TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIP INTERATIVA-UNIP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ELISANGELA FARIAS DE BARROS SOUSA

TG V: A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

MARACANAÚ-CE, ABRIL

2016

ELISANGELA FARIAS DE BARROS SOUSA

TG V: A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

TRABALHO APRESENTADO AO SETOR DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE UNIP INTERATIVA-UNIP, COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ADMINISTRADOR.

ORIENTADORA: BERNADETE LENZA.

MARACANAÚ-CE, ABRIL

2016

Dedico esse trabalho primeiramente a Deus pelo o dom da vida, ao meu esposo e companheiro, Ricardo Marques de Souza pelo o apoio que me influência a traçar meu caminho, vivendo comigo todos os obstáculos e mim fazendo tornar uma mulher independente. Dedico também as minhas três filhas, Amanda, Rebeca e Paloma que me dar forças para cada dia vencer e chegar até o final. Dedico a mim, pela a força de vontade e determinação para conquistar meu espaço profissional e sucesso pessoal. Enfim, muitíssimo obrigado a todos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pelo o dom da vida, a minha família e minhas filhas que se fazem presentes me ajudando nessa caminhada.

Agradeço a meu esposo Ricardo Marques de Souza, pelo o apoio que me dar a cada dia.

Agradeço a minha instituição Universidade Unip Interativa, garantindo um ensino de qualidade para mim e a todos os meus colegas.

A todos o meu muitíssimo obrigado e que Deus abençoe a todos.

RESUMO

O presente estudo sobre a evolução da mulher no mercado de trabalho tem como objetivo analisar os avanços alcançados em relação ao papel da mulher em vários períodos da história, sua forma como é vista como parte igual e integrante na sociedade em geral. Entender melhor esse contexto levou uma aprofundada investigação sobre sua trajetória e sua evolução na história da humanidade. Bem como, sua discriminação nas organizações os movimentos e os obstáculos que as feministas encontraram para combater o preconceito que impediam de fazer parte de um mundo social, cultural e econômico mesmo com todas essas evoluções da mulher no mercado de trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, principalmente na desigualdade salarial. Mesmo assim a cada dia que passa, acumulam-se evidências das habilidades e perspectivas das mulheres no mercado dos negócios.

PALAVRAS-CHAVES: mulher, mercado de trabalho, discriminação.

LISTA DE SIGLAS

IBGE: Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística

PO: População Ocupada

PD: População Desocupada

PNEA: População Não Economicamente Ativa

PEA: População Economicamente Ativa

PIA: População de Idade Ativa

ONU: Organização das Nações Unidas

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        8

2. O SURGIMENTO        9

3. A INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO BRASILEIRO        10

4. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL        11

5.  VIDA DA MULHER DOMÉSTICA E NOMERCADO E TRABALHO        12

6. COTAS PARA MULHRES        13

7. MUHERES NEGRAS        14

8. EMPRESAS QUE APOIAM A VALORIZAÇÃO DA MULHER        15

9. ART.113, INCISO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL         17

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

11. REFERÊNCIAS FINAIS        19

1. INTRODUÇÃO

Durante décadas a mulher com sua perseverança vêm conquistando seu lugar no mercado de trabalho. Passando por grandes obstáculos conquistando seu espaço, fazendo valer seus direitos trabalhistas, o que antes era dominada pela classe masculina.

O presente trabalho terá como objeto principal mostrar, a evolução da mulher no mercado de trabalho; sua procura por direitos iguais; suas lutas e conquistas, como também sua inserção no mercado de trabalho. Assim serão abordados estatistas, mostrando a mulher no mundo trabalhista atual de geral, observando seus resultados e conquistas.

2. O SURGIMENTO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

 Durante décadas, as vem conquistando seu espaço e respeito no mercado. Em um mundo globalizado as empresas buscam profissionais polivalentes unindo habilidades de homens e mulheres para aumentar sua produtividade, reduzindo perdas.

  Grande importância à mulher teve durante as duas grandes guerras mundiais. (I e II Guerra Mundial: 1914-1918 e 1939-1945).

 O ano de 1914 inaugura também a “era do massacre”. Os franceses perderam mais de 20% de seus homens em idade militar. Os britânicos perderam uma geração com a morte de meio milhão de homens com menos de 30 anos, muitos deles recrutados nas universidades. Um em cada três alunos de Oxford serviu na guerra e 25% deles morreram. Com isso, muitas mulheres começaram a assumir trabalhos tipicamente masculinos para a época, primeiro em fábricas de armamentos e munição e depois fazendo também serviços de bombeiros, eletricistas, carteiros e condutores de transportes públicos, entre outros.

 “Antes de começar a guerra já existia uma imobilização de feministas na Europa e na América defendendo o direito ao voto – eram as sufragistas. Com a guerra, as mulheres ganham maior presença no cenário cultural e econômico”, diz o professor de história Raphael Amaral (Tim), do anglo e do inteligente vestibulares. Já era um começo. “No entanto, ainda havia muitas restrições culturais ao papel da mulher e só ocorrem mudanças significativas após a segunda mundial, na segunda metade do século 20”, completa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (50.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com