TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de grupo

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        ROTEIRO PARA DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL.        

3        Saúde e segurança no trabalho.        

4        Analise de cargos.        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho e falar um pouco da cultura organizacional de uma empresa com todos os seus valores. A mesma fica localizada na Avenida Doutor Guarani Nº 970, Bairro centro Sobral-Ce, a funcionaria Kelly Cristina Rocha Ripardo, que ocupa o cargo de subgerente nos cedeu uma entrevista falando um pouco da cultura e do funcionamento.

Há 12 anos no mercado, atua no ramo de farmácia e drogaria, iniciou se com a venda de medicamentos, em seguida inserida a parte de perfumaria, atendimento 24 horas, o organograma da empresa está dividido em o dono, gerente e dois subgerentes. Contando com 23 profissionais no seu quadro de funcionários. Sendo a farmácia do arco em sobral uma extensão da matriz localizada no município de massapê-ce.


  1. ROTEIRO PARA DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL.

A empresa não possui Rh e quem faz a contração é o dono da empresa que sempre opta por pessoas inexperientes, fornecendo aos mesmos treinamentos no dia-a-dia mantendo sempre no decorrer do tempo. Sendo que os próprios colaboradores procuram treinamento quando veem a necessidade de melhorar seu desempenho com o incentivo da gerencia.

A empresa não possui técnicas, como dinâmicas de grupo ou jogos vivenciais formais, apenas alguns encontros de todos os empregados com o intuito de promover uma maior integração entre ambos e saber como anda o desempenho deles. Esses encontros ajuda o funcionário de forma positiva no trabalho em equipe, na opinião da entrevistada, ela acha que os dois cargos de grande importância para a organização e o de gerente e subgerente, responsáveis por manter a equipe focada e unida no alcance das metas. Os funcionários são motivados para o trabalho no dia-a-dia, pois apresentam bom relacionamento interpessoal e espirito de equipe. A empresa incentiva seus colaboradores através do bom relacionamento e elogios. Outra forma de reconhecimento e o incentivo financeiro.

Ainda de acordo com a entrevistada a mesma considera outros dois grandes líderes na empresa, a gerente Jaqueline, com ótima relação interpessoal e boa comunição e o balconista Belquior, por apresentar um perfil de fazer acontecer, pois ele sempre se antecipa as dificuldades e encontrar as soluções.

Depois da entrevista analisamos que faz se necessário sim, aderir alguma dinâmica de grupo e jogos vivencias, principalmente por que o dono da empresa dar preferencias de contratação a pessoas sem experiência e nos cremos que apenas treina-las para a vaga no cargo não é suficiente para que as mesmas tenho todo o desenvolvimento necessário para atuar no ramo tão importante como esse de farmácia, que lida com a saúde humana.

Não a uma avaliação formal, apenas uma informal indicada anteriormente pelo funcionário Belchior que analisa os demais e repassa para a gerencia onde a pessoa precisa melhorar.


  1. SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO.

No caso da ocorrência de algum acidente de trabalho a empresa possui todo o aparato para prestação dos primeiros socorros a empresa deve sempre agir de maneira correta para análise do problema. A omissão do empregador em zelar pela segurança física e mental dos seus empregados e não prestar informações aos empregados sobre os riscos inerentes a função, não instruiu seus empregados sobre o modo de execução seguro da tarefa, e algo aconteceu é porque não ofereceu treinamento adequado aos mesmos.

O planejamento e a avaliação de um programa de saúde e segurança no trabalho são um dos temas mais desafiadores para esta área e que vem recebendo investimentos cada vez maiores pois a questões relacionadas à Gestão dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

Por ela ser uma empresa pequena e no ramo farmacêutico os proprietários não estão muito preocupados em ter que investir em segurança, ela possui esse déficit de não ter os programas adequados de PPRA e também não tem acompanhamento de PCMSO, trazendo um grande risco às pessoas que nelas trabalham.

Temos a importância do uso do PCMSO que é um programa, estabelecido pela Portaria nº 24/94 do MTBE/SSST, a ser elaborado e implementado nas empresas para o controle de saúde dos trabalhadores de acordo com os riscos ocupacionais os quais eles estejam expostos. Ele deve ser integrado com o PPRA pois trata dos agentes ambientais e o PCMSO, dos trabalhadores expostos a estes agentes. Todas as Empresas que admitem trabalhadores regidos pela CLT têm o seu uso obrigatório.

E o objetivo do PPRA é preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, através de ações de prevenção e controle dos riscos ambientais que são eles (RUÍDOS, VIBRAÇÕES, CALOR, FRIO, RADIAÇÕES, GASES, VAPORES, NÉVOAS, NEBLINAS, POEIRAS, FUMOS, VÍRUS, BACTÉRIAS, FUNGOS, ETC.). 

Está empresa é organizada de maneira que não ofereça riscos para os funcionários e por se trata de local pequeno, climatizado e que oferece qualidade para eles, desde quando abriu não teve nenhum acidente de trabalho ou qualquer outro tipo de acidente com os mesmos, sendo assim não possuindo nenhum indicador de risco, mais não excluindo a obrigatoriedade dos programas.


  1. ANALISE DE CARGOS.

Como foi visto na entrevista existem sim dois cargos considerados importantes na empresa que são eles o de Gerente e o de Subgerente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (313.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com