TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de marketing

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Este trabalho versa quase que exclusivamente sobre algumas das ferramentas mais poderosas do marketing. O foi trabalho desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do curso de administração, da disciplina administração mercadológica, sob a supervisão do Prof. Thiago Garcia Leal.

Foram utilizados para efeito de pesquisas e consultas para a elaboração deste trabalho o PLT (Programa Livro-Texto) e alguns sites dispostos na bibliografia do trabalho.

Entendemos que o marketing é fundamental para toda organização e saber utilizá-lo é mais fundamental ainda, é importante.

Através deste trabalho queremos nos dar a oportunidade de nos aprofundar nesse assunto. O marketing é um braço da administração, através do qual nos apropriamos dele para a tomada de decisões. O marketing se utiliza de algumas ferramentas de vital importância para auxiliar o as empresas se desenvolverem no mercado tão competitivos atualmente. E é justamente sobre essas ferramentas que o trabalho versa.

Etapa 2

Passo 1) Pesquisar informações macro ambientes da empresa estudada (Lorenzetti S/A)

Dentro do marketing, existem dois tipos de ambientes: o micro e macro ambiente. Para entender sobre o microambientes se faz necessário saber, primeiro o que microambiente.

Microambiente são forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir aos clientes, sendo a própria empresa, os fornecedores, os clientes, os concorrentes e o público. O macro ambiente consiste em forças que afetam todo o microambiente:

Forças demográficas;

Forças econômicas;

Forças naturais;

Forças Tecnológicas;

Forças políticas;

E forças culturais.

Toda e qualquer empresa, isto independente do ramo de atividade e do segmento de atuação, bem como todos os seus stakeholders estão inseridos nesse ambiente macro. Operam entre si dentro desse ambiente. Na empresa estudada (Lorenzetti S/A), algumas informações do macroambiente foram levantadas:

Demográfica: Devido ao aumento real do poder de compra da população Brasileira, principalmente da nova classe C, a empresa percebeu a importância desse público. Algumas marcas foram criadas devido a “boom” demográfico que o Brasil vem vivendo e da classe C que vai ascender muito ainda

Econômicas: Aumento do poder de compra da população Brasileira. O aumento de renda e crédito potencializa as compras.

Forças naturais: Necessidade do consumidor de aquisição de um produto de boa qualidade ornado ao preço baixo

Forças Tecnológicas: Foram utilizadas pesquisas e tecnologias de desenvolvimento para realização dessas ações.

Políticas: constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. As leis tem contribuído para compra e favorecido o comércio.

Cultura: São os valores básicos de uma sociedade. Presentear alguém, e até fato de comprar fazem parte da cultura desta nova classe C.

Passo 2) Pesquisar informações do microambiente da empresa estudada (Lorenzetti S/A)

Dados sobre a:

Empresa: Lorenzetti Eletro metalúrgica S/A. Fabricante de Duchas e chuveiros, aquecedores de água à gás e elétrico, purificadores, torneiras elétricas, pressurizadores e a mais recente metais sanitários.

Fornecedores: Apenas alguns produtos (lâmpadas fluorescentes) são importados da china.

Empresa 100% nacional.

Clientes: A empresa atende a uma demanda muito grande devido ao fato de seu portfólio ser bem extenso e diversificado podendo, assim, alcançar os mais variados perfis de clientes. Tanto os perfis psicográficos quanto os de perfis comportamentais foram atendidos.

Concorrentes: Ao longo do tempo, a Lorenzetti tem se mantido líder no segmento de duchas e chuveiros, o mesmo não acontece no segmento de metais sanitários, daí nossa justificativa em realizar essas ações de marketing. Em duchas e chuveiros temos como principais concorrentes a fame, corona, termosystem adquirida recentemente pelo grupo duratex. No segmento de metais, nosso foco, temos Deca, Docol e Fabrimar. Nosso diferencial em relação a esses concorrentes é justamente o preço baixo. Um produto com a mesma qualidade, porém com um preço de aquisição mais acessível.

Público de Interesse: A classe C, no geral.

Passo 3) Realizar a análise swot da empresa indicada.

Fatores Internos

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Gerenciamento

Disponível

Conhecimento limitado

Ofertas

Frequente

Produto específico, baixa percentagem

Marketing

Forte e sempre disponível

Depende de outras áreas

Recursos Humanos

Boa capacidade

Não segue uma abordagem estruturada

Finanças

Bons investimentos

Produção

Qualidade

Insuficiente para a demanda

Desenvolvimento e Pesq.

Veracidade

Pouca aplicação

Distribuição

Bom espaço e arranjo físico

Falhas no sistemas, lenta

Fatores Externos

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Consumidor/Social

Aumento de poder de compra

Capacidade dos consumidores de migrarem para outras alternativas

Competitivo

Mercado estável

Estagnação

Tecnológico

Automatização de equipamentos

Alto custa nos equipamentos

Econômico

Situação propícia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com