TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor etico no contexto organizacional

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.489 Palavras (18 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 18

Indice

1. Introdução        

1.1 Objectivos        

1.1.1Geral        

1.2 Metodologia        

2. O conceito da ética organizacional        

2.1 Ética: conceitos e interfaces        

3. Ética Organizacional        

3.1 A diferenciação da ética e a moral        

4. Conclusão        

5. Referências Bibliográficas        

1. Introdução

O presente trabalho cujo tema é valor etico no contexto organizacional a noção de ética voltou a receber um emprego pleno como se a ela fosse atribuída uma capacidade mágica para resolver todas as problemas da nossa sociedade. Não há dúvidas de que ética é uma das soluções possíveis para elevação da sociedade e também do ambiente de trabalho. No entanto, para uma efetiva melhoria são imprescindíveis algumas mudanças de pensamento, de comportamento, a fim de que o discurso ético se infiltre e se consolide como prática constantemente buscada no grupo social.

Várias denominações são atribuídas e somadas ao termo ética para designar um segmento específico de estudo, ou de aplicação. Esse exagero provoca dificuldades no entendimento de algumas questões, porque também há divergências entre as concepções encontradas nos estudos disponíveis. Por sua vasta abrangência e pelas implicações que produz, o assunto não se esgotaria no espaço de um artigo. O que aqui se pretende é apresentar algumas caracterizações de ética e ética organizacional que contribuam para uma reflexão mais aprofundada e sirvam para sustentar a visão da necessidade de incentivo a uma postura ética no ambiente organizacional –, com ênfase nas possibilidades de atuação dos profissionais de comunicação organizacional e relações públicas.

1.1 Objectivos

1.1.1Geral

Analise de valor etico no contexto organizacional.

1.1.2 Objectivo Especificos

  • Dar entender o conceito da ética organizacional nas organizações;
  • Analisar o contexto ético organizacional;
  • analisar a diferenciação da etica e da moral dentro das organizações;

1.2 Metodologia

A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho foi busca dos conceitos essenciais à luz de vários autores, sendo feita através de uma pesquisa  da internent.

2. O conceito da ética organizacional

A ética organizacional é uma forma de ética aplicada. O seu objectivo é incutir um sentido nos gestores e colaboradores de determinada organização sobre como devem gerir e realizar o seu trabalho com responsabilidade. Devido ao facto do termo ética não ser utilizado da mesma forma em todos os contextos internacionais, são várias as empresas que optam por reformular o seu conceito de ética nos negócios denominando-o como integridade, boas práticas de negócio ou conduta eticamente responsável.

2.1 Ética: conceitos e interfaces

A ética está presente no dia-a-dia porque está intrinsecamente relacionada ao entendimento dos atos, da adoção de valores, das tomadas de decisão e da avaliação das conseqüências de atitudes. A ética não pode ser reduzida simplesmente a uma estratégia empresarial. A ética deve ser uma atitude da organização estabelecida pelas ações organizacionais e aplicada nos relacionamentos com todos os públicos. A ética confere um direcionamento ao agir humano, porque dispõe, no imenso corpo de textos filosóficos que dela tratam, os princípios que ajudam o homem exercer sua autonomia frente a situações que exijam posicionamentos. A ética não é um roteiro, pelo contrário, o homem é livre para fazer suas escolhas a partir de princípios que regem (ou deveriam reger) o seu agir. A ética proporciona as razões para determinadas escolhas, exigindo uma reflexão a respeito dos princípios fundamentais que criticam ou legitimam o agir humano. Pode-se dizer que a ética “é um conjunto de normas, princípios e razões que um sujeito compreendeu e estabeleceu como diretriz de sua conduta” (CLAVO, 2008, p. 120).

O estudo da ética define-se também como “um conjunto de referências, princípios e disposições voltados para a ação, para balizar as ações humanas entre o supostamente correto e o incorreto, o supostamente bom e o mau, o supostamente justo e o injusto” (CASALI, 2008, p. 53).

Para Matos (2008, p. 28), a ética é “a ciência do bem comum. Implica preservar a dignidade humana, a liberdade, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos. Sem uma ética mínima não há grupo sustentável”.

Não se pode cultivar uma ética decorrente de cerceamento, com o indivíduo adotando um comportamento ético apenas porque está sendo vigiado, ou porque precisa seguir as normas estipuladas. A ética é muito mais complexa e envolve a essência do agir humano em busca do entendimento das próprias atitudes do bem para si e para os outros.

Segundo Passos (2006, p. 98) alerta para o cuidado com a redução da ética a aspectos normativos e justifica que “as normas e os códigos devem ser considerados apenas como meios, como orientadores, e não como um fim em si mesmos”. As normas servem para orientar o indivíduo a refletir a respeito das suas decisões.

Na linguagem informal, os termos ética e moral são utilizados como sinônimos: abrangem as normas e princípios que ditam o comportamento humano e são expressos por meio de valores. “A ética consiste no estudo racional e sistemático da moral. Enquanto esta constitui a variável concreta, a ética representa o aspecto abstrato e teórico da mesma”

3. Ética Organizacional

A ética ganhou destaque nas últimas décadas devido aos impactos da globalização, ao papel da imprensa, à postura da sociedade em exigir seus direitos, ao código do consumidor, às exigências estabelecidas pela governança corporativa, às exigências dos mercados internacionais. Ou seja, muitas vezes o ambiente organizacional sofreu pressões externas para se adequar às novas reivindicações de seus públicos. Assim, passou-se a estudar e a empregar a ética empresarial como uma das vertentes da ética aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com