TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura de Computadores

Por:   •  7/5/2017  •  Artigo  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 5

Impacta

Prof. Anselmo

1 Assinale a opção correta.

A) A hierarquização da memória cache em múltiplos níveis prejudica seu desempenho.

B) A localidade é a tendência do processador, ao longo da execução de um programa, referenciar instruções e dados na memória secundária localizados em endereços próximos.

C) A localidade é o endereço de um programa que referencia instruções e fluxos na memória principal.

D) A memória cache é uma memória volátil de menor velocidade e com grande capacidade de armazenamento.

E) A memória cache é uma memória volátil de alta velocidade, porém com pequena capacidade de armazenamento.

2 - Assinale a opção correta relativa a características das arquiteturas RISC e CISC.

A) CISC: instruções executadas pelo hardware. Instruções em diversos formatos. Instruções com poucos modos de endereçamento. Pouco uso da técnica de pipelining.

B) RISC: muitas instruções. Instruções executadas pelo hardware. Instruções com formato fixo. Instruções utilizam múltiplos ciclos. Arquitetura com poucos registradores.

C) RISC: poucas instruções. Instruções executadas pelo hardware. Instruções com diversos formatos. Arquitetura com poucos registradores. Pouco uso da técnica de pipelining.

D) CISC: instruções executadas por microcódigo. Instruções com formato fixo. Instruções com diversos modos de endereçamento. Arquitetura pipelining.

E) RISC: poucas instruções. Instruções executadas pelo hardware. Instruções com formato fixo. Instruções utilizam poucos ciclos de máquina. Arquitetura com muitos registradores.

3 - São tipos de memória utilizadas nos computadores e classificadas como não-voláteis.

A) FPM, DDR3, EEPROM, EDO.

B) FPM, Flash, EEPROM, DRAM.

C) DDR3, EPROM, SRAM, Flash.

D) ROM, EEPROM, Flash, PROM.

E) EDO, FPM, Flash, EPROM.

4 - A maioria dos microcomputadores atuais utiliza processadores de 64 bits. Comparando o desempenho destes com os processadores de 32 bits conclui-se que:

a) os de 64 bits podem ser mais rápidos que os de 32 bits porque têm 64 linhas de endereçamento de memória, em vez de 32, tendo, portanto, maior capacidade de memória;

b) a velocidade de processamento depende exclusivamente da velocidade do “clock”, independente do número de bits do processador;

c) mesmo operando com a mesma velocidade de “clock”, os processadores de 64 bits podem ser mais rápidos que os de 32, porque têm capacidade de processar dados de 64 bits por vez, pois tanto seus registradores quanto seu barramento de dados interno são de 64 bits

d) os processadores de 64 bits podem ser mais rápidos que os de 32 bits, porque executam duas instruções de 32 bits ao mesmo tempo;

e) na verdade, os processadores de 64 bits são compostos por dois processadores de 32 bits (por isso são chamados de Dual Core), portanto são duas vezes mais rápidos que os processadores de 32 bits.

5 - Pequena quantidade de memória de alto desempenho, normalmente integrada aos processadores, tem por finalidade aumentar a velocidade de processamento. Esta definição se refere à seguinte memória:

  1. Virtual;
  2. Cache;
  3. ROM;
  4. Principal;
  5. Secundária.

 6 - Em relação à arquitetura de computadores, é correto afirmar que:

  1. os micros de marca - como IBM, Compaq e Itautec, entre outros - utilizam arquitetura totalmente aberta;
  2. um dos fatores de sucesso comercial do padrão PC é o fato de ele utilizar uma arquitetura aberta
  3.  os fabricantes de microcomputadores de arquitetura aberta fabricam seus próprios componentes;
  4. os microcomputadores de arquitetura mais moderna dispensam o barramento de endereço
  5.  a placa-mãe abriga o disco rígido nos computadores de arquitetura aberta.

7 - Uma pastilha de semicondutor onde se monta um circuito integrado é denominada:

a) válvula;

b) transistor;

c) placa;

d) firmware;

e) chip

8 - Em uma visão de alto nível da função e interconexão do computador é correto afirmar que:

  1. Um ciclo de instrução consiste em uma busca de instrução, seguida por zero ou mais buscas de operandos, seguidas por zero ou mais armazenamentos de operandos, seguidos por uma verificação de interrupção (se as interrupções estiverem habilitadas)
  2. Os principais componentes do sistema de computação (processador, memória principal, módulos de E/S) precisam ser interconectados a fim de trocar dados e sinais de controle. O meio de interconexão mais popular é o uso de um barramento do sistema compartilhado, consistindo de uma única linha;
  3. A função básica executada por um computador é a execução de um programa que consiste em um conjunto de instruções armazenadas no processador. A memória faz o trabalho real executando instruções especificadas no programa. No início de cada ciclo de instrução o processador busca uma instrução na memória;
  4. Em um processador típico, um registrador chamado de Registrador de Instrução (IR) mantém o endereço da instrução a ser buscada em seguida;
  5. As linhas de endereço do barramento oferecem um caminho para movimentação de dados entre os módulos do sistema. Essas linhas, coletivamente, são chamadas de barramento de endereço e podem consistir em 32, 64, 128 ou ainda mais linhas separadas. Cada linha pode transportar diversos bits de cada vez;

9 - Com relação às memórias dos computadores, analise:

I. A memória do computador é organizada em uma hierarquia. No nível mais alto (mais perto do processador), estão os registradores do processador. Em seguida, vem um ou mais níveis de cache. Logo depois, vem a memória principal, que normalmente é uma memória dinâmica de acesso aleatório (DRAM).

II. A memória cache contém uma cópia de partes de memória principal. Quando o processador tenta ler uma palavra da memória, é feita uma verificação para saber se a palavra está na cache. Se estiver, ela é carregada na memória principal (DRAM) e, em seguida, entregue ao processador. Se não, um bloco de memória principal, consistindo em algum número fixo de palavras é lido e fornecido diretamente ao processador.

III. A memória virtual é uma facilidade que permite que qualquer programa enderece a memória a partir de um ponto de vista lógico, dependente da quantidade de memória principal disponível fisicamente. Quando a memória virtual é usada, os campos de endereço das instruções de máquina contêm endereços físicos. Para leituras e escritas da memória principal, uma unidade de gerenciamento da memória física traduz cada endereço físico para um endereço virtual na memória principal.

IV. As duas formas básicas de memória de acesso aleatório semicondutora são a RAM dinâmica (DRAM) e a RAM estática (SRAM). A SRAM é mais rápida, mais cara e menos densa que a DRAM, e é usada para a memória cache. A DRAM é usada para a memória principal.

Está correto o que consta em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com