TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Filme Coach Carter

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

 

Atividade Avaliativa

ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE O FILME COACH CARTER

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • Esta atividade pode ser realizada individualmente, em duplas ou no máximo em grupos de três alunos.
  • A consulta é livre, sugere-se que seja consultado o material de aula e o moodle.
  • Será avaliada a capacidade de argumentação; clareza; objetividade e conteúdo pertinente;
  • Será um diferencial na avaliação a capacidade de articulação dos fenômenos com a teoria estudada, escrita nas palavras dos alunos.

  1. Realizar uma análise crítica sobre o papel do Coach Carter, associado às diversas situações pelo personagem vivenciadas. Serão avaliadas as competências de reflexão crítico-reflexiva dos alunos sobre a “liderança situacional”. (5 a 10 linhas).

Considerando o contexto, o Coach Carter pela liderança situacional (onde líder e liderados conhecem o contexto interno e externo da organização), procurou estabelecer regras claras e compromissos com os jovens estudantes para chegaram ao objetivo. Utilizou o esporte (basquete) e o momento de desenvolvimento para motiva-los a reconhecer seus valores, dificuldades e limitações para os objetivos individuais e coletivos.

  1. Destaque uma cena ou uma situação em que se pode observa a resiliência do Líder (coach Carter) e explique o porquê dessa escolha, destacando o(s) domínio(s) da resiliência observado(s)

O líder Carter necessitou se adaptar a mudanças, enfrentar tensões, indisciplinas, mas editou os acordos e demonstrou que as consequências são fatores também motivadores com o grupo sem perder que perdessem os objetivos individual e de que eram time. Esta resiliência verificou-se quando por exemplo, houve rebeldias de alguns alunos para testa-lo. Como aconteceu no início do seu trabalho ou durante processos de identificação de desajustes de jogadores (jovens em fase de desenvolvimento), em que os objetivos estavam sendo perdidos em função de necessidades individuais ou coletiva. Sabia cobrar e comemorar com o time.

  1. No que diz respeito à formação da equipe.  Qual a importância das normas para o funcionamento da equipe?

Ao estabelecer as funções das partes, os objetivos e assinarem um contrato com regras de punição pelo descumprimento, o Carter estabeleceu a sua forma de liderança e a exerceu junto a grupo, equipe e superiores, demonstrando as competências, as habilidades e as atitudes que desejava. Adquiriu o respeito do grupo pela atitude, por estar interessado pelo sucesso dos jovens, trouxe a confiança, exemplos e estabeleceu as regras para o compromisso acordado.  

  1. Como se deu o processo de comunicação no início dos trabalhos do Coach Carter? Sobre este tema(comunicação), quais ensinamentos do filme podemos levar para nosso dia-a-dia nas empresas?

Carter tinha uma percepção da necessidade (conheceu previamente o contexto do desafio e tinha conhecimento para a tarefa), foi transparente quanto aos objetivos com superiores e com o time que iria trabalhar.   Sabia que o principal dos desafios é transformar os jovens em atletas disciplinados, com estratégias e responsáveis pelo seu destino. Eles sabiam jogar basquete, mas necessitavam de um líder para formar um time com objetivo comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com