TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Gestão de Pessoas

Por:   •  6/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.369 Palavras (22 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        transparência e ética da empresa com o candidato no processo de recrutamento e seleção        5

2.1.1        Descrição de cargo, análise de cargo e perfil da vaga.        5

2.1.2        Fontes de recrutamento externo e o anúncio de emprego        8

2.1.3        A prática da devolutiva no processo de seleção        9

2.2        transparência e ética do candidato com a empresa no processo de recrutamento e seleção        9

2.2.1        Currículo como carta de apresentação profissional        10

2.2.2        Redes sociais e imagem profissional        11

2.3        TÉCNICAS DE SELEÇÃO TRADICIONAIS E INOVADORAS        11

2.4        PRECONCEITOS E FAVORITISMOS NO PROCESSO DE SELEÇÃO: ASPECTOS LEGAIS        13

2.5        AUDITORIA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        14

2.5.1        Planejamento de auditoria        15

2.5.2        Check list de auditoria do processo de recrutamento e seleção        15

3        CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS        18

ANEXOS        19

ANEXO I – CHECK LIST - AUDITORIA PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO        20

ANEXO II – Plano de Auditoria Interna        21



  1. INTRODUÇÃO

        De que maneira conseguir e manter pessoas com conhecimento, habilidades e atitudes para fazer o trabalho esperado e necessário dentro de uma organização? Essa é uma resposta difícil de ser respondida, uma vez que essa busca depende de vários fatores como, por exemplo: mão-de-obra qualificada, um recrutamento e seleção de excelência, assim como o monitoramento constante do mercado de trabalho, com o propósito de atrair e reter os colaboradores compatíveis para suas funções disponíveis.

        O fato é que muitas organizações brasileiras têm buscado por conta própria o aperfeiçoamento de seus profissionais, devido à falta de mão de obra especializada no mercado. Isso vem acontecendo porque muitos profissionais ficam acomodados e deixam de se atualizar. Já os profissionais que estão atuantes no mercado, porém defasados, podem ter a chance de serem requalificados pelas suas próprias organizações. E esta tem sido a escolha de muitas empresas Brasil a fora, pois tem permitido o alcance da qualificação desejada sem o descarte do colaborador no mercado. E mesmo diante de tantas dificuldades no país, o desenvolvimento socioeconômico contribuiu para o aumentou do nível de escolaridade da população ativa economicamente, assim como, permitiu que as empresas tivessem mais chance de se desenvolver. Logo, neste compasso, as empresas passaram a exigir um nível muito maior de qualidade, afinal as organizações atuam hoje num nível mais elevado do que décadas atrás.

        O mercado atual está em expansão e, aliado a isso, o momento tecnológico também faz com que as coisas mudem muito rapidamente, proporcionando uma verdadeira batalha no mercado de trabalho para captar os profissionais diferenciados, onde a oferta de melhores salários, pacotes de benefícios atraentes, o investimento em espaços de trabalhos agradáveis, horários flexíveis e a sensibilidade para as necessidades do colaborador funcionam como atrativos no meio dessa disputa. Afinal, de nada adianta ter o profissional certo se ele não estiver motivado ou tiver condições de executar um trabalho do nível que ele é capaz.

        Logo, as organizações têm buscado por profissionais multivalentes, ou seja, aqueles que possuam as competências técnicas e que ainda consigam ter uma visão ampla, capaz de enxergar a empresa como um todo, para solucionar ou, no mínimo, diminuir os problemas do dia-a-dia. O profissional almejado pelas organizações precisa ter conhecimento na área de atuação e contribuir com o aumento da produtividade, características e habilidades que estabeleçam relações interpessoais saudáveis. Este profissional precisa saber partilhar, flexibilizar, associar, integrar, iniciar, motivar, superar, e principalmente inovar.

        O presente trabalho tem como objetivo discutir os aspectos éticos na condução de processos de recrutamento e seleção de forma que seja possível colocar em prática as disciplinas estudadas no semestre.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. transparência e ética da empresa com o candidato no processo de recrutamento e seleção

        Em um processo de recrutamento e seleção é necessário que haja transparência de ambos os lados, uma vez que desta forma inviabiliza a expectativa frustrada, pois com as exigências as claras o candidato sabe o que se espera dele, bem como ele sabe o que esperar da empresa. Então, nesse contexto, os processos éticos para o recrutamento de pessoas trazem inúmeros benefícios para a organização e para os profissionais envolvidos, pois assegura o correto tratamento e a apreciação dos candidatos, além de serem conduzidos de forma sincera e firmativa. É possível ressaltar que organizações que prezam pela boa reputação tendem a ter mais facilidade na busca por bons profissionais, pois, normalmente, há vários candidatos com potencial esperando por uma chance. Justamente por isso é importante investir em políticas que reforcem essa reputação no mercado, como, por exemplo: A definição detalhada do perfil do profissional a ser contratado. Esta prática permite, ao iniciar um processo de recrutamento e seleção, a maior possibilidade de um processo positivo, excluindo a parcialidade e consolidando a ética. É preciso considerar as experiências e competências comportamentais, assim como os conhecimentos técnicos exigidos para a função que contribuirão para realização das atividades cotidianas. Habilidades como o relacionamento interpessoal, poder de persuasão e negociação, comunicação, equilíbrio emocional e liderança também devem ser levados em consideração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (317.2 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com