TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual quarto semestre

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                                                        SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO.....................................................................................................

2 - RELATO DO ARTIGO.........................................................................................

3 - ANÁLISE DESCRITIVA.......................................................................................

4 - A IMPORTANCIA DA ESTATISTICA E DOS INDICADORES SOCIAIS.............

5 -

1 - INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a importância da atuação do assistente social nas políticas públicas, e através deste artigo fazer um levantamento a respeito da importância da estatística e dos indicadores sociais, para levantar dados e criar projetos para dar uma melhor qualidade de vida ao cidadão que não é respeitado, tendo vários direitos e esses mesmos, não se concluem por descaso do poder público.

2 – RELATO DO ARTIGO.

          Como relata o artigo o objetivo deste estudo, foi identificar se os assistentes sociais que atuam no em projetos sociais, voltados ao idoso e a criança e adolescentes em um certo município, utilizando os indicadores sociais no processo de gestão.

Os indicadores sociais são considerados como ferramentas que tem como propósitos: subsidiar as tomadas de decisões diante das prioridades na administração pública, com definições diante das reais demandas sociais, e proporcionar superação das disparidades sociais diante do desenvolvimento econômico, com investimentos que proporcionam um nível crescente de bem-estar social, o que atualmente traz como pré-requisito de exigência de gestão o monitoramento e avaliação, assim possibilitando mensurar os resultados e impactos diante da implementação da tal investimento público.

A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, tipo qualitativa de analise teórico empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica.

3 – ANÁLISE DESCRITIVA.

          A estatística e fundamental para os levantamentos de dados nos dias atuais, mas este conceito vem sendo usado desde a era pré-cristã como ferramenta na descrição de números em formas de taxas. Com o propósito de qualificar a população, é pertinente ao assistente social reconhecer a realidade social na qual está inserido, o que requer qualificar as principais taxas diante do diagnostico do território.

Já os indicadores sociais, é importante para subsidiar a definição de prioridades das políticas, programas, projetos sociais para a atuação cotidiana dentro do serviço social.

3.1 -  Os tipos de gráficos apresentados neste artigo são:

  • Gráficos em setores: Esse gráfico é elaborado com base em um círculo e utilizado toda vez que desejamos ressaltar o dado em relação ao total. O total é representado pelo círculo completo, que fica dividido em setores que representam cada uma dessas partes. Os setores são construídos de tal forma que suas áreas são respectivamente proporcionais aos dados da série. O gráfico em setores deve ser preferivelmente empregado quando há, no máximo, sete dados, caso contrário o gráfico fica muito carregado de informação, de modo que devemos então optar por outro tipo de gráfico.
  • Gráficos em barras horizontais e gráficos em barras verticais tipo coluna: Quando as legendas necessárias para a compreensão dos dados não são breves, usamos preferencialmente em barras horizontais. Nesses tipos de gráficos, os retângulos tem a mesma base e as alturas são proporcionais ao valor quantitativo dos dados. A ordem a ser respeitada é a ordem cronológica no caso de series temporais e a série for geográfica ou categórica.

3.2 – As principais informações disponíveis no gráfico III.

 “ Dos entrevistados, 80% estudaram indicadores sociais em sua graduação e creca de 60% tiveram gestão social.

  • “ Tive indicadores sociais, mas sem profundidade” ( ASSISTENTE SOCIAL entrevistada número 3 )
  • ” Estudei indicadores sociais, mas foi muito rápido.” ( ASSISTENTE SOCIAL entrevistada número 4 )
  • “ Estudei gestão social na disciplina de planejamento” ( ASSISTENTE SOCIAL entrevistada número 4 )

Embora o gráfico evidencie que 80% tiveram indicadores sociais na graduação, as falas revelam que a abordagem ao tema não se esgota nesse período, o que nos remete a outra discussão, relacionado à atualização profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com