TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descrição do Processo de Aprendizagem do Estudante

Por:   •  6/5/2022  •  Ensaio  •  18.922 Palavras (76 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 76

[pic 1][pic 2]

REGISTRO DE AVALIAÇÃO – RAv

                               Descrição do Processo de Aprendizagem do Estudante

                                ANO LETIVO: 2022

                Ensino Fundamental – Anos Iniciais

 

Coordenação Regional de Ensino: SAMAMBAIA

Unidade Escolar: ESCOLA CLASSE 303 DE SAMAMBAIA-DF

Ano: 3º        Turma: A        Turno: Matutino ( X) Vespertino (  )

Professor: Carlos Alberto Barbosa

Estudante: Ana Alice Santos Novaes

1º bimestre        Total de dias letivos: 49        Total de faltas: 04

Professor (a), ao elaborar o Registro de Avaliação (RAv) - Descrição do Processo de Aprendizagem do Estudante, é importante considerar, conforme as DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO (2014, p.49) “que o mesmo contenha elementos da avaliação diagnóstica observados pelo docente e/ou pelo Conselho de Classe: as aprendizagens evidenciadas e as dificuldades percebidas devem ser descritas na primeira parte do documento. Em seguida, devem-se apresentar as estratégias utilizadas ou as intervenções conduzidas para sanar tais dificuldades, bem como os resultados das intervenções e outras orientações que se fizerem necessárias para que o registro cumpra a sua função formativa”. É importante considerar também o Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, e o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

             Com base nos objetivos trabalhados no 1º Bimestre do ano letivo de 2022, foi possível observar que a aluna Ana Alice, apresentou avanços significativos no seu desenvolvimento cognitivo.

            A aluna respeitou parcialmente as regras de convívio escolar apresenta um bom relacionamento com os colegas e com o professor. Apresenta com muita frequencia um comportamento muito inquieto. Realiza parcialmente as atividades em sala e demonstra parcialmente atenção durante as explicações e empenha-se parcialmente no cumprimento das tarefas individuais e grupais realizando-as muitas vezes com muita rapidez para terminar logo e fazer outra coisa de seu maior interesse como jogos ou sair de sala, o que tem feito com uma certa frequência atrapalhando assim a rotina de sala de aula e o planejamento proposto a ela.

           Ana Alice apresenta peculiaridades em seu desenvolvimento global; trata-se de Transtorno do Espectro Autista (CID 10: F 84.5), isto implica na necessidadende de adequação das intervenções educacionais, para favorecer avanços em seu processo de escolarização. Em sala de aula além do professor regente a aluna tem auxílio de uma educadora social voluntária e é atendida pela equipe da Sala de Recursos Generalista da nossa Unidade Escolar.

           Ana Alice encontra-se no nível “A 2” de acordo com o texte da psicogênese que analisa a aquisição da escrita. Em relação a Linguagens – Lingua Portuguesa as sílabas não tem a obrigatoriedade de serem constituídas por duas letras e nem a ordem rígida consoante/vogal, aperfeiçoando a letra som, e a refina construindo a hipótese de que cada som cerresponde a uma letra, a aluna escreve apenas seu nome composto sem auxílio de ficha, esta em fase de construção da sua produção de frases e textos. Sua leitura apresenta-se boa, porém muito rápida não respeitando as pausas e sinais de pontuação, com relação a estruturação textual e às pontuações serão aprimoradas no decorrer do ano letivo de 2022.

            No Letramento Matemático relaciona com habilidade a quantidade e números de 01 a 100. Realiza adição com agrupamento e subtração simples, identifica unidades, dezenas e centenas, realiza contagem de 10 em 10, reconhece os números pares e ímpares, assimilou parcialmente os conteúdos envolvendo gráficos e tabelas e situações problemas utilizando a adição e subtração, sempre com o auxílio e muita insistência do professor regente.

              Em Ciências da natureza, adquiriu habilidades em diferenciar as características dos estados da água e sua importância.

              A aluna apresentou em Geografia noções prévias sobre atividades de trabalho relacionadas com o cotidiano escolar, assimilou satisfatoriamente as relações da vida em grupo e comunidades.

              Com relação à História, conceituou adequadamente as noções do “Eu” e do “Outro”, realizando registros de experiências pessoais e da família, fazendo associações coerentes entre passado, presente e futuro.

              Realiza bem os trabalhos artísticos, demonstrando muito interesse, capricho e dedicação, ela gosta muito de desenhar e desenha muito bem.

             O Projeto de Educação Ambiental no 1° bimestre de 2022 buscou desenvolver o contato do aluno consigo mesmo e com sua vida escolar, por meio de cápsula de desejos; com as interações do meio ambiente na horta ou agrofloresta; e com sua comunidade ao debater e planejar nossa próxima atividade coletiva envolvendo a flora da escola.

             A proposta do Programa Educação com Movimento para o 1° bimestre do ano letivo de 2022 foi de ampliar experiências corporais, por meio de jogos, brincadeiras e cultura corporal do movimento, desenvolvida com intervenção pedagógica integrada e interdisciplinar. Dessa forma, foi possível contribuir com a formação integral do estudante, mediante qualidade socialmente referenciada dos processos de ensinar e aprender do estudante.

            Participou ativamente dos projetos interventivos intraclasse propostos pelo professor regente evidenciando atividades de leitura de diversos gêneros textuais, produção de textos e estruturação textual, atividades divercificadas e nos jogos e brincadeiras pedagógicas para consolidar os conteúdos.

            Ainda foram promovidos espaços para que os alunos falassem sobre as suas experiências pessoais e emoções, realizando trocas por meio da promoção diária da roda de conversa interpretação de histórias contadas e debates.

           É importante e necessária a participação sistemática da família em consonância com a escola, para que a aluna desenvolva-se globalmente de acordo com todos os aspectos.

                                                                                                                           SAMAMBAIA/DF, 29 de Abril de 2022

                                         Mat. 228254-2[pic 3][pic 4]

Assinatura/Matrícula do  Professor        Assinatura/Matrícula do (a) Coordenador (a)

[pic 5]

Assinatura do (a) Pai/Mãe ou Responsável Legal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (118 Kb)   pdf (650.2 Kb)   docx (633 Kb)  
Continuar por mais 75 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com