TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma investigação sobre o comportamento organizacional

Por:   •  19/4/2017  •  Abstract  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa a um órgão público: uma investigação sobre o comportamento organizacional

Roteiro da Pesquisa

Objetivos: Investigar sobre comportamento exigido (a organização) e comportamento emergente (grupo de trabalho) de um órgão público

Através de uma pesquisa pode-se ter um discernimento mais profundo de como ocorre às interações no ambiente de trabalho de um órgão público. A pesquisa tem foco no levantamento do comportamento exigido pela empresa e comportamento emergente do grupo em um departamento de uma empresa pública.

Passo 1: Contate a pessoa que você selecionou e marque um encontro. Explique porque você quer o encontro e dê uma estimativa de quanto tempo irá precisar.

Pontos que devem ser esclarecidos ao pesquisado antes da pesquisa

Explicar ao participante que se trata de um trabalho de disciplina e que não serão abordados temas de natureza confidencial. Poderão existir perguntas que o pesquisado não queira responder. O entrevistador compreende e respeita isto.

Não há a intenção de julgar a forma, a qualidade do departamento ou do órgão público. O objetivo é tentar compreender a interação do grupo na empresa pública. A empresa pública é vista pelo estudante como um laboratório.

Deverá ser estipulado o tempo de duração da pesquisa. Por isso, deve ser agendada previamente para que seja conduzida sob condições favoráveis.

Apesar da pesquisa exigir um tempo considerável, não é tempo perdido: a maior parte dos gestores podem achar essa experiência estimulante, que lhes permite revisar os processos do departamento.

Poderão ser pesquisadas mais pessoas (chefias, sub-chefias, servidores em geral) para que os dados sejam mais fiéis o possível.

Passo 2: Conduza a conversa

Se você e o pesquisado não se incomodarem, o uso de um pequeno gravador pode ser de grande ajuda depois. Lembre-se que você provavelmente irá aprender mais ao se comportar como um “ouvinte interessado”.

As perguntas a seguir devem ser entendidas como um roteiro geral. Cada grupo deverá adaptá-las às condições da área da empresa que está pesquisando.

Identificação da Empresa Pública

Setor de atividade:

Serviço público prestado:

Número de funcionários:

Cargos/pessoas pesquisados:

Roteiro de perguntas a serem pesquisadas:

Sistema formal (arcabouço normativo da empresa)

1. Que tarefas são exigidas pela empresa pública? O que as pessoas tem que fazer quando estão trabalhando? Como elas se sentem em relação às tarefas que são exigidas no trabalho?

2. Pela norma da empresa, quem tem que interagir com quem e o que essas relações e essas interações tendem a resultar no comportamento diário dentro da organização?

3. Que atitudes são exigidas pela empresa ao servidor? Essas atitudes provocam ressentimento ou entusiasmo?

Sistema emergente (interação e ações do grupo)

Sistema social

4. Como as pessoas se veem? Como essas visões se combinam para ajudar a explicar as escolhas feitas pelo grupo quanto à tomada de decisões, à produção, às relações mútuas, e assim por diante?

5. Por que alguns integrantes do grupo respondem de modo diferente ao mesmo conjunto de exigências e ao estilo de liderança?

6. Os antecedentes (cultura, valor) dos integrantes do grupo ajudam a explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com