TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise sobre o artigo’’ Psicologia e Deliberação Legal no Tribunal do Júri Brasileiro: Proposição de uma Agenda de Pesquisa’’                        

Por:   •  19/8/2019  •  Bibliografia  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CURSO:DIREITO

Marco Túlio Marques Rodrigues

Análise sobre o artigo’’ Psicologia e Deliberação Legal no Tribunal do Júri Brasileiro: Proposição de uma Agenda de Pesquisa’’

                       

                                           

PASSOS-MG

A partir da leitura do texto, pode-se analisar uma grande correlação da psicologia com várias áreas de atuação do direito e, mais especificamente, do caráter subjetivo do sistema de júri nacional e como diversos fatores podem intervirem nas escolhas de cada jurado. Numa perspectiva lógica, é possível indagar qual o critério utilizado, por juízes, promotores e advogados para fazer a escolha de quem deve ou não participar do júri, a ponto de serem escolhidas várias pessoas que não possuem um mínimo estágio de conhecimento jurídico que o tornem aptas a ter influência num processo tão árduo e de extrema importância para a justiça. Dentro desse contexto, aonde os indivíduos são selecionados pela origem geográfica, raça e sexo, cabe a nós tentar identificar, como os advogados estabelecem os critérios para recusarem três dos jurados selecionados e assim tentam manipular o restante daqueles que os advogados consideram interessantes para o crime em questão, de forma que  garantam que pessoas mais aquém da realidade de seu cliente possam julgar de maneira tendenciosa para o lado de seu cliente .

Outro ponto a ser elucidado, é a despeito da publicidade que acontece anteriormente ao julgamento do crime. Quando o jurado se destina a votar, ele já foi afetado, positivamente ou não, devido a grande conexão midiática, pela publicidade realizada acerca do ocorrido, assim o jurado será altamente influenciado psicologicamente pela opinião da massa e acabar julgando, levando em conta tudo que escutou dos demais cidadãos. Em vista disso, o réu poderá ser condenado de maneira injusta.

Por fim, é de extrema importância falar sobre esse sistema de júri nacional, onde lhe é atribuída uma responsabilidade muito grande, essa que deveria ser cargo somente da autoridade competente, visto que esse se mantém neutro e livre de emoções, quando se depara com casos extremos. Já as pessoas que compõe o júri, além de poderem ser tomadas pelas emoções, ainda não tem acesso aos autos do processo, não sabendo o que se passa nas entrelinhas do caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com