TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO DE LIDERES EM UMA EMPRESA

Por:   •  3/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL RIO-GRANDENSE – CAMPUS VISCONDE DA GRAÇA

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

E-Tec BRASIL

METOLOGIA E ORIENTAÇÃO DE PROJETOS

PROJETO DE PESQUISA

Ana Paula dos Santos Leite e Patrícia dos Santos Quintana

TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO DE LÍDERES EM UMA EMPRESA

Bagé

 2015

Ana Paula dos Santos Leite e Patrícia dos Santos Quintana

TREINAMENTO E QUALIFICAÇÃO DE LÍDERES EM UMA EMPRESA

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Metodologia e Orientação de Projetos do Curso Técnico em Administração – IFSul, Campus Pelotas – Visconde da Graça – E-Tec Brasil.

Orientador (a): Profª. Daiana Lopes Dias

Bagé

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................3

  1. TEMA................................................................................6
  2. PROBLEMA DE PESQUISA.............................................6
  3. HIPÓTESE........................................................................6
  4. OBJETIVOS......................................................................7

4.1.Objetivo Geral.............................................................7

4.2. Objetivos Específicos.................................................7

  1. JUSTIFICATIVA................................................................8
  2. MARCO TEÓRICO...........................................................8
  3. METODOLOGIA..............................................................10
  4. CRONOGRAMA..............................................................11
  5. REFERÊNCIAS...............................................................11

ANEXOS (Opcional)

I


INTRODUÇÃO

Em tempos, em que o mercado de trabalho exige competitividade, diversidade, qualidade, produtividade e tantos outros quesitos, que levam as empresas a investirem na gestão de pessoas, focando seus interesses na Inter pessoalidade e desenvolvimento organizacional, pensamos categoricamente na formação, treinamento e qualificação adequados para um líder empresarial. Não obstante, vimos operadores reclamando de uma relação onde o líder deixa a desejar, não compreendendo ao menos o modo de distribuição das tarefas de sua equipe de trabalho, tão pouco conhece o próprio andamento e funcionamento das manobras de serviços, pendências, e até mesmo o campo das atividades.

A falta de comunicação entre as partes, líder e subordinado, pode ocorrer, e como resultado, um rendimento deficitário para a empresa. Em função de uma equipe de líderes mal formada, a empresa deve notar o quão importante seria se houvesse treinamento adequado, pois no treinamento a diferença de chefe para líder torna-se clara e objetiva, e a postura a ser assumida diante daqueles que esperam o mínimo de liderança, portanto, para começarmos a entender como proceder diante da distribuição de tarefas, detectar um problema, resolver pendências entre outras, devemos saber como se denomina cada um.

A liderança do ponto de vista da teoria clássica não foi além de pensar em liderança com superficialidade, destacando uma importância a autoridade formal. Foi na teoria das relações humanas que a liderança foi constatada como forte influência sobre as pessoas sobre seu comportamento O teórico Idalberto Chiavenato traz em sua obra Teoria Geral da Administração (2003) o conceito de liderança, a saber:

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, seja nas empresas, seja em cada um de seus departamentos. Ela é essencial em todas as funções da Administração: o administrador precisa conhecer a natureza a natureza humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Para os humanistas, a liderança pode ser visualizada sob diversos ângulos... (Chiavenato, Idalberto, p.122)

Podemos destacar aqui os diversos ângulos da liderança tais como:

  1. Liderança como fenômeno de influência interpessoal;
  2. Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo;
  3. Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados;
  4. Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação.

Não vamos nos deter aqui a explicar cada uma das funções devido ao que realmente é pertinente ao nosso tema, que é a importância do treinamento e qualificação dos líderes. Um artigo publicado na Revista Técnica do Setor Gráfico Brasileiro, aponta que o treinamento mais procurado pelas empresas é o de liderança atingindo 81%, superando comunicação e feedback com 58%.

Arriscamos-nos a dizer que um líder, é conhecedor nato da alma humana e suas peculiaridades, é sensível a suas necessidades e possui flexibilidade no trato com seus colegas de serviço, fazendo ele parte de uma função ou não. O líder é facilmente reconhecido, pois é ágil, comunicativo, possui facilidade em resolver problemas, entre tantas outras características. Nessa pesquisa, vamos mostrar a importância e a necessidade da implantação de treinamento e qualificação de um líder, devido a diferença nos lucros e resultados da empresa, o melhoramento do clima entre os funcionários e o aumento da produção diária, destacando a diferença entre pessoal treinado e pessoal não treinado.

1. TEMA

Resultados relevantes para o rendimento operacional, visando crescimento e lucros para a empresa, através do treinamento e qualificação de líderes.

2. PROBLEMADEPESQUISA

Identificar as características predominantes de um líder no ambiente de trabalho comparando profissionais treinados e não treinados.

3. HIPÓTESE

Considerando que uma equipe possui o mesmo chefe e, por conseguinte as mesmas instruções para a realização das tarefas diárias observam-se uma desproporção em relação ao rendimento individual devido muitas vezes ao clima operacional, em função de uma comunicação falha da parte da liderança, pois o que se espera da atuação de um líder é um resultado, onde os empregados trabalhem satisfeitos e o clima entre eles seja harmonioso e com isso, o desenvolvimento individual e organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (140 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com