TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto com Aditivo

Por:   •  13/6/2016  •  Artigo  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

ADITIVOS PARA CONCRETOS

Alexandre FARINA, Gabriel PERETI, Izabela ZUCONELLI, Vanice ZANELLA

Concreto sem Aditivo

Concreto com Aditivo

Aumento de Resistência

Ruptura – 28 dias

24 Mpa

31 Mpa (Aumento)

Cimento

292 Kg

292 kg

Água

172 litros

154 litros (Redução)

Areia

0,322 m³

0,322 m³

Brita

0,551 m³

0,551 m³

Aditivo

SEM ADITIVO

COM ADITIVO 1,46 Kg

Custo

R$ 153,00

R$ 159,07 (Aumento)

INTRODUÇÃO: A NBR 11768 define Aditivos como: “Produtos que adicionados em pequena quantidade aos concretos, modificam algumas de suas propriedades, no sentido de melhor adequá-las à determinada condição”. OBJETIVOS: Apresentação das vantagens do uso de Aditivos. A partir de novas tecnologias e pesquisas foram introduzidos no mercado inúmeros produtos para melhorar a performance do concreto. Os referidos produtos são classificados conforme sua função: Incorporadores de ar; Redutores de água; Retardadores e Aceleradores de pega; Inibidores de corrosão; Agentes para bombeamento, etc. As vantagens principais são: Aumento da trabalhabilidade, resistência, durabilidade e aderência; Retardação ou aceleração da pega; Redução de permeabilidade; Facilitador de bombeamento; MÉTODO 1: Pesquisa através de Entrevistas com Arquiteto Carlos Gaboardi da Fiuza Arquitetura de Curitiba e Magnoni Arquitetura de Medianeira. MÉTODO 2: Avaliação de Tabela comparativa de Custo entre concreto com e sem aditivo. RESULTADOS: Segundo relato dos profissionais citados, o uso de Aditivos é essencial para diversos tipos de obras, especialmente àquelas que requerem menor tempo de cura do concreto, aumento da resistência mecânica e retardo da pega para concreto industrial.  No Brasil os aditivos são usados em grande escala porém longe dos índices de países desenvolvidos que chegam à 80%. “Ainda há muito desconhecimento técnico e orçamentário”

CONCLUSÃO: Analisando o aumento considerável da resistência e redução de uso de água, pode-se afirmar que o aumento do custo apresenta-se relativamente baixo. Neste caso o custo benefício deve ser levado em conta. O Engenheiro Civil tem papel fundamental na demonstração dos benefícios frente aos custos e neste contexto argumentar a importância de caminhar ao encontro das solicitações do mercado.

Palavras Chaves: Aditivos, Concreto, Resistência Mecânica.

 

Autor - Vanice ZANELLA             Co-autores:  Alexandre FARINA              Gabriel PERETI              Izabela ZUCONELLI

vanicezanella@hotmail.com

Orientador: Prof. Iedo Lourenço Madalozzo

iedolourenco@yahoo.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com