TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estrategico sobre a Walmart

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO

CURSOS DE GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO EMPRESARIAL

DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA

ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA (WALMART)

Por

Maria José

Rio de Janeiro

(2º semestre/2015)


CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

PÓS-GRADUAÇÃO

CURSOS DE GESTÃO DE PESSOAS / GESTÃO EMPRESARIAL

DISCIPLINA: GESTÃO ESTRATÉGICA

ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA (WALMART)

 [pic 2]

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Gestão de Pessoas / Gestão Empresarial da UNISUAM, como requisito da disciplina Gestão Estratégica.

Por:

                       

Maria José

Professor-Orientador: André

Rio de Janeiro

(2º semestre/2015)

WALMART

Atende por semana: 200 milhões de vezes por semana seus clientes

Tem: mais de 11 mil lojas de 69 bandeiras

Está em: 27 países

Emprega: 2,2 milhões de funcionários ao redor do mundo

É uma força econômica, um fenômeno cultural e o alvo de muitas controvérsias.

A filosofia do fundador Sam Walton: oferecer aos compradores preços mais baixos do que eles pudessem encontrar em qualquer outro lugar.

A estratégia básica foi moldada pela cultura do Walmart e levou a empresa ao crescimento. Manter seus preços baixos - tecnologia de ponta, uma cultura corporativa econômica e um impulso para fazer os fornecedores venderem as mercadorias a um preço cada vez mais baixo.

Sam Walton abriu sua primeira loja de produtos populares em 1950. Sua visão era manter os preços mais baixos possíveis. Ele descobriu que poderia compensar em volume.

 

No início dos anos 60, Walton abriu sua primeira Walmart em Rogers, Arkansas.

A empresa continuou a crescer, ficando pública em 1970 e aumentando as lojas a cada ano.

Em 1990, a Walmart superou seu principal rival em tamanho, o Kmart. Dois anos depois, superou a Sears.

Ele exigia que seus funcionários também mantivessem as despesas o mais baixo possível - uma mentalidade que ainda é o centro da cultura do Walmart.

A empresa continuou a crescer rapidamente depois de sua morte, em 1992, e agora opera em quatro divisões varejistas - a Walmart Supercenters, as lojas de desconto Wal-Mart, as lojas de vizinhança e os depósitos do Sam´s Club.

Estratégias: tecnologia sofisticada, observar cada despesa, manter os preços baixos.

A Walmart está entre as três principais redes de supermercado brasileiras, atrás dos grupos Carrefour e Pão de Açúcar.

A Walmart se tornou especialmente bom em aproveitar a informação por trás do código de barras e é considerado um pioneiro no desenvolvimento da tecnologia sofisticada para rastrear seu inventário e cortar o risco de sua cadeia de fornecimento. As etiquetas RFID (tecnologia de identificação de frequência de rádio) armazenam dados mais importantes que os códigos de barras.

Cultura econômica:

A empresa tem sido criticada pelos salários relativamente baixos e os planos de saúde que oferecem para seus funcionários comuns. Também foi acusado de obrigar os funcionários que trabalham por hora e a fazer hora extra sem pagamento. Os gerentes de lojas geralmente trabalham mais de 70 horas por semana. Espera-se que eles economizem cada centavo que possam, mesmo em coisas como aquecimento e refrigeração das lojas. No inverno, as lojas são mantidas a 21º C e, no verão, a 22º C.

O comando do Wal-Mart fica em Bentonville, Arkansas, em vez de ficar em uma cidade cara como Nova York.

O objetivo principal do Walmart é manter os preços de varejo baixos e a empresa tem sido bem-sucedida nisso. Incluindo tecnologia e cultura corporativa, sustenta esse objetivo fundamental de conseguir os preços mais baixos possíveis. O Walmart também pressiona seus fornecedores.

O Walmart tem um poder incrível. Isso levou pequenos varejistas a saírem do negócio, forçou fabricantes a serem mais eficientes - às vezes levando estes fornecedores a sair do país - e mudou o modo até mesmo das indústrias grandes e estabelecidas fazerem negócios.

Quando uma Walmart abre, três outros varejistas fecham dentro de dois anos e quatro fecham dentro de cinco anos. Enquanto a Walmart pode empregar 300 pessoas, outras 250 pessoas que trabalham no varejo perdem seus empregos dentro de cinco anos naquele país.

A Walmart tem decisões de vida ou morte sobre (quase) todas as indústrias de bens de consumo que existem nos Estados Unidos, porque é o número 1 dos fornecedores varejistas da maioria dos nossos bens de consumo - não apenas roupas, calçados, brinquedos, mas eletrodomésticos, produtos eletrônicos, produtos esportivos, bicicletas e gêneros alimentícios.

A Walmart enfrentou muitos problemas trabalhistas. A Walmart também foi acusada de discriminar funcionários, impedir seus esforços de formar sindicato e não fornecer um plano de saúde decente.

 

Alguns dizem que é bom porque a empresa mantém os preços baixos, tanto nas lojas como em outros varejistas. Outros argumentam que a Walmart é ruim para a economia porque leva os varejistas concorrentes a saírem do negócio e força os fabricantes a se mudarem para outros países para manter as despesas baixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (754 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com