TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual Unopar 5 semestre

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.039 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho relata a grande perda de mercado por parte da Microsoft, em função da falta de investimento em pesquisa de mercado, exaltando o sucesso de seus concorrentes devido à expansão do comercio de smartphones.

2 PESQUISA DE MERCADO

2.1 PERGUNTA 1

Veja esta parte do texto: “Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo”, diz Staten, da Forrester. Entretanto como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Após os conceitos aprendidos em aula e na web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

Fazer um levantamento detalhado de dados estatísticos e expandir os resultados aos seus principais clientes corporativos que têm certas resistências às mudanças, e demonstrar a eles que as organizações que se adéquam as mudanças e seguem as tendências de mercado se destacam e obtém maiores e melhores resultados, implantando assim a política de evolução constante na própria Microsoft e fazendo com que seus clientes mais tradicionais também enxerguem a necessidade de mudanças.

Sendo assim, umas das opções para a Microsoft é elaborar umas estratégia de marketing direcionada especificamente ao público corporativo, apresentando á eles um produto que seja capaz de alavancar sua produtividade, como um novo leque de aplicativos por exemplo, de modo que seu produto seja diferenciado ou ainda valer-se da política dos preços mais baixos que os dos concorrentes, adequando-se ás exigências do mundo corporativo mas sem esquecer-se dos demais segmentos do mercado.

2.2 PERGUNTA 2

Na sua opinião, por que a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

A Microsoft foi ultrapassada pelos seus concorrentes devido a demora para reagir as novidades tecnológicas apresentadas pelo iPhone e Android, que trouxeram nova interface e aplicativos que estimularam o desejo dos clientes em adquirirem smartphones. Essa explosão na venda de smartphones foi o que impulsionou a reação da Microsoft, porém mesmo a empresa tendo apresentado um aparelho com sistema operacional competitivo, o sistema Windows, a preferência da grande maioria dos consumidores ainda é pelos concorrentes, sendo assim a falta de aplicativos ainda é um grande empecilho a ser sanado pela Microsoft.

Levitt (1960), explicava que quando o desenvolvimento é ameaçado, detido ou retardado, não é porque o mercado está saturado, mas sim devido a ter ocorrido uma falha administrativa, a qual ela chamava de "miopia em marketing". O que aconteceu com a Microsoft foi à falta de uma estratégia de mudança gradual que possibilitasse que seus principais clientes tivessem tempo para compreender as mudanças e gradativamente se adequarem ás exigências da competitividade do mercado.

3 MARKETING

3.1 PERGUNTA 1

Veja esta parte do texto: “Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir á chegada do iPhone e do sistema operacional Android.” Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

No campo de Administração de Empresas, o marketing engloba um conjunto de atividades que envolvem o processo de criar, planejar e desenvolver produtos ou serviços para satisfazer as necessidades dos consumidores e um processo de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência. Kotler e Ketler (2006) apud Marques (2013) enfatizam que Marketing é definido como a ciência e a arte de encantar, atrair e fidelizar clientes, criando relacionamento á base de troca com eles, trocando a sua satisfação pelos lucros da empresa. Por isso hoje mais que buscar novos clientes, o grande desafio é criar formas de manter e aumentar a lucratividade dos clientes atuais. Tal processo também é adotado pelos concorrentes, por isso há a necessidade de se adotar políticas de fidelização e para isso acontecer a organização precisa estar atento aos concorrentes.

3.2 PERGUNTA 2

Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Produto não é mais apenas um bem tangível, é algo muito maior que isso, algo que chega ao mercado e é oferecido como a satisfação de uma necessidade ou desejo, podendo ser apreciado, adquirido ou consumido. Os consumidores não pensam mais no produto em si, mas sim nos benefícios, comodidades e satisfação que ele lhes proporcionará.

3.3 PERGUNTA 3

Fale sobre quais são os componentes do mix de comunicação e defina cada um deles.

O mix de comunicação é composto por seis formas essenciais de comunicação. São elas: a propaganda, a promoção de vendas, as relações públicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências, o marketing direto e as vendas pessoais.

- Propaganda: Com certeza é um dos itens mais conhecidos e utilizados do mix, utiliza dos meios de comunicação para chegar até os clientes. Propaganda vem do Latim Propagare: reproduzir doutrinas ou princípios. De acordo com Kotler (2006) apud Marques (2013), é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de idéias bens ou serviços, por um patrocinador identificado. A propaganda pode ser utilizada de varias formas, as mais comuns são :  outdoors, espaços públicos e qualquer outra forma de merchandising (estímulo que impulsiona o cliente a adquirir o produto, no ponto de venda).

-Promoção de vendas: São ferramentas e ações que estimulam a compra ou a venda de um produto ou serviço, e na maioria das vezes visam resultados imediatos. São exemplos de ações/ferramentas: cupons, feiras setoriais, demonstrações, prêmios e brindes, entre outros.

- Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas utilizados para promover ou proteger a imagem da marca. Possuem grande apelo, devido à alta credibilidade, já que as matérias ou artigos têm mais credibilidade que os anúncios. Exemplos: kits para a imprensa, palestras, seminários, relatórios, doações, publicações, relações com a comunidade, lobby, revistas e jornais corporativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com