TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho em grupo

Por:   •  16/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Disciplina: Projetos e Práticas de Ação Pedagógica

O papel da orientação educacional na parceria família e escola

JUSTIFICATIVA

Estabelecer o elo entre escola e os pais ou responsáveis e a comunidade é uma das funções mais importantes do Orientador Educacional. Imprescindível para o bom desenvolvimento do aluno, mas devido ás condições de trabalho as famílias estão acompanhando cada vez menos os seus filhos. A partir desse diagnóstico desenvolvemos um conjunto de ações para aproximar a família da escola. Partindo do entendimento que leva em conta que os alunos estão inseridos em um contexto social, o que influencia o processo de aprendizagem.

SITUAÇÃO PROBLEMA

A situação problema identificada foi à falta de parcerias entre as famílias e a escola no acompanhamento do desenvolvimento escolar das crianças.

OBJETIVOS

Com relação à família dos alunos, é essencial ouvir e identificar seus valores e modos de conceber a vida, detectando o que esta espera da escola e convidando a a participar não só dos eventos , ou com trabalho, mas também na tomada de decisões. A família deve sentir-se acolhida e parte da instituição.

• Valorizar a realidade do aluno na definição dos projetos escolares;

• Desenvolver atividades de integração com momentos de trabalho comunitário;

• Promover a integração da realidade da comunidade com os conteúdos escolares;

• Fortalecer o conselho escolar, esclarecendo sua importância e campo de atuação junto á escola;

PÚBLICO ALVO

Equipe pedagógica da Escola municipal “Os Pequeninos”, os alunos da escola e seus familiares.

OBJETIVOS

Com relação à família dos alunos, é essencial ouvir e identificar seus valores e modos de conceber a vida, detectando o que esta espera da escola e convidando a participar não só dos eventos , ou com trabalho, mas também na tomada de decisões. A família deve sentir-se acolhida e parte da instituição.

• Valorizar a realidade do aluno na definição dos projetos escolares;

• Desenvolver atividades de integração com momentos de trabalho comunitário;

• Promover a integração da realidade da comunidade com os conteúdos escolares;

• Fortalecer o conselho escolar, esclarecendo sua importância e campo de atuação junto á escola;

EMBASAMENTO TEÓRICO

De acordo com Brandão (1978, p.8-9), educação são todos os processos sociais da aprendizagem, não há uma forma nem único modelo de educação, a escola não é um o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor (...)”.

A participação da família é uma necessidade contemporânea, almejada por todos que fazem parte do contexto escolar. Pode-se observar, que existe, sem dúvida, uma alteração radical no modelo tradicional de família, em que o homem era o único provedor, ficando evidente a mudança do papel da mulher na família.

Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano, são marcos de referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do sujeito.

De acordo com Palato (2009, p. 102-104), seria positivo se a família em conversas com professores e coordenadores explicasse sua situação e qual seria a melhor forma de participação para a educação de seu filho, com certeza tudo poderia ser bem melhor.

Muitas desculpas são justificativas do comodismo, já que participação supõe compromisso, envolvimento, presença em ações por vezes arriscadas e até temerárias. Por ser um processo, não pode também ser totalmente controlada, pois já não seria participativa a participação tutelada, cujo espaço de movimento fosse previamente delimitado. (DEMO, 2001. p.19-20).

É essa participação que se faz necessária, uma participação coerente e consistente.

¬ PERCURSO METODOLÓGICO

Através de visitas ás famílias dar o primeiro passo para estabelecer o contato mais próximo com o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com