégia da empresa é de divulgação do balanço trimestral, a diretoria de comunicação, o presidente da companhia, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem e alinham sobre o que deve ser passado nas mensagens, discutem o que deve ser destacado para os analistas de mercado, para a imprensa e enumeram vulnerabilidades e táticas de respostas para respondê-las. Para ter uma comunicação mais precisa, são feitas as reuniões antes do anúncio dos resultados.

A primeira atitude é de publicar o Relatório de Administração, em que está o balanço anual e as estratégias de curto e médio prazo. Posteriormente a equipe de relações de investidores trabalha nos pontos a serem destacados, e o departamento de comunicação faz as colocações necessárias. A mensagem do presidente é elaborada pela diretoria de comunicação, que se reúne com o principal executivo da companhia e discute o conteúdo do texto.

“Assim conseguimos alinham o que ser dito para que falem a mesma linguagem”.

Podemos destacar também os boletins gerados para os colaboradores bimestralmente. A companhia publica dois boletins: “O Geração Braskem”, que nada mais é que uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios, e o “Família Braskem”, com assuntos mais familiares.

As duas publicações concentram-se em um colaborador da área de comunicação, este expõe os temas importantes de cada uma das áreas da empresa para a equipe de comunicação que são avaliados e, se aprovados, eles viram textos que, antes de chegar à gráfica, passam por outro crivo, o do diretor de comunicação.

Nascida com o DNA de uma empresa que busca criar valor a partir da eficiência, da sustentabilidade e da inovação, a Braskem tem como meta perseguir uma agenda positiva de comunicação em todas as suas frentes. A estratégia da petroquímica é estimular a discussão, provocando o surgimento do tema em datas comemorativas como o Dia da Água (22 de março) e o Dia do Meio Ambiente (5 de junho).

Outro exemplo de empresa é a CPFL, que em cada um desses relatos, a área de comunicação atua próxima. A conta de luz é um dos pontos mais fortes de contato com os clientes, já que faz com que a equipe de comunicação tenha de criar mensagens diretas e simples de serem entendidas com dicas sobre segurança. Buscam ensinar como evitar acidentes ou alguma outra recomendação usando dicas na conta de luz. Outra atitude e a atenção dedicada à imprensa. Sabendo da força dos meios de comunicações regionais em ser formador de opinião, busca atender às publicações e rádios regionais, foi criada uma estrutura em que gerentes de operações têm autonomia para se relacionar os meios de comunicação locais.

Clareza na comunicação é essencial para qualquer organização. Pesquisas demonstram que as falhas de comunicação são as principais fontes mencionadas como motivo para conflitos interpessoais. Desenvolvendo algumas competências assim como auto- estima conseguiremos bons relacionamentos entre pessoas, lembre-se de que considerar que você um ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com