TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho unopar 2 semestre

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.221 Palavras (17 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 INFLAÇÃO.............................................................................................................4

2.1.1 TAXA DE JUROS...............................................................................................4

2.1.1.1 TAXA DE CAMBIO..........................................................................................5

3 MEDIDAS DESCRITIVAS........................................................................................6

3.1MEDIDDAS DE TENDENCIA CENTRAL...............................................................6.

3.1.1MEDIDA DE DISPERSÃO...................................................................................6

3.1.1.1TECNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILISTICA.........................................7

4 NUMEROS INDICES................................................................................................8

5 ETICA POLITICA E SOCIEDADES..........................................................................9

CONCLUSAO............................................................................................................11

REFERENCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir se resume no conhecimento administrativo que desenvolvemos neste semestre. Através das disciplinas trabalhadas, tivemos um conhecimento mais amplo das gestões administrativas, e a importância e o significado de dados presentes diariamente na rotina administrativas, e através das pesquisas efetuadas, podemos relacionar disciplinas aplicadas com a rotina e a importância da gestão moderna em uma empresa e no dia-a-dia das pessoas. Foi abordada a importância dos métodos e conceitos usados na relação com seus colaboradores para um desenvolvimento satisfatório na empresa, sabendo interpretar e analisar dados antes de cada tomada de decisão. Abordaremos também conceitos, técnicas e estratégias, aplicadas de forma ética e social dentro de uma organização.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 INFLAÇÃO

Dentro da economia inflação e um conceito que trabalha o aumento generalizado e continuado dos preços de bens, produtos e serviço. Isto demonstra o aumento dos preços sendo verificado na grande maioria dos bens , serviço e produtos e não apenas em um deles.Ha uma grande diminuição do poder aquisitivo , devido a vários fatores , um deles seria o rendimento do salário que não acompanha as alterações.

Outra causa que afeta diretamente a inflação no Brasil , é a emissão de papel moeda , feita pelo governo pra controlar gastos do Estado (informação adquirida durante aulas de micro e macroeconomia) Isso ocorre quando se gera um maior numero dinheiro em circulação , sem que sejam criadas riquezas ou aumento de produção. Nestes casos, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação. Outras causas da inflação estão relacionadas com o aumento exagerado do preço de um bem básico, como por exemplo, energia elétrica ou petróleo, ou ainda, pelo aumento ou excesso de consumo, aumentando a procura do produto e, consequentemente, o seu preço.

Conseguimos visualizar exemplos deste crescimento todos os dias , em Midas digitais , escritas e televisivas. O site G1 Economia - 27/09/2013 notifica um crescimento considerável da inflação no segmento de aluguel , índice que é medido através do IGP-M. (http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/inflacao-do-aluguel-acelera-para-150-em-setembro-diz-fgv.html).

2.1.1 TAXA DE JUROS

Na economia e nas finanças , o conceito de juros diz respeito ao custo de um credito ou rentabilidade das poupanças (permite saber quanto rende uma poupança). Trata se , por conseguinte de um termo que permite fazer alusão ao valor, à utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.

O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se acumulam a este para produzir os juros que correspondem ao período posterior. Ora, o juro simples gerado pelo capital investido será igual em todos os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alterações.

O juro composto, em contrapartida, permite que os juros obtidos, sempre que vence o período de investimento, não sejam retirados, mas sim repostos e cumulados ao capital principal (capitalização dos juros).

Podemos verificar um exemplo da variação da taxa de juros no pais através do site UOL Economia , em noticia publicada no dia 29/09/2013 , que relata um crescimento enorme na taxa de juros para compra de veículos no pais , números incríveis que podem chegar ate 389% . Segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). O percentual mais baixo é 10,65% ao ano, enquanto o mais caro é de 52,06% ao ano. (http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/09/29/taxa-de-juros-para-compra-de-veiculos-varia-ate-389-compare.htm)

2.1.1.1 TAXA DE CAMBIO

Taxa de cambio é o preço de uma moeda estrangeira, medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra.

Pensando sempre do ponto de vista do banco, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira (a um importador, por exemplo), enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada (por um exportador, por exemplo).

Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um país para outro, quase invariavelmente temos de mudar a unidade de conta do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com