TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de lider

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

O bem estar do funcionário dentro de uma empresa depende de vários fatores, entre eles, o modo de liderança

  • Liderança autocrática

modo de liderança transacional, o líder desbrava grande poder sobre seus subordinados, os mesmos não tem varias oportunidades de expressar suas opiniões, ainda que estas seja de grande interesse e beneficio mutuo.

A maioria dos subordinados não se agradam a ser tratados deste modo. Logo esse modo de liderar leva a causar muita insatisfação, os resultados do grupo não possui a participação ativa e experiência dos membros.

Em alguns trabalhos rotineiros e sem necessidade de possuir qualificações, esse modo pode ser eficiente.

  • Liderança integradora

Supõe-se que toda pessoa, independente de sua hierarquia no organograma organizacional, pode contribuir para a obtenção das metas.

Utiliza-se do feedback, utiliza a intuição complementando a logica para compatibilizar as metas com os participantes envolvidos no quadro de referencia ética.

  • Liderança carismática

É parecido com a liderança transformacional, onde é injetado entusiasmo do líder na equipe sendo participativo na motivação de seus subordinados.

O líder carismático tem a tendência em acreditar em seu potencial do que no grupo, criando um risco de queda no projeto, ou até no ambiente organizacional, o sucesso é diretamente relacionado à presença do líder receptivo isso gera uma grande responsabilidade, cobrando um grande compromisso de quem esta na liderança.

  • Liderança Laissez-faire

Expressão de língua francesa que tem como significado "deixar andar" descreve um líder que permite aos colegas que prossiga com seus afazeres. É eficaz quando o líder possui o controle do que é recebido e passa a informação completa ao grupo.

Essa liderança é ativa em grupos onde os membros possui vasta experiência e pro atividade. Porém a casos onde resultam em situações que os gestores não atuam com o devido controle.

  • Liderança voltada para pessoas ou liderança orientada á relações

O líder é totalmente voltado para a organização, dando apoio para o desenvolvimento de seus subordinados.

Com espirito participativo, tendo como consequência um ótimo trabalho em grupo  gerando motivação e criatividade. Entretanto, se utilizada com extremismo, pode causar o fracasso nos projetos do grupo.

No lado pratico, uma grande fração dos líderes utiliza modelos orientados as tarefas, do que a estilos orientados a pessoas.

  • Liderança coercitiva

Nas organizações que utilizam esse método, o colaborador é visto como uma simples peça de engrenagem, sem voz ativa, ocasionando em baixa produtividade.

  • Liderança orientadora

Incentiva a cooperação, dando aos subordinados liberdade de integração, oque deixa claro, os objetivos e conduta da organização. Agregando esforços e reduzindo a competitividade.

  • Liderança controladora

Limita as pessoas a seguir determinadas ordens de um líder, cumprindo metodicamente as tarefas que a eles são definidas. Gerando desconforto e improdutividade.

  • Liderança situacional

Baseia-se no principio de que cada colaborador tem seu próprio método de desenvolvimento e aprendizagem profissional.  Se não verificado esse fator, acarretara em negatividade, desentendimentos e desmotivação entre lideres e subordinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (456.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com