TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de recrutamento e técnicas de recrutamento

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................... a 7

 2.1 Descrições de cargos

 2.2 Tipos de recrutamento e técnicas de recrutamento

 2.3 Técnicas de seleção

 2.4 Contratos de trabalho

 2.5 Processos de integração e Ações de responsabilidade social e ambiental

 2.6 Avaliações de desempenho

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................9



INTRODUÇÃO

NOME DA EMPRESA: ENCRENQUINHAS PET SHOP LTDA EPP

RAMO DE ATUAÇÃO: BANHO, TOZA, CONSULTAS, MEDICAMENTOS E ACESSÓRIOS                                                                                                                                                       NÉMERO DE FUNCIONÁRIOS: 06 FUNCIONÁRIOS                                                                                                                               ÁREAS DOS FUNCIONAIS: CAIXA

                                               VENDEDORES

                                               BANHISTAS

                                               VETERINÁRIO                                                                                                                                                    CARGO ESCOLHIDO: GERENTE COMERCIAL


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Está sob as responsabilidades de um Gerente Comercial realizar treinamentos para nivelar seus funcionários com as normas de atender o cliente na empresa, coordenar os funcionários, gerenciar as atividades de vendas relativas a estratégias e diretrizes para comercialização dos produtos da empresa, desenvolver estudos sobre potencial de vendas por região, visando à ampliação do volume de negócios, atuar na correção e implantação de procedimentos, garantir o planejamento de como os clientes devem ser atendidos e também a coordenação dos funcionários responsáveis por esse atendimento visando corrigir comportamentos dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, além de posicionar melhorias para o setor.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Gerente Comercial além da graduação e cursos de qualificação profissional em Administração ou Gerência Comercial, em que são abordados temas como Relação com o Cliente, Gerenciamento de Processos e Gestão de Pessoas, é essencial que possua espírito de liderança para coordenar as equipes, deve ser comunicativo e ter boa habilidade de negociação e persuasão para lidar com os clientes, além de demonstrar visão estratégica e sistêmica.

                            A técnica escolhida para o recrutamento foi o Recrutamento Externo: o mesmo é realizado quando se pretende preencher o cargo vago com candidatos externos a organização, sendo estes atraídos pelas técnicas de recrutamento. Trata-se portando de uma procura de candidatos no mercado de trabalho. A procura no mercado requer a definição da estratégia a seguir, estando esta dependente de duas variáveis, que função se pretende preencherem e que vantagens desvantagens podem trazer para a empresa a sua identificação como empregadora.

O Recrutamento externo apresenta vantagens como:

*Ingresso de "sangue novo" na organização, trazendo novas formas de pensar que permitem alargar as competências existentes.

*Os custos são menores do que com a formação dos colaboradores.

*A imagem da empresa como empregadora é reforçada.

E também apresenta as seguintes desvantagens:

*É mais dispendioso em tempo e em custos comparativamente ao recrutamento interno.

*O nível de segurança é inferior ao do recrutamento interno, pois não se conhecem os futuros colaboradores e existe risco de um recrutamento inadequado.

*Pode originar desmotivação entre os colaboradores da organização.

                          Com o objetivo de determinar o perfil do candidato, as técnicas de seleção escolhida visa o bom desempenho do colaborador no cargo. Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato. As técnicas de seleção escolhidas foram entrevista de Seleção e prova de conhecimento. A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, fato justificável por esta ser aplicável a qualquer função, e mais conhecida universalmente.

                        A entrevista é um procedimento predito do rendimento do candidato na função tendo por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado, respectivamente, tratando-se assim de um processo de comunicação entre duas (ou mais) pessoas. As provas de conhecimentos ou de capacidade são instrumentos que permitem medir o "grau de conhecimentos profissionais e técnicos exigidos pelo cargo" assim como o "grau de capacidade ou habilidade para certas tarefas".

                         O tipo de contrato de trabalho escolhido para a admissão dos funcionários foi o contrato com vinculo empregatício por tempo indeterminado, onde prevê o dia que o funcionário começa a trabalhar, mas não estabelece o prazo ou qualquer condição que determinará o término de sua vigência. Em caso de demissão o funcionário tem direito a receber pelo tempo trabalhado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com