TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valorização Humana Organizacional

Por:   •  16/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.809 Palavras (20 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Valorização Humana Organizacional

MBA Gerenciamento em Departamento Pessoal

Janaina Vieira Alves Hayashi      RA: 7168180209-7

Janayna Aparecida Tristão          RA: 7168180199-6

Jessica Ribeiro Sobral                 RA 7168180207-5

Marcia Gomes dos Santos          RA: 7168180188-5

Michelle Arrivabene Cerimelli      RA: 7168180192-8

SÃO PAULO 2018

SUMÁRIO

        

1 ORIGEM DA PSICOLOGIA        3

2 PSICOLOGIA        5

2.1 POSSÍVEIS ATUAÇÕES DA PSICOLOGIA        5

3 OS TIPOS DE PSICOLOGIA        7

3.1 PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL        7

3.2 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO        7

3.3 PSICOLOGIA DE TRÂNSITO        8

3.4 PSICOLOGIA JURÍDICA        8

3.5 PSICOLOGIA ESPORTIVA        9

3.6 PSICOLOGIA CLINICA        9

3.7 PSICOLOGIA HOSPITALAR        10

3.8 PSICOPEDAGOGIA        10

3.9 PSICOMOTRICIDADE        11

3.10 PSICOLOGIA SOCIAL        11

3.11 NEUROPSICOLÓGICA        11

4 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL        13

5 VALORIZAÇÃO HUMANA        15

6 VALORES ORGANIZACIONAIS        17

6.1 OS VALORES HUMANOS NA ORGANIZAÇÃO        17

    6.2 CASOS .........................................................................................................................18

7 O PAPEL DO LÍDER NO DESENVOLVIMENTO        20

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23

        

1 ORIGEM DA PSICOLOGIA

Psicologia não surgiu diretamente como uma ciência. Ela começou como um ramo da filosofia e continuou por cerca de 2000 anos antes de emergir como uma ciência.

Psicologia começou como resultado da curiosidade dos cosmólogos para entender sobre as experiências místicas e atividades de pessoas e eventos. Estes incluem as suas experiências na vida, sonhos, vida materialista, os impulsos que têm e peculiaridades no comportamento das pessoas em diferentes situações.

A palavra Psicóloga foi formada de duas palavras gregas: ‘psique’ (alma) e “logos” (estudo). Por alma, entende-se o princípio subjacente de todos os fenômenos da vida mental e espiritual.

A Psicologia tem uma grande relação com a Filosofia (trabalho com as ideias) e Fisiologia (estuda o sistema nervoso) e a psicologia procura entender como estas ideias ocorrem no cérebro.

As ideias modernas sobre mente e seu funcionamento foram derivadas da filosofia grega. Esta ideia fornece uma base para entender a psique humana até hoje. Os outros filósofos gregos notáveis são Hipócrates (460-370 aC), Sócrates (469-399 aC), Platão (428 / 7-348 aC) e Aristóteles (384-322 aC). Sendo em destaque os mais preocupados com o que envolviam a alma: Hipócrates, Platão e Aristóteles.

Hipócrates, conhecido como o pai da medicina, classifica as pessoas em 4 tipos com base nos humores corporais, fleumático (fleuma), sanguíneo (sangue), melancólico (bile negra) e colérico (bile amarela) Sócrates reconhecia a mente também, além da alma.

Além disso, seus alunos Platão e Aristóteles reforçaram e continuaram a ideia de Sócrates. No entanto, eles não têm muita crença na existência da alma. Então, eles enfatizaram a capacidade de raciocínio do homem e chamaram o ser humano de animal racional.

Platão estava mais interessado em saber o papel da mente no controle do comportamento humano, mas ele não poderia esclarecer sua dúvida de forma satisfatória. Dualismo de Platão foi largamente superado por seu aluno Aristóteles, que reuniu pensamento psicológico com os estudos naturais e restaurou a sua estreita ligação com a biologia e medicina. Ele transmitiu a ideia da inseparabilidade da alma e do corpo vivo.

Ele levantou a hipótese de que a mente é o resultado das atividades psicológicas, esta suposição era acessível para verificação por causa de sua base científica. É verdade que o cérebro controla nossas experiências e comportamentos conscientes. Então veio um filósofo francês chamado René Descartes (1596-1650), que postulou a existência da alma como uma entidade separada que é independente do corpo.

Ele afirmou que o processo de duvidar é a prova de existência da alma. (Cogito ergo sum – penso, logo existo). Em outras palavras, a alma deve existir em mim, porque eu posso pensar, e pensar é a principal função da alma.

À medida que a perspectiva científica foi desenvolvida, filosofia começou a perder sua importância, assim também a alma. Em seguida, a psicologia foi definida como “o estudo da mente’. A palavra mente era menos misteriosa e vaga do que a alma e, portanto, esta definição foi continuada por algum tempo. A Psicologia manteve ligada a Filosofia por muito tempo dos antigos gregos e atravessou séculos até chegar ao século XIX.

Só virou uma disciplina independente no final do séc. XIX na universidade de Leipzig fundada por Wilhem Wurdt, primeiro laboratório de psicologia experimental (1859).


2 PSICOLOGIA

A primeira coisa que nos vem à mente quando falamos de Psicologia é um profissional com o paciente deitado em um divã ou talvez pessoas malucas fazendo experiências com ratinhos em laboratórios.

[pic 1]        ou        [pic 2]        

2.1 POSSÍVEIS ATUAÇÕES DA PSICOLOGIA

Sobre as áreas de atuação da psicologia, pesquisando no Conselho Federal de Psicologia encontrei a Resolução 13/2007, que regulamenta e descreve a existência das seguintes áreas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (368.8 Kb)   docx (304.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com