TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Sobre Uso de Pontos

Por:   •  13/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Luciano Ribeiro Marques

Turma: Arquitetura e Urbanismo – 2020/2

Data: 01 de fevereiro de 2021

Trabalho apresentado à disciplina de Composição bidimensional, representando o uso de pontos. A figura mostra uma árvore concebida graficamente somente a partir de pontos de diferentes diâmetros.

O ponto como símbolo gráfico, empregado na linguagem, ajuda-nos em como se expressar, e a partir de seu uso, alguns sentimentos ou reações podem ser identificados, uma vez que o seu “som silencioso” dá espaço para a reflexão do que é dito.

Quando se trata da dimensão do ponto, ele pode ser visto como parte de uma superfície, mas também pode ser visto como toda ela. Temos ainda em nossa mentalidade a imagem de que o ponto sempre será uma forma que mais se aproxima ao círculo, talvez por uma herança cultural e visual.

A forma como enxergamos os pontos na paisagem, não é restrita ao meio em que está sendo observado, ele se estende a muitas outras esferas. O autor nos dá um exemplo de uma bailarina, a qual podemos notar os pontos em cada passo, ou mesmo em sua silhueta, focando nas terminações do corpo, como pés, mãos, dedos e cabeça.

O ponto acompanha a arte, e na música, uma das 7 artes, não seria diferente. As partituras são formadas por conjuntos de pontos, que ao serem lidos pelo instrumentista, serão convertidos em notas e arranjos musicais, criando então a melodia.

Todas estas características descritas até aqui, fazem referência ao ponto, como diria o próprio Kandinsky, fechado em si e imóvel. Contudo, sabemos que assim como em qualquer outra situação, ou com qualquer outro ser ou objeto, o exterior pode induzir mudanças. O ponto quando sofre algum tipo de tensão pelo exterior se movimenta, e esse movimento cria a partir dele um novo elemento, um novo ser. A linha. [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (322.8 Kb)   docx (399 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com