TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM ESTUDO DE CASO: KÁTIA LIMA

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  3.766 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA UNAES II

EDUARDO FELIPE REGOS

RA: 9911157663

RONYSON S. SANTOS

RA: 8825310412

ARTHUR RIEDO DE SOUZA

RA:1363485052

ATAIR APARECIDO GONÇALVES

RA:7249596582

ESTUDO DE CASO: KÁTIA LIMA

CAMPO GRANDE MS

EDUARDO FELIPE REGOS

RONYSON S. SANTOS

ARTHUR RIEDO DE SOUZA

ATAIR APARECIDO GONÇALVES

ESTUDO DE CASO

KÁTIA LIMA

[pic 1]

CAMPO GRANDE, MARÇO DE 2016

Introdução: 

''Kátia Lima, após sua formatura no curso de Administração, foi promovida a Chefe de Caixas do Banco Geral do Brasil (BGB).Um ano depois, seu tio, Jerônimo, faleceu deixando sua tia Clara sozinha para cuidar da loja “Lima Cópias e Imagens” situada no centro de Novo Hamburgo. A tia Clara lhe fez a seguinte proposta: “Não tenho condições de gerenciar a loja, quero que você assuma o negócio, ficando com 50% do lucro do ponto.” Após avaliar que o banco não lhe apresentava grandes perspectivas e a loja possuía uma boa estrutura, um bom volume de cópias, 10 funcionários e era bem localizada, Kátia assinou um contrato de 2 anos com sua tia. Depois de 1 mês gerenciando a empresa, Kátia identificou problemas (...)'' 
Serão citadas possibilidades para resolver os problemas vindos da falta de administração do comércio gerenciado por Kátia. 

Desenvolvimento: 

Neste caso dado é visível, principalmente, a falta de planejamento e organização. O primeiro e mais importante passo é saber o ponto de equilíbrio da loja, o que pode ser mudado para que tudo ocorra como o novo planejamento. 
Um dos principais objetivos é cortar gastos para poder investir em coisas que tragam retorno para a loja, como por exemplo, distribuir panfletos ao público em geral e divulgação na internet principalmente em redes sociais, que auxiliarão então na fidelização de novos clientes.
Observar cada um dos 10 funcionários de acordo com a postura e deixar cada um deles com uma tarefa especifica na loja de forma que aumente a  produtividade, pois 10 funcionários é um numero relativamente grande, e  se cada um deles não souber o que tem que fazer diariamente, ao invés de ajudarem, acabam um atrapalhando ao outro em vários quesitos. 

  1.  A concorrência que é um fator a ser vencido trata-se de um problema que tem seu lado ruim em questão de clientela, e seu lado bom, pois sem concorrência pode não existir um incentivo e vontade na melhoraria dos produtos e serviços. Como foi visto no caso de Kátia, sua loja tem como principal concorrente a ''Copy Star'', que se encontra instalada há 3 quadras ao lado e que possui uma rede nacional e especializada no ramo. Neste caso, primeiramente deve-se checar quais são os pontos fortes e fracos, tipo de serviços oferecidos, produtos, preços e quais são as condições que façam com que sejam requisitados.
  2. Para melhoras os lucros uma possível solução seria incrementar novos serviços, como uma nova papelaria, aumentando o lucro ao decorrer da implementação destes e também lançar promoções, como por exemplo, a partir de 100 cópias, diminuir o valor de R$0,10 para R$ 0,07 centavos.
  3. Tratando-se dos clientes inadimplentes. O primeiro passo, nesse sentido, é analisar a carteira de clientes em atraso com calma, pois existem clientes que querem e não podem pagar, bem como os que clientes que podem e não querem pagar. E esses dois perfis de cliente não merecem receber o mesmo tipo de negociação. Entende-se então que Kátia deve amigavelmente fazer acordo com os maus pagadores, reajustando para mais ou para menos os valores de acordo com a necessidade de cada um e, no caso dos clientes que já fecharam suas portas uma opção seria  oferecer proposta de permutas tendo em vista que provavelmente estes seriam os que mais teriam dificuldades em quitar a sua dívida. 
  4. No que se refere a Júlio, a melhor solução seria dar um pequeno reajuste em seu salário, ou uma porcentagem no lucro líquido da loja e disponibilizar um dos outros funcionários para lhe dar assistência de forma que se ele voltar a ficar insatisfeito com o salario, seu assistente possa substituí-lo. Sabendo-se que Júlio é um funcionário especializado em editoração eletrônica e que tem um trabalho diferenciado, crucial no trabalho do dia-a-dia da loja, conclui-se que sua saída a curto prazo traria prejuízos a loja, logo, não seria uma boa opção.

Conclusão: 
Conclui-se que a partir dos princípios apresentados que Kátia pode reerguer a loja com determinação, através de medidas como: redução da quantidade de funcionários, negociação com os clientes inadimplentes, investimentos mais vantajosos em relação a concorrência, trazendo assim, possíveis lucros ao decorrer das ações apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com