TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade da terceirização do recrutamento e seleção

Por:   •  27/6/2017  •  Ensaio  •  3.327 Palavras (14 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 14
  1. TEMA

 A viabilidade da terceirização do Recrutamento e Seleção.

  1. PROBLEMA

Como identificar um talento que se enquadre a um determinado cargo e que atenda às expectativas de uma organização? Essa é a pergunta feita constantemente por inúmeros profissionais de Recursos Humanos e gestores de organizações de qualquer porte. E cada vez que essa indagação surge no ar outras questões aparecem, formando-se um ciclo permanente em virtude das constantes mudanças que ocorrem no mercado e das tendências que precisam ser acompanhadas a cada dia.  

O mercado depara-se com uma permanente disputa para a captação de talentos, porém a escassez de mão de obra qualificada no mercado, decorrente de um sistema educacional ruim, profissionais com ausência de conhecimento de outros idiomas, desinteresse do profissional por adquirir novos conhecimentos dificulta esse processo de captação.

  1. HIPOTESE

Terceirizar a atividade de recrutamento e seleção é uma alternativa assertiva com melhor custo benefício, uma vez que empresas que prestam esses serviços possuem expertise para tal atividade.

Arriscar em realizar esse processo interno pode ser moroso e de grande custo, pois não se trata de uma especialidade da organização e mesma precisará de aperfeiçoar uma atividade, desviando seu verdadeiro foco.  

  1. JUSTIFICATIVA

Sabe-se que o capital intelectual de uma organização é muito importante. A escolha do profissional que passará a integrar uma empresa é um processo difícil e delicado, e quando essa escolha é realizada incorretamente, pode acarretar sérios problemas prejudicando, assim os objetivos organizacionais.

Em contrapartida, quando a decisão de inserir um novo integrante na equipe é realizada de forma assertiva, as atividades de uma determinada empresa são executadas com mais precisão e qualidade, uma vez que são as pessoas que executam a maioria das atividades de uma organização. São pessoas que pensam e tomam decisões acertadas ou não, no entanto quando o processo de recrutamento e seleção é realizado adequadamente, muitos problemas são minimizados ou até mesmo eliminados.

A empresa em estudo optou por terceirizar essa atividade, permitir que entidades especializadas em escolher profissionais, façam essa escolha por ela, procurando minimizar os erros de captação de profissionais e, consequentemente, ganhar produtividade.

  1. OBJETIVO GERAL

Analisar o processo de terceirização do Recrutamento e Seleção da empresa “Tecnoloc” e identificar vantagens e desvantagens de tal procedimento

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Caracterizar a empresa pesquisada;
  • Discutir teoricamente o processo de recrutamento e seleção internalizado e terceirizado.  
  • Analisar como é o processo de definição da escolha do prestador de serviço que executa a atividade de recrutar e selecionar pessoas.
  • Identificar vantagens e desvantagens de terceirizar o recrutamento e seleção.

  1. METODOLOGIA

Lakatos e Marconi (2010, p.46), definem método como “conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista”.

No trabalho a ser desenvolvido a pesquisa será de natureza bibliográfica por ser utilizado bibliografias diferentes para o desenvolvimento do mesmo, será também de natureza descritiva, uma vez que o mesmo objetiva descrever as características de uma determinada empresa.

Pesquisa descritiva, inicialmente transmitem de que apenas descrevem uma situação, porém a mesma objetiva estabelecer relações entre varáveis analisadas e levantar hipótese para explica-las.  

Como o trabalho a ser desenvolvido possuirá apenas uma amostra, ou seja uma única empresa, será utilizado a técnica de estudo de caso, onde um problema especifico será analisado em profundidade, Gil (2009, p.54) “Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante outros delineamentos já considerados”.

A pesquisa será qualitativa e será executada por meio de uma entrevista com profissional responsável pelo setor de Recursos Humanos.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Esse referencial mostrar alguns conceitos de recrutamento, seleção de pessoal e terceirização.


  1. Recrutamento de pessoal

No trabalho a ser desenvolvido será utilizado alguns conceitos de recrutamento dos autores Pontes (2001), Gil (2009) e Chiavenato (2014) afirma que recrutamento é o meio de encontrar e atrair candidatos para vagas em aberto em uma organização. Pode-se dizer que ao denominar recrutamento de pessoal como “atração de mão de obra”, facilita a busca por candidatos no mercado externo.

Para Chiavenato (2014) o recrutamento tem como papel principal divulgar oportunidades de trabalho de uma organização no mercado.

Segundo Pontes (2001) o recrutamento pode ser realizado internamente onde os candidatos são recrutados na própria empresa, ou externamente quando os candidatos são recrutados do mercado de trabalho.

Pontes (2001) defende que um planejamento de pessoal é o primeiro passo para iniciar um processo de captação de profissionais e somente após a elaboração desse planejamento inicia-se o recrutamento e posteriormente a seleção. O autor afirma que um planejamento de pessoal consiste em estabelecer a quantidade necessária de vagas, análise de cargos (partindo do pressuposto que a empresa possui um catalogo elaborado com as descrições e especificações de cargos), abertura formal das vagas e levantamento de informações adicionais pertinentes as vagas em aberto (esse levantamento auxilia o recrutador, quanto às especificidades do cargo). Essa ferramenta é fundamental para assertividade da escolha de um profissional.

  1. Tipos de Recrutamento

O recrutamento, que poder ser realizado internamente ou externamente.

  1. Recrutamento interno

Será utilizado a bibliografia de Pontes (2001) que afirma que recrutamento interno é a valorização dos recursos humanos internos através de promoções ou transferências de funcionários dentro uma organização e possui como principal vantagem a valorização dos membros de uma empresa, estimulando, assim o nível de interesse dos profissionais levando-os a se capacitarem e desenvolverem melhor suas atividades almejando maiores oportunidades dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (205.9 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com