TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E OS CURSOS SUPERIORES- PARA ALÉM DA UNIVERSIDADE

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.317 Palavras (14 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 14

FILOSOFIA E OS CURSOS SUPERIORES- PARA ALÉM DA UNIVERSIDADE

Cledir Aparecida Gottwitz[1]

RESUMO: Este artigo procurou mostrar a importância da filosofia na vida acadêmica, social e profissional das pessoas, na formação do ser humano, que essa vai além dos bancos universitários, pois essa possibilita uma visão de mundo mais ampla, saindo assim do senso comum para um visão mais significativa que ajuda na compreensão de novas maneira de se viver a vida, tanto profissional como pessoal, a disciplina de filosofia no ensino superior também ajuda na fundamentação da profissão que os acadêmicos escolheram, a metodologia empregada nesse artigo é descritivo-interpretativo, onde tentou-se não só pontuar os conceitos, mas também interpretá-los de modo a relacionar a filosofia em sua  maneira de viver e da sua importância nos cursos superiores.

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia. Ensino Superior. Vida Humana.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a pretensão de apresentar de forma sucinta a importância da filosofia nos cursos de graduação, de como podemos ter a filosofia como aliada para o crescimento intelectual e profissional dos acadêmicos, desenvolvendo nesses a capacidade de transformar a realidade através de novas formas de pensar e agir na vida profissional e social, com o objetivo de possibilitar assim a compreensão da disciplina de filosofia no ensino superior.

Sendo esse de grande importância para a contemporaneidade, pois ajuda a esclarecer o quanto à filosofia pode nos ensinar e ajudar e o quanto ela pode ser útil à vida prática. Tal investigação demonstra que a filosofia não existe simplesmente para compreender o mundo (embora seja necessário compreendê-lo), mas para aprender a viver.

Aprender a viver e amar, as escolhas e caminhos que escolhemos. E saber como viver de forma capaz de transformar a realidade das pessoas, em busca de novos horizontes. Para que a universidade não seja somente um lugar de saberes técnico.

E o que faz isso ser possível é a capacidade de reflexão filosófica, que torna-se relevante no caso de toda formação profissional. A capacidade de pensar de forma integrada é imprescindível na formação profissional, para não corrermos o risco de se transformar essa em mera habilitação técnico-operacional, vazia de significado humano.

A formação humana é algo que devemos conceber como uma maneira aprimorada do existir, e está presente de maneira muito concreta e objetiva na maturidade intelectual das pessoas.

 O conhecimento é o instrumento que a espécie humana tem para dar sentido a sua existência, e ser constituído pelos próprios homens.

A filosofia

.

A própria palavra filosofia é composta por uma combinação que defini seu significado como, philo: amizade e sophia: sabedoria, em grego, pbilosophía,  é o amor ou a busca da sabedoria, isso nos mostra o quanto ela pode ser importante na vida das pessoas, fato que norteou toda a história da humanidade bem como alicerçou o surgimento de todas as outras áreas do conhecimento humano.

Filosofia é a decisão de não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, "as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido". (Marilena Chauí).

A Filosofia não é ciência: é uma reflexão crítica sobre os procedimentos e conceitos científicos. Não é religião: é uma reflexão crítica sobre as origens e formas das crenças religiosas. Não é arte: é uma interpretação crítica dos conteúdos, das formas, das significações das obras de arte e do trabalho artístico. Não é sociologia nem psicologia, mas a interpretação e avaliação crítica dos conceitos e métodos da sociologia e da psicologia. Não política, mas interpretação, compreensão e reflexão sobre origem, a natureza e as formas do poder. Não é história, mas interpretação do sentido dos acontecimentos enquanto inseridos no tempo e compreensão do que seja o próprio tempo. Conhecimento do conhecimento e da ação humana (Chauí, 2000, p.16).

A ciência é um saber que explica muitas e variadas coisas, uma explicação baseada na experiência empírica, mas não consegue dar respostas a todas as indagações do homem. Dessa maneira, a educação científica é algo indispensável para a nossa vida, mas não pode ser a única maneira de lermos a realidade.

A filosofia não se dá apenas em buscar as respostas, mas também na formulação de novas perguntas, no estímulo de não se satisfazer apenas com o que nos é dado, mas sempre de buscar mais, de procurar sempre saber mais, de não aceitar a primeira impressão dada. De “bater de frente” com opiniões e verdades imposta pela sociedade, pelo mundo, buscar saber o porquê? O como? O que é? Não saber apenas as respostas, saber fazer as perguntas também. Fazer as pessoas pensar, possuir um senso crítico, saber indagar as questões que estão impostas a ele, para com isso também saber formular suas respostas a diferentes assuntos colocados pela sociedade.

É o que distingue a sabedoria da filosofia, que seria antes um saber pensar. Mas a filosofia só tem sentido na medida em que nos aproxima da sabedoria: trata-se de pensar melhor para viver melhor, e somente isso é filosofar de verdade. "A filosofia é aquela que nos instrui para viver", escreve Montaigne. (COMTE-SPONVILLE, André, 2002,p.136)

Tornar pessoas com senso crítico e avaliativo, pessoas com atitudes, com reflexão sobre as ações do seu dia-a-dia, reflexão sobre seu próximo, saber conviver em sociedade, compartilhar de idéias e teorias, de saber aceitar e de discutir sobre diferentes idéias, ampliar sua visão para o mundo que esta de portas abertas para que possamos conhecer.

Verdade, pensamento, procedimentos especiais para conhecer fatos, relação entre teoria e prática, correção e acúmulo de saberes: tudo isso não é ciência, são questões filosóficas(Chauí, 2000, p.11).

O pensamento humano que transcorre a história ainda na Grécia antiga nos primeiros séculos antes de Cristo, através dos pensadores dessa época nos trazem maneiras para compreender a filosofia acerca da vida humana e seus reflexos para a vida. Aristóteles por exemplo, descreve que o objetivo da vida humana é a felicidade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com