TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.054 Palavras (13 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Governador Valadares

2014

big mais supermercados

[pic 9]

Trabalho de Produção Textual em Grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ética, Política e Sociedade; Microeconomia e Macroeconomia e Métodos Quantitativos

Orientadores: Profª. Regina Lúcia Sanches Malassise

Prof. Wilson Sanches

Prof. Sebastião Oliveira

Profª. Marcelo Caldeira Viegas

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO[pic 12][pic 13][pic 14]

LISTA DE TABELAS        

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVO        

3.        DESENVOLVIMENTO        

1º DESAFIO        

2º DESAFIO        

3º DESAFIO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        


LISTA DE TABELAS

Tabela 01- Faixa etária dos consumidores e funcionários.        12

Tabela 02 - Sexo dos consumidores e funcionários.        12

Tabela 03 - Grau de escolaridade dos consumidores e funcionários.        12

Tabela 04 - Renda Mensal dos consumidores no Supermercado        13

Tabela 05 - Estado civil dos consumidores e funcionários.        13

Tabela 06 - Quantidade de Filhos        14

Tabela 07 - Frequência de compra dos consumidores no Supermercado        14

Tabela 08 - Tempo gasto de compra dos consumidores no Supermercado        14

Tabela 09 - Gasto médio nas compras dos consumidores no Supermercado        15

Tabela 10 - Formas de pagamento dos consumidores no Supermercado        15


  1. INTRODUÇÃO

Dentre os diversos segmentos do comércio varejista, os supermercados são classificados como lojas alimentícias que possuem de 2 a 29 check-outs (terminais de registro) de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), na qual o comprador/consumidor não possui um vendedor para auxiliá-lo no processo de escolha dos produtos. Dentro das suas atividades operacionais, destaca-se a atividade de compra, muito ligadas às de estocagem e distribuição. O comércio varejista de auto-serviço, supermercados, é um dos setores que está aumentando a quantidade de lojas e de empregos diretos gerados no período de 1995 a 2000. (CHAVES, 2002).

No presente trabalho iremos abordar a análise de mercado de um supermercado na qual foi feita uma visita técnica e que desta foi retirada informações que fazem parte de um contexto atual de um mercado competitivo. Será avaliado desde perfil dos clientes e funcionários até o mercado e estes dados serão colocados em uma produção textual para o conhecimento mais profundo de como funciona uma empresa varejista de alimentos.

A empresa onde foi realizada a pesquisa é o Big Mais Supermercados, sempre buscando a satisfação dos seus clientes e funcionários.

Este trabalho tem como objetivos caracterizar as preferências, em termos de atributos e de produtos, a percepção dos clientes dos supermercados sobre o Big Mais, conhecer o perfil dos clientes e dos funcionários (faixa etária de renda, o sexo, e o grau de escolaridade, estado civil, se tem filhos, qual a frequência que vai ao mercado, quanto tempo gasta fazendo compras, qual o gasto médio a cada visita ao mercado, quais as formas de pagamento utilizadas pelos clientes), das estratégicas do supermercado em atender aos clientes (telemarketing). Esta pesquisa também auxilia ao administrador na tomada de decisões a partir das informações colhidas, além do entendimento de mercado consumidor e relação demanda-oferta.

Uma pesquisa orientada para o setor supermercadista é de grande importância e utilidade já que seus resultados ajudam na compreensão de de muitas variáveis significativas no processo decisório dos seu gestores; considerando a exigências dos clientes dos supermercados em suas escolhas.


  1. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo oportunizar aos alunos a realização de uma pesquisa de campo, baseados nos assuntos tratados nas disciplinas de Microeconomia e Macroeconomia; Ética, Política e Sociedade e Métodos Quantitativos.


  1. DESENVOLVIMENTO

1º DESAFIO

O setor supermercadista obteve um faturamento de 97,7 bilhões em 2004. Um crescimento nominal de 9,4% em relação a 2003, segundo SOUZA (2005). Esse crescimento aponta a sua importância no país como atividade geradora de lucro e, logo atrai a atenção de muitos investidores e empreendedores.

Segundo Arrighi e Mendes (2006), atualmente, os supermercados não se encontram somente na principal zona comercial da cidade, sendo comum encontrá-los também nas periferias e bairros mais afastados. A contribuição financeira dos supermercados é considerável no montante arrecadado pelas cidades. Considerados como centros de compras de artigos diversos, compreendem produtos para alimentação, lazer, limpeza e higiene pessoal. Suas dimensões excedem-se às de muitos outros pontos comerciais, por uma razão muito lógica: a necessidade de variedade dos produtos para a venda e também em função dos estoques, que, por segurança, são mantidos nos fundos ou mesmo em outro estabelecimento reservado somente para depósito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (283.6 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com