TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo 6º periodo administraçao

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

FERNANDO GROMANN

MARISA MACHADO

SILVIA MARIA DE SOUZA

TATIANE RUBIN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

[pic 4]

Canarana

2015

        

FERNANDO GROMANN

MARISA MACHADO

SILVIA MARIA DE SOUZA

TATIANE RUBIN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração de Empresas - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de  Administração Financeira e Orçamentária; Mercado de Capitais; Análise de Custo, Seminário Interdisciplinar VI

Professores: Regiane Brignoli, Alessandra Petrechi, Clévia Faria, e Suzi Bueno Almeida.

Canarana

2015

SUMÁRIO[pic 5]

1.INTRODUÇÃO        

2.DESENVOLVIMENTO        

3.CONCLUSÃO        

4.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. 1.INTRODUÇÃO

Atualmente, as empresas de diferentes ramos da economia, enfrentam um mercado altamente competitivo, gerando, por parte delas, uma constante procura pela diferenciação competitiva, ou seja, algo que seja percebido pelos clientes como diferencial da empresa em relação às demais, tornando-a líder no mercado.

                         As empresas são constantemente ameaçadas pelas incertezas do mercado futuro, entretanto, esta conta como aliada a possibilidade de transformação desta ameaça em oportunidade, essa ferramenta pode ser o diferencial entre o sucesso e o insucesso da empresa.

                         O trabalho em tela meta realizar uma atividade de grupo contemplando as disciplinas que foram trabalhadas neste semestre Administração Financeira e Orçamentária; Mercado de Capitais; Análise de Custo, Seminário Interdisciplinar VI,  buscaremos  desenvolver habilidade para desenvolvermos um diagnóstico empresarial com foco na área de finanças.

                       . Estaremos realizando uma pesquisa em uma empresas da região, as duas de pequeno porte uma atua no ramo de Supermercado e a outra atua no ramos de Drogaria. Onde aplicaremos uma questionário a fim de responder as questões propostas na atividade. Onde deveremos  identificar na empresa o controle financeiro da empresa.

  1. 2 .DESENVOLVIMENTO

IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Supermercado Compre Bem

Setor: Varejista

Porte: Médio

 Cidade: Canarana

  1. Análise das informações coletadas

                           A empresa em questão é  o Supermercado Compre Bem. Trata-se de uma empresa de médio porte, que atualmente conta com 10 funcionários, disseminados em cargos como, gerente, caixas,  estoquistas, repositor, entre outros. No questionário ficou evidenciado que a empresa não conta com um banco de dados de seus clientes. As vendas são realizadas em dinheiro, credito, ou débito automático.

O nosso grupo realizou uma entrevista no Supermercado Compre Bem e de acordo com as informações obtidas durante a entrevista, o gerente nos informou que a empresa trabalha com orçamentos de caixa e previsão de flutuações, onde o caixa é orçado conforme despesas, lucros etc. Em questão, o orçamento de caixa é elaborado com premissas conservadoras de modo que possa dar maior segurança, adotando o mesmo sistema desde o seu funcionamento, com alterações no sistema de informática seguindo a mesma teoria.

Um fluxo de caixa destina-se a produzir estimativas numéricas de entradas e saídas de dinheiro, que são usados para apoiar a tomada de decisão, no entanto, a qualidade dessas informações dependerá da qualidade das informações constantes no fluxo de caixa. Vale destacar que, a elaboração de um fluxo de caixa pode importar dados de diversos departamentos da empresa, como vendas e pagamentos de compras, pessoal, serviços de terceiros, juros, impostos, receitas e gastos diversas são informações importadas de diversas áreas da empresa pelo fluxo de caixa.

De onde vem, e para onde vai o dinheiro é a indagação respondida pela Demonstração do Fluxo de Caixa, que, através da análise das entradas e das saídas de valores monetários constantes da contabilidade da companhia, enseja a elaboração permanente ou periódica desse demonstrativo. Sua importância é traduzida na indispensabilidade do equilíbrio financeiro cuja evidência, resultante da dinâmica pecuniária empresarial, requer o exame analítico e constante das fontes de recursos e suas demonstrações cujo significado é tão relevante quanto o das demais demonstrações financeiras da companhia, especialmente a do resultado do exercício (CAMPIGLIA, 2000, p. 226)

O fluxo de caixa é um relatório gerencial que informa todas as movimentações financeiras da empresa em um determinado período. Através dele se verifica a origem e o destino de cada centavo que entra na empresa. Portanto, o fluxo de caixa pode ser visto como um retrato fiel da composição da situação financeira da empresa.

O fluxo de caixa é um ótimo relatório gerencial que viabiliza uma análise de toda a movimentação do dinheiro na empresa, uma vez que mostra todas as entradas e as saídas de valores (moeda) no caixa em dado momento. O fluxo consiste em recebimento de vendas, pagamento de fornecedores, saídas de caixas originadas pelas despesas de produção e pagamento de impostos(GITMAN, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com