TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aditivos para concreto

Por:   •  8/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

As argamassas de assentamento são indispensáveis para a construção civil. Utilizadas para a elevação de paredes e muros, são empregadas como juntas entre as unidades de alvenaria, capazes de unir blocos tornando-os um elemento monolítico, podendo contribuir na resistência, selar as juntas garantindo estanqueidade e na absorção de deformações naturais, de origem térmica ou de retração. (Neto et al, 2010)

Com essa importância das argamassas na área da construção civil, os incorporadores de ar é um aditivo para alterar algumas propriedades destas argamassas. É uma tecnologia desenvolvida com a finalidade significativa em melhorar a trabalhabilidade da argamassa em seu estado fresco, através da formação de bolhas de ar e principalmente no estado endurecido.

Essa tecnologia traz benefícios técnicos, econômicos e ambientais. Um exemplo no Brasil foi a construção do Edifício da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, que fez a utilização de material cimentício leve.

Apesar de todos os benefícios gerados pelo aditivo de incorporadores de ar, ainda é um obstáculo usar essa tecnologia, pois, muitos problemas ainda são encontrados devido à falta de conhecimento técnico/científico sobre a ação da mesma em contato com o cimento.

  1. Conceito e Aplicabilidade:

 O incorporador de ar é um tensoativo que age diminuindo a tensão superficial da àgua (L.A. Falcão Bauer,2015), ou seja, introduzem ar ao concreto e/ou argamassa, o bom resultado está ligado a quantidade de finos, uma vez que exista uma grande presença de finos, não se faz necessário que haja uma grande incorporação de ar,  tendo em vista que se essa quantidade de ar não dosada de forma correta, conforme normatizada, principalmente em questão de extrapolação pode gerar  retardo de pega e diminui a resistência. Toda via, quando sua dosagem é feita de maneira correta  cotribui para uma melhor resistência do concreto à deterioração devido aos ciclos de gelo/degelo. Criando pequenas  bolhas de ar estáveis, fortes, pequenas e próximas umas das outras. Conforme mostra a figura abaixo.

[pic 1]

(adaptação de Mehta e Monteiro, 2006)

Os incorporadores de ar são espécies químicas que apresentam na mesma molécula uma extremidade hidrofóbica, ou apolar, e uma extemidade hidrofílica, polar, sendo conhecidos como compostos anfifílicos ( SALAGER, 1992, ROMANO,2005  apud ROMANO, Roberto Cesar de Oliveira, 2013).

Sua utilização é comum em países de baixa temperatura, levando em conta que o ciclo de gelo-degelo pode causar vários danos, com a utilização desse aditivo nos concretos e/ou argamassas esses danos são praticamento exauridos, pois os aditivos IA, permite que após congelamento a água consiga se expandir, evitando fissuras causadas por tensões internas. No Brasil o seu principal uso é para melhorar a forma com que se produz o concreto. Os aditivos IA permite que as argamassas tenham uma melhor trabalhabilidade.

  1. Formação das bolhas de ar e Finalidades do IA:

Segundo Romano (2013), as bolhas são geradas intencionalmente por dois metódos distintos: I. Liberação de gás, redução da pressão e aumento de temperatura, ou II. Utilizando-se aditivos que alteram as propriedades superficiais do líquido facilitando a formação das bolhas de ar no interior das soluções, sendo as bolhas adquiridas  segundo método, as que são utilizadas em argamassas e concretos.

Algumas das finalidades dos incorpadores de ar são: aumentar a plasticidade, diminuir a permeabilidade, aumentar a resistência do concreto ao fenômeno gelo-degelo.

Efeitos da incorporação de ar ao concreto: Diminui a resistência a compressão. Conforme mostra o gráfico abaixo.

 [pic 2]

Efeitos da incorporação de ar à argamassa: A incorporação de ar melhora a coesão das argamassas de revestimento, reduz a tendência à exsudão, melhora a plasticidade e possibilita reduzir a quantidade de àgua necessária para o amassamento, o que, possivelmente, diminui a retração plástica e por secagem. (Alves, 2002 apud ROMANO, Roberto Cesar de Oliveira, 2013).

  1. Normatização e Dosagem:

No Brasil existem três normas que dizem a respeito do uso de aditivos em concretos e argamassas. São elas:

  • ABNT NBR 11768  – Aditivos para Concreto de Cimento Portland – 2011;
  • ABNT NBR 12317 – Verificação de Desempenho de Aditivos para Concreto (ensaios químicos) – 1992.
  • ABNT NBR 10908 – Aditivos para argamassas e concreto; Ensaios de uniformidade; Método de ensaio – 2008.

Normalmente sua dosagem varia de 0,05 e 5% ( em relação a massa total do material).

  1. Conclusão:

Dessa forma entende-se que os aditivos são elementos cruciais para que se possa obeter um concreto e uma argamassa de qualidade, esses aditivos são classificados de acordo com sua função, como; redutores de água, incorporadores de ar, hidrofugantes, aumentadores de aderência, retentores de água, retardadores de pega. Esses aditivos contribui para uma melhor trabalhabilidade e aplicabilidade  de        concretos e argamassas. Outro fator que intervém no uso de aditivos é a respeito da dosagem correta, em uma quantidade de até 5%, uma vez que eles são capazes de alterar as propriedades nos estados frescos e de endurecimento, portanto faz-se necessário que para cada situação seja feito um estudo de viabilidade, levando em conta alguns aspectos cruciais, tais como; Natureza do cimento e seus agregados e temperatura. Pois sua aplicabilidade de maneira incorreta pode acarretar diversos problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (264.6 Kb)   docx (213.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com