TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA MAHFUZ

Por:   •  1/10/2020  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA  

Acadêmica: Claudia Michelly Ferraz de Jesus.

A resenha fala sobre texto, Teoria, história e crítica, e a prática projeto - Edson Mahfuz, ao se tratar de teoria, história e crítica na arquitetura, deve-se estar atento ao seu papel no conhecimento A função é usada na prática do projeto. Por isso, é impossível tratar qualquer um desses três conteúdos como independentes um do outro, pelo contrário, eles estão completamente interligados e norteados pelo projeto.

Edson Da Cunha Mahfuz Professor de Arquitetura experiente, com história comprovada de trabalho na indústria de ensino superior. Forte profissional de educação com habilidades em projeto arquitetônico, projeto urbano e modelagem 3D. 35 anos de prática profissional como arquiteto nas áreas de arquitetura, design urbano e design de interiores. Atua também com interesse na área da arquitetura moderna. O artigo, um trabalho apresentado no Vº Encontro de Teoria e História da Arquitetura no Rio Grande do Sul, aborda a importância das atividades de teoria, história e crítica estarem vinculadas à prática de projeto.

Em relação à história da arquitetura, Mahfuz destacou que ela deve se concentrar na “o descobrimento de valores universais e suas aplicações circunstanciais”, ou seja, a história não deve ser vista como nostalgia, mas sim. Evite fontes de conhecimento desatualizadas. Para ele, teoria e prática são complementares, uma não pode preceder a outra, nem é mais relevante, a capacidade da teoria do design de existir é fazer uma análise extensiva de um determinado problema e obter uma boa solução de design. Segundo a teoria, a crítica pode avaliar as obras com base no contexto. Os julgamentos que podem ser feitos sobre obras arquitetônicas estão relacionados à medida em que seu propósito é alcançado, não apenas aquelas obras que funcionam de forma estrita, mas também aquelas que estão relacionadas ao meio ambiente e representam um significado.  

Uma das ideias principais do autor é por exemplo quando tentamos compreender as atividades desenvolvidas por um típico estúdio de projetos, fica evidente a inter-relação entre teoria, história, crítica e design. Por exemplo, um exercício envolvendo a concepção de um pequeno museu universitário. As seguintes atividades foram realizadas ao longo da obra: Conhecimento de todos os aspectos e localizações do programa. Pesquise e

[pic 1]

         

(MAHFUZ,2003)         1

 

analise precedentes; Aspecto histórico; Aspecto teórico; Aspecto crítico e resultado. Desenvolvimento do projeto.

Hoje, ao analisar criticamente este artigo de MAHFUZ, na maioria das universidades, o curso de "arquitetura e urbanismo" tem uma gama muito ampla de cursos que consistem em disciplinas teóricas e práticas, das quais as disciplinas de projeto são uma das disciplinas principais. Na organização departamental dessas instituições, à medida que aparecem no currículo, são entendidas como áreas autônomas do conhecimento: teoria, história, crítica e prática. Uma vez que essas disciplinas são ministradas sem qualquer forma de integração, é difícil vincular o conhecimento aprendido com a cognição geral do curso. Desta forma, na maioria das vezes os alunos de pós-graduação pensam que seu estudo principal será o design meticuloso de projetos arquitetônicos. Um aspecto da falta de interdisciplinaridade é o preconceito contra os encargos históricos e teóricos. Obviamente, a nova entrada não considera sua amplitude e diversidade do processo arquitetônico. Essa visão costuma se espalhar na maior parte do conteúdo do curso, e eventualmente terá certa antipatia por tópicos teóricos / históricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com