TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente

Por:   •  11/11/2020  •  Dissertação  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  5.778 Visualizações

Página 1 de 2

A Modernidade teve como princípios algumas características, como a razão e o conhecimento científico, como promotores do progresso da humanidade. Contudo a experiência do século XXI vem colocando em xeque algumas dessas noções pelos chamados autores pós-modernos. O acesso à saúde e à educação, por exemplo, não é uma realidade para todas as pessoas. Ao mesmo tempo, os avanços tecnológicos hoje permitem uma maior abrangência do campo educacional, como no caso da modalidade à distância de ensino. Outro ponto pertinente ao desenvolvimento tecnológico é a questão ambiental, pois, por um lado, a tecnologia contribui em diversos aspectos, entretanto também impactou o meio ambiente.

Diante desse quadro e tendo como embasamento os conteúdos apresentados nesta unidade, qual é o papel da tecnologia na vida dos sujeitos nos dias atuais? Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio ambiente? Para responder a essas questões, procure utilizar exemplos concretos e, se possível, busque utilizar situações do seu cotidiano.

A tecnologia pode ser considerada como um fator de crescimento no âmbito econômico na sociedade. Pode-se dizer que, quanto maior a sua eficiência, maior tende a ser a economia de um país.

        Segundo o Manual de Oslo, que representa a fonte principal de diretrizes para coleta de interpretação de dados sobre inovação, as inovações tecnológicas podem ser consideradas como a introdução de novos produtos ou melhorar produtos que já existem no mercado. Logo, identificamos o papel essencial da tecnologia na vida das pessoas nos dias atuais. Tiramos proveitos dela, de forma direta,  para fazer compras, estudar, trabalhar e outras inúmeras tarefas diárias. Mas será que ela é aliada ou prejudicial no que diz respeito ao meio ambiente?

        É inegável que, apesar de todos os benefícios provenientes das inovações tecnológicas, elas contribuíram de forma impactante e negativa para a conservação ambiental. Alguns dos pontos a serem considerados são: redução da biocapacidade do planeta, por meio de resíduos e emissão de poluentes, esgotamento de recursos naturais, etc.

        Destarte, verificamos a necessidade de equilibrar nossas relações entre economia versus meio ambiente. É fato que devemos ter ciência sobre os riscos globais decorrentes de exploração ambiental, visando nossos objetivos. É necessária a participação dos cidadãos, do governo, das empresas e outros agentes que trabalham em prol do meio ambiente, para que se chegue a um consenso. Cada país deve participar de forma efetiva, buscando a sustentabilidade e reduzindo riscos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com