TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Maquete

Por:   •  15/4/2019  •  Resenha  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Aluna: JADYEHELE VARELA LIMA

Professor: WALDEMAR

A maquete assim como o desenho tem um papel fundamental no processo de elaboração de projetos de arquitetura. A maquete é um instrumento de visualização das ideias, materializa as intenções projetuais que podem ser apreciadas segundo uma ótica crítica. É um instrumento de estímulo à criatividade.

Durante o processo criativo são importantes os estudos por meio dos modelos de massa para analisar o conjunto da volumetria, composição e o impacto da sua implantação em relação ao entorno e a relação estabelecida com a área aberta.

A maquete alimenta a reflexão do arquiteto, e revela-se de grande importância no processo de projeto. É um instrumento de geração formal, para testar ideias e enriquecer o processo de desenvolvimento interagindo com as demais linguagens gráficas. Mas muito importante é o desenvolvimento da percepção visual da forma, do espaço, geometria, proporção e escala. Elementos diretamente envolvidos no processo de geração de uma maquete.

O modelo físico como objeto de investigação agrega fundamentos, processos e conhecimentos geralmente desfragmentados. É notória sua importância no resultado projetual nas três etapas de desenvolvimento do projeto: pré-projeto, projeto, execução; pois o envolvimento com este meio pode repercutir na tomada de decisão de uma ideia seja ela formal, estrutural ou qualquer outra análise atrelada ao projeto, transferindo do plano bi-dimensional para o tridimensional, ou mesmo do plano mental para o tridimensional.

De modo geral nas maquetes utilizam-se corpos, superfices e hastes como elementos básicos, que são representados e relacionados entre si. Desse modo, segundo sua confecção, podemos estabelecer três tipos básicos de maquetes: estruturas de volumes, de supeerficie e de hastes, havendo entre elas os mais diferentes tipos intermediários.

Se observarmos as divisões temáticas, nas quais as maquetes chegam a ser empregadas como meio de compreensão e analise, bem como para desenvolvimento de formas e de suas relações  podemos unir as maquetes arquitetônicas em três grupos que se subdividem:

Maquetes topográficas : E a maquete que representa determinado terreno, a ilustração de uma paisagem natural ou criada e a visualização do formato desse terreno.

  • Maquetes de terreno: mostram as particularidades topográficas do terreno e suas modificações através do projeto.
  • Maquetes de paisagem: É a visualização do formato da paisagem que ultrapassa o terreno, o ponto crucial é a visualização dos espaços paisagísticos e uma modelagem correspondente ao solo.
  • Maquetes de jardim: são recortes de paisagens em escalas maiores representam áreas livres de pequenos conjuntos habitacionais.                                                                                                                   

Maquetes de edificações:  Descrevem as qualidades espaciais, plásticas e de construção das edificações.

  • Maquetes urbanísticas: produzidas com base nas topográficas, utilizadas com panorama ou para representar recortes de detalhes.
  • Maquetes de edifícios: Representação do edifício sem o seu entorno nela são mostrados elementos essenciais que compõe as superfícies.
  • Maquetes de estruturas: explicitam as estruturas de um edifício sem ilustrar sua totalidade plástica.
  • Maquetes de interiores: mostram de fato apenas espaços internos para ilustrar questões plásticas e espaciais.
  • Maquetes de detalhes: mostram a representação de pontos especialmente complicados no aspecto espacial bem como detalhes que se repetem em serie.

                                                                                                                              

                                                                                                                                                     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com