TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO UNOPAR - 3º SEMESTRE

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PESQUISA DE MERCADO 4

2.1 Tipo de pesquisa de mercado - identificação 4

2.2 Posicionamento da marca 6

2.3 Abordagem quantitativa e qualitativa 6

2.4 Fontes e métodos de levantamento de dados 7

3 NEGOCIAÇÃO. 9

3.1 Situações de negociação 9

3.2 Os negociadores e como se prepararam 9

3.3 Conflitos futuros 9

3.4 Resolução dos conflitos 10

4 MARKETING 11

4.1 Percepção sobre o trabalho 11

4.2 Possíveis ameaças ao negócio 12

4.3 Características do público-alvo 12

4.4 Diferenciais 12

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

6 REFERÊNCIAS 14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar o que foi percebido durante análise realizada para a abertura de uma franquia da Home Depil, no que diz respeito à pesquisa de mercado, negociação, marketing e metodologia científica.

A ser instalada na cidade de São Carlos-SP, oferece serviços de fotodepilação em domicilio e faz parte do grupo Zaiom.

A Home Depil é uma franquia barata de estética relativamente nova no mercado brasileiro, já que iniciou suas operações há 5 anos. Atualmente a empresa ocupa o 8º lugar no ranking mundial de depilação, no segmento de beleza e estética que movimenta mais de US$ 4 bilhões ao ano.

O investimento para se abrir essa franquia é a partir de 20 mil reais, mais a taxa de franquia de 15 mil reais, tendo como média de retorno do investimento o prazo de 6 a 18 meses.

Ao final do trabalho, será exposto as principais informações e análise de causa sobre a abertura desta franquia na cidade de São Carlos / SP.

2 PESQUISA DE MERCADO

2.1 TIPO DE PESQUISA DE MERCADO – IDENTIFICAÇÃO

Uma máxima é difundida em nosso trabalho – entender e atender o consumidor. Pois bem, este “entendimento” pode partir da experiência, da observação sobre as ações do consumidor no ponto de venda, da conversa com o consumidor, entre outros. Ou seja, nosso dia-a-dia permite naturalmente momentos de contato com o consumidor, os quais podem nos oferecer condições de melhor atendê-lo. É importante lembrar que se nós não nos preocuparmos em entender o nosso consumidor, possivelmente o nosso concorrente irá fazê-lo.

Ou seja, a conversa e a observação informal, ou mesmo a experiência do negócio, deve ser sistematizada a fim de proporcionar informações para a resolução de problemas. Isto significa que a condução de uma pesquisa de mercado deve ser uma ação intencional e objetiva (focada). É importante foco no problema a ser resolvido. Uma única pesquisa, infelizmente, muitas vezes não consegue resolver todos os problemas relacionados ao marketing (de uma única vez), dentro de uma organização.

Falamos de problema, mas o que é isto em nosso dia-a-dia? Será que temos problemas a serem resolvidos?

A pesquisa de mercado é dedicada a responder problemas relacionados ao marketing. Sendo assim, quando as vendas não estão mostrando os números esperados, quando os consumidores compram uma vez e não voltam mais, entre outras situações, costumamos perguntar: Será que o preço está adequado? Será que o concorrente oferece mais benefícios do que eu? Qual é a imagem do meu produto no mercado? Será que o meu cliente está satisfeito? Entre outras tantas perguntas. Neste momento é possível perceber que temos vários problemas.

O começo da condução de uma pesquisa é, portanto, reconhecer elementos essenciais ao negócio e que permanecem ainda com interrogações.

A empresa precisa ter uma leitura mais precisa do mercado em que ela está inserida. Logo, podem ser conduzidas pesquisas que antecipem a entrada do produto no mercado e, por consequencia, antecipe o conhecimento e as decisões a serem tomadas frente ao mercado. Por exemplo, uma pesquisa de Previsão pode ser útil para prever a quantidade de produtos a serem solicitados para a manufatura. Este fato pode ajudar a administrar os estoques e evitar que produtos faltem ou sobrem de forma demasiada.

Outro exemplo pode ser compreendido com a pesquisa de potencial de mercado. Neste caso, a empresa é capaz de reconhecer a capacidade de crescimento ou retração e melhor orientar suas metas futuras. Já pesquisas de solução de problemas estão dedicadas a problemas específicos como a determinação do público-alvo de um produto em especial, a precificação de uma linha de produtos, entre outros.

Esta separação é utilizada em nível conceitual. Na prática, é comum que a forma de condução de pesquisa seja mista. É possível, por exemplo, conhecer o mercado para a entrada de um produto (identificação), e determinar o público-alvo do produto (solução).

A pesquisa de mercado pode ser utilizada para:

• Determinar a base de segmentação dos clientes;

• Reconhecer o potencial e a sensibilidade do mercado;

• Identificar perfis de consumidor;

• Testar conceito de produto e inovação;

• Determinar o design ótimo do produto;

• Posicionamento ou Reposicionamento de marca;

• Determinar política de preços;

• Reconhecer a elasticidade demanda/preço;

• Identificar o composto promocional ótimo;

• Teste criativos de propaganda;

• Escolher o tipo de canal/ mídia;

• Entre outros.

Como pode ser observado, a pesquisa de mercado tem uma atuação ampla no cenário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com