TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho grupo

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

  1. [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3 CONCLUSÃO......................................................................................................... 11

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 12


1 INTRODUÇÃO

Acidentes de trabalho com máquinas e equipamentos são quase sempre são causados pelas más condições dos mesmos, por falta de manutenção, ausência das devidas proteções exigidos pela Norma Regulamentadora NR - 12, assim como a falta de capacitação dos trabalhadores para operar tais máquinas e equipamentos.

Portanto, é de extrema importância o conhecimento dos riscos inerentes a estes equipamentos, pois o acidente começa com a ausência de estudos de maquinas adequada a aquele ambiente de trabalho antes mesmo de sua construção. A prevenção se concretiza e se inicia ainda na fase de concepção de máquinas e equipamentos.

Diante disso relataremos aqui métodos de prevenção, e de primeiros socorros entre outros, tendo como base o texto fictício de um acidente de trabalho ocorrido empresa Metais Paraná Ltda., situada na cidade de Londrina.

.


  1. DESENVOLVIMENTO

Ter saúde não é apenas estar livre de doenças, pois para o individuo ser considerado saudável é necessário que outros setores de sua vida estejam em harmonia, um deles é o setor de trabalho o qual deve ser salutar atentando não só para as condições físicas como também a saúde psíquica do trabalhador.

Para atingir o objetivo de dar ao trabalhador um ambiente livre de doenças, criaram leis que obrigam aos empresários a cumprir regras básicas de segurança do trabalho para prover a saúde dos seus empregados, melhoria do ambiente de trabalho, controlando os problemas de saúde detectados ou ainda, identificando os locais de riscos e adotando medidas para extinguir doenças e acidentes que possam levar até mesmo a morte, ao qual sairia muito oneroso para a família, empresa e para o país.

A segurança do trabalho tornou-se então multidisciplinar que em conjunto busca extinguir os riscos ocupacionais de forma eficiente para promover a saúde física e mental do colaborador. Com ações simples como a implantação de uma cultura de segurança que nada mais é a que um conjunto de hábitos compartilhados por todos os trabalhadores, cuja prática minimiza os riscos das atividades laborais. Esta cultura necessita da presença de valores, políticas, ferramentas e práticas que tenham como ideal uma produção saudável e possua em seu conjunto um modelo de normas claras que especifique principalmente a valorização da vida do colaborador.

Portanto para implantar esta cultura de segurança podemos utilizar ordens de realização de treinamentos específicos, Diálogo de Segurança, reciclagem para acidentados, formulário de quase-Acidente, Procedimentos operacionais, desenvolver programas de segurança relacionado a manuseio e transporte de produtos químicos, segurança no trânsito, direção defensiva, trabalhos em altura, trabalhos especiais programas de Gerenciamento de riscos (APR, Check-List, ART etc.); • Análise Ergonômica no Posto de Trabalho.

Ainda podemos realizar o controle das atividades de manuseio e gerenciamento de resíduos gerados pela empresa; • Elaboração e implantação de normas, manuais, folhetos referentes à adoção medidas de Proteção Coletiva e equipamentos de proteção individual com o proposito de manter a cultura prevencionista, Inspeções periódicas nos setores de trabalho, Observação de Tarefas Comportamental, antecipação, reconhecimento, avaliação e Controle dos Riscos Ambientais entre outras ferramentas e por fim a realização de diagnósticos de SSO nas empresas.

Diante de todas estas ferramentas que podemos utilizar para implantação da cultura de segurança temos ainda que nos ater a um programa de gerenciamento de crises na empresa, que é que um evento que prejudique o andamento de um trabalho considerado normal é uma crise. A maioria das crises é por setor ou localizada, como por um acidente que repercute dentro e fora da empresa e que possivelmente pode gerar uma crise.

E dentro da realidade mencionada acima, o papel do técnico em segurança do trabalho é de extrema importância, este, pois ele deve atuar na eliminação, minimização dos riscos, prevenindo uma doença ou impedindo que um quadro já instalado se agrave. Este profissional deve realizar a antecipação dos riscos que envolvem a analise de novas instalações, métodos de trabalho, procurando identificar os riscos existentes e sugerir medidas de proteção para sua reduzir ou eliminar o risco.

Sabemos que a maioria dos eventos adversos são previsíveis, pois acidentes apesar desta palavra intuir “não é obra do acaso, mas sim devido aos riscos em potencial ligados ao processo produtivo.

Portanto baseando no texto fictício que relata um acidente ocorrido na empresa Metais Paraná Ltda., situada na cidade de Londrina, nota se que o mesmo poderia facilmente ter sido evitado se na empregadora se os profissionais de sst tivessem disseminado a cultura de segurança e um programa de gerenciamento de crise no estabelecimento e a observância dos preceitos descritos na norma regulamentadora do Ministério do trabalho a NR - 12 e as demais normas aplicáveis á esta situação fictícia.

È sabido que todas as prensas devem possuir um sistema de retenção para travar o maquina nas operações de manutenção, ou seus ajustes. Realizar a correta instalação da prensa, de forma que os quadros de energia das máquinas impeçam seu funcionamento automático ao serem energizadas, de acordo com o que versa na nr12. Implantação da análise preliminar da tarefa, Capacitações em saúde e segurança do trabalho, ordens de serviço e somente autorizar a realização de manutenção ou qualquer outra atividade por pessoal qualificado no assunto entre outros, ou seja, se os profissionais de sst tivessem implantados todos estes cuidados o acidente não teria acontecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com