TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual quarto semestre

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

1 - INTRODUÇÃO

O objetivo deste projeto de pesquisa se baseia na desestruturação familiar, em vista ao aumento do consumo de álcool e outras drogas, buscando juntamente com outros órgãos de Assistência Social reunidos implantar medidas sócio educativas e sócio assistenciais com o objetivo de melhorar o relacionamento familiar através da educação e juntamente proporcionar um ambiente seguro para as crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

2 – Delimitação e Formulação do problema.

Pesquisa relacionada às dificuldades que as crianças de hoje em dia enfrentam devido ao abuso de álcool e outras drogas de seus respectivos pais e responsáveis.

Possíveis levantamentos de reconstrução e ou restituição destas famílias.

3 – Formulação dos objetivos Geral e Específico.

Pretendemos alcançar com este trabalho de pesquisa, buscar uma solução para o assunto que vemos todos os dias nos noticiários e pessoalmente nas ruas, muitas crianças vivem nas ruas, quando paradas e questionadas, a maioria responde que resolveram morar nas ruas por que seus pais e/ou responsáveis usam drogas, bebem e depois essas crianças sofrem agressões sem terem feito nada, e por isso ficam cansadas desta brutalidade e resolvem abandonar seu lar.

Pretendemos buscar soluções, e se já existem projetos que trabalham em cima deste tema, cita-los e que possam servir de referencia para outras localidades no Brasil.

4 – Justificativa.  

A intenção do projeto como citado acima, é criar centros de referencias, ou identifica-los, para que possa se não acabar diminuir desestruturação familiar devido ao consumo de álcool e/ou outras drogas, para que essas crianças vitimas não só de agressão mas também de abuso sexual, possam ter uma vida digna e futuramente constituir uma família saudável quando adulta.

5 – Metodologia.

Há conhecimento de que a violência doméstica relacionada ao abuso de substâncias psicoativas são comuns em pacientes atendidos no sistema de saúde. No entanto, apesar destes problemas acarretarem graves sequelas físicas e psicológicas, não são diagnosticados de forma adequada. 

Artigo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria revisou os estudos atuais sobre a relação entre a violência doméstica e uso de substâncias psicoativas e quais as prevalências destes problemas e suas consequências para a saúde de crianças, adultos e idosos. O artigo discutiu também sobre os desafios enfrentados por médicos clínicos para a detecção, avaliação e encaminhamento das vítimas. 

Segundo os pesquisadores, o uso de substâncias (por quem pratica, pela vítima ou por ambos) está envolvido em mais de 92% dos episódios relatados de violência doméstica. O álcool age frequentemente como um desinibidor, facilitando a violência. Os estimulantes, tais como a cocaína, o crack e as anfetaminas, estão também envolvidos com frequência nos episódios de agressões, reduzindo o controle dos impulsos e aumentando os pensamentos paranoicos (persecutórios). 

Com relação ao abuso infantil, foi relatada uma forte associação entre o abuso sexual e físico em mulheres na infância e o desenvolvimento posterior de problemas com uso de drogas. Crianças vítimas de negligência apresentam risco mais elevado de desenvolver problemas com o uso de drogas, perpetuando, desse modo, um ciclo sempre crescente de violência/negligência. 

Foi destacada ainda, a importância de que os profissionais de saúde mantenham sigilo com relação às informações prestadas pelos pacientes, que na maioria das vezes apresentam-se imbuídos de medo, vergonha e estigma. Outro aspecto ressaltado é a necessidade da rede de assistência estar articulada, de modo a facilitar o acesso do paciente a instituições que prestem auxílio às vítimas de violência doméstica, tanto para realização de denúncias e encaminhamentos para abrigos, quanto para tratamentos de dependência de substâncias psicoativas (grupos de ajuda mútua e de apoio). 

As autoras concluíram que os estudos existentes sobre o tema variam extensamente, dependendo das definições e da metodologia adotadas. Mesmo assim, a pesquisa esclareceu como os profissionais de saúde compreendem a violência doméstica e as suas conexões com o uso, o abuso e a dependência de substâncias psicoativas.

 

Fonte: Revista Brasileira de Psiquiatria, 27(Supl. II):S51-5, 2005. 
Fonte: Zilberman, ML; Blume, SB. 

6 – Revisão Bibliográfica.

Como destacamos no item 4, este artigo acima as autoras Zilberman, ML; Blume, SB. Relatam que o álcool e um desinibidor facilitando a agressão às crianças, e consequentemente as drogas também levam a essa agressão, crianças abusadas devido ao uso de drogas e/ou álcool tem um fator chamativo, ainda crianças e mesmas quando adultas tem uma grande chance de se tornar usuária de drogas causando um problema posterior que continuarão a serem abusadas oferecendo seu corpo para poder conseguir consumir a droga.

Muitas destas crianças, adolescentes e ate mesmo adultas acabam se engravidando e entram no quadro de negligência, pois não tem tempo para cuidar de seus respectivos filhos, que acabarão sendo deixados de lado devido da mãe ser dependente de drogas e consequentemente se sobreviverem a essa situação provavelmente também serão abusadas e/ou agredidas se não por seus familiares será por outras pessoas pois estarão sem cuidados da mãe ou responsável, tornando assim um ciclo sem resolução.   

 7 – Cronograma da Pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com