TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Brasileira

Por:   •  15/4/2018  •  Ensaio  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Arquitetura Brasileira

 

Renan Couto da Silva – RA:3047278568

Campo Grande – MS

10/10/17

Morada Dos Bais

1-Primeiro local a ser visita foi a morada dos Baís, onde consegui aprender e consegui identificar um obra eclética , com uma historia muito longa que traz , cultura e muito da historia da nossa cidade , de grandes nomes que passaram por ali. Ela foi a primeira obra da cidade com alvenaria e de dois pavimentos.

Um pouco sobre sua arquitetura, tem frontão grego  , os pináculos fazendo coroamento com inspiração nas cornijas. Um dos fatores de ser ecletismo e porque tem arcos ( que serve para Pombo).E ainda se encontra pinturas da Lídia Baís nas paredes.

Osvaldo Cruz

2- Atualmente chamada de escola Osvaldo Cruz , e também uma arquitetura Eclética porque tem elementos clássicos em sua arquitetura. Um pouco sobre arquitetura , Com porta centralizada de madeira, Arquitrava e cornija e Compoteira na parte de cima , um quadrado em cima do frontão triangular. Um pouco da estética  na base o embasamento mais simples elemento limpo e a cornija , no corso moldurado tem capitel da ordem toscana , moldura de verga.

Mercadão

3- Mercadão e uma obra bem antiga de Campo Grande , já passou por algumas Reforma , mas sua estrutura ainda continua a mesma com o Vão de madeira , fazendo um arco de ponta a ponta. Foi usado a madeira porque na época não tinha mão de obra para concreto armado e alvenaria , mas já existia essa tecnologia.

4- Um pouco da 7 de setembro , uma rua com com varias arquiteturas antigas ainda em perfeito estado , e umas nem tanto , a onde podemos obervar o estilo de forro nos beirais que era usado antigamente que era com telas e madeira. Ali na esquina onde se encontra um restaurante hoje , nela tem um , desculpe o termo ( brise , pergolado ) em balanço onde para época era uma revolução.

Salvador

Salvador com uma arquitetura que tem um pouco da artdeco e eclética também, tinha detalhes de arquitrava , cornijas , mas tento também um estilo mais rustico, desenhos que rementia a bloco de concreto mas não era, na época ainda não existia esse tipo de construção.

Hotel pousada

Ali onde se encontra o hotel pousada , no fundos do estacionamento do alemão , tem uma arquitetura bem interessante , com capitel , espiras na colunas, balaústras, nele já se encontrava um pouco da arte Decô , Curvas com inspiração em Decô na varanda

Maçonaria

Pulando um pouco , fomos para maçonaria , onde se encontra mais uma obra eclética, mas entrando na arte decô , Um diferencial que tem nela e seus pináculos quadrados , nunca antes visto. A maçonaria era a antiga prefeitura de Maracaju , nos arquitetos temos um intimidade com os maçons , pelo mesmo modo de pensar e de agir , de se apropriar do seus projetos.

Casa do artesão

.

Na casa do artesão onde a gente quase ficou famoso e foi para mídia , lá oberávamos mais uma arquitetura bem eclética . feita em cal e areia, com ladrilho Hidráulico, com sua estrutura de telhado inteira em madeira , cortada a machadada ,que podemos ver ate onde foi cortado . A casa do artesão foi o primeiro bando do brasil da cidade , hoje é um monumento tombado.

 

Para finalizar fomos em uma construção onde hoje é uma autoescola e la encontramos mais ladrilhos hidráulico pelo estabelecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com