TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de marketing -cafeteria

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO DE ADMNISTRAÇÃO

Plano de Negócios

SÃO PAULO

2014

  1. SUMÁRIO EXECUTIVO

O objetivo geral é construir um plano de negócios para uma cafeteria em São Paulo.

Os objetivos específicos são, fazer um plano de marketing, onde será analisado o mercado onde a empresa irá atuar a definição dos seus produtos, análise SWOT, construir um plano financeiro que irá abordar todo o investimento necessário para o empreendimento, formas de financiamento, projeção de fluxo de caixa para os primeiros dois anos, taxa interna de retorno e payback.

Elaborar um plano de recursos humanos, onde será feito um estudo de quantos e quais profissionais serão necessários além de uma pesquisa de salários praticados atualmente no mercado e fazer um plano operacional, onde serão abordados os processos que a empresa terá.

 

  1. O EMPREENDIMENTO

        

  1. DADOS DA EMPRESA

Razão Social: Cafeteria Paulista Gourmet Ltda.

Nome Fantasia: Café Gourmet

CNPJ: 14.101.123/2014-14 Inscrição Estadual: 123.500.101-114

Endereço: Rua Olympia Semeraro, 560 – São Paulo.

País: Brasil              CEP: 01317000     Telefone/ Fax: (11) 3179-5000

Ramo de Atividade: Rede de Cafeterias.

  1. DADOS DOS DIRIGENTES

Sócio 1

Nome: André de Souza Carvalho, 37 anos, Presidente.

Graduado em Administração

Empresa: Starbucks Cop.

Período: 05/2006 a 12/2013

Sócio 2

Nome: Bruna Tereza Aurelio, 27 anos, Vice Presidente / Diretora de Projetos.

Graduada em Administração

Empresa: Sodie Doces

Período: 07/2009 a 08/2013

Sócio 3

Nome: Cristiane Natividade, 34 anos, Diretora de Qualidade.

Graduada em Administração

Empresa: Grupo Pão de Açúcar

Período: 02/2005 a 01/2014

Sócio 4

Nome: Deborah Silva Fraçon, 21 anos Diretora de Administração.

Graduada em Administração

Empresa: Grupo Legrand

Período: 04/2011 a 09/2013

Sócio 5

Nome: Jéssica França de Oliveira, 22 anos Diretora de Marketing.

Graduada em Administração

Empresa: Marba Ltda

Período: 03/2010 a 12/2013

Sócio 6

Nome: Thamires Pinheiro Inacio, 21 anos, Diretora Jurídico/ Financeiro.

Graduada em Administração

Empresa: SoroCred Financeiro Ltda

Período: 07/2011 a 09/2013

  1. DEFINIÇÃO DO NEGOCIO

O Café Gourmet é um lugar sofisticado, com design arrojado e de alta tecnologia, para se tomar café, encontrar com os amigos, participar de palestras e networking, fechar grandes negócios e fazer reuniões. Muito mais que uma cafeteria, cujo ambiente proporciona a possibilidade de um local refinado de encontro de pessoas que estão em busca de um café mais saboroso, a cafeteria Gourmet fideliza seus clientes, entre eles mesmos, permitindo que seus clientes tenham oportunidade de apresentar seus produtos e serviços às outras empresas. Assim conseguem conhecer novos clientes, novos fornecedores e novos parceiros.

  1. DEFINIÇÕES DE RECEITA

O preço dos produtos oferecidos pela Café Gourmet acompanha o preço da concorrência, embora seu serviço e produtos sejam diferenciados, o que gera um custo maior, a estratégia de rápida penetração no mercado exigirá esse da margem de lucro no inicio, como o serviço Gourmet Card – Fidelity é o principal diferencial, pois com ele seus clientes poderão utilizar o cartão para participar dos eventos oferecidos pela cafeteria.

  1. NECESSIDA DE MERCADO A SER ATENDIDA

Oferecer não só um prazeroso café, como também um espaço descontraído do ambiente de trabalho para gerar uma rede de confiança para bons negócios e resultados.

  1.  CENÁRIO FUTURO PARA O MERCADO

Em dois anos ser a cafeteria nº 1 em qualidade nos produtos oferecidos, líder nos serviços de networking e palestras, e ter a maior rede de Cafeterias Gourmet com Negócios e futuramente expandir os negócios para o mercado exterior.

Os Cafés como conhecemos hoje, têm sua origem nas cidades europeias e foram trazidas para o Brasil pelos estudantes de universidades do Velho Mundo. Com o tempo, seguindo a mesma tendência europeia, no Brasil, os cafés viraram o ponto de encontro preferido dos universitários para discutir assuntos de ordem política ou literária.

 Talvez uma das mais tradicionais ainda daquela época e que está em funcionamento até hoje é a Cafeteria Colombo que foi fundada em 1894, no Rio de Janeiro. A cafeteria chega a ser patrimônio cultural e artístico do Rio onde muitos artistas, políticos e intelectuais se encontram. A partir do início da década de 1990, os Estados Unidos começaram a produção em grande escala de máquinas de café expresso o que abriu espaço para o desenvolvimento de redes modernas por todo o mundo.

Atualmente, principalmente devido à ascensão social de boa parte da população brasileira, o consumo de café vem aumentando rapidamente.

[pic 2]

Crescimento de Cafeterias: o setor de cafeterias no país, apesar de movimentar somente R$850 milhões por ano de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), está em plena expansão e deverá continuar crescendo a em média de 20% ao ano. Para se ter uma ideia, nos últimos 7 anos houve um crescimento de 170% no número de cafeterias no país que hoje já possui 2500 unidades e a estimativa que mais 500 abram em 2011.

  1. VISÃO (Objetivos de longo prazo)

Tornar-se a marca líder mais admirada e confiável no consumo de negócios de café e referência de mercado, para estabelecimento de network profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (515.4 Kb)   docx (596.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com