TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo: Psicologia e Bioética: Diálogos

Por:   •  29/3/2022  •  Resenha  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha do artigo: Psicologia e Bioética: Diálogos

COEXISTÊNCIA: PSICOLOGIA E BIOÉTICA

Psicologia e Bioética, dois estudos complexos com um dos objetivos em comum, a qualidade de vida do ser humano.

O psicólogo tem como função diagnosticar, previnir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, interagindo para descobrir a melhor maneira para solucionar o problema de cada paciente.

Como esse profisional da saúde faz esse diagnóstico, como ele previni e trata  essas doenças são as questões onde a Bioética atua reflexivamente.

A bioética  é a área do conhecimento que surgiu na década de 70, que tem como objetivo “estudar, sistemáticamente, a conduta humanano que diz respeito às ciências da vida e da sáude”, ou seja, ajudar as pessoas a enfrentar problemas éticos em todas as áreas de suas vidas.

Visto que ambos estudos visam a qualidade de vida do ser humano, a psicologia está gradualmente se inserindo do campo da bioética, preocupada e envolvida com todos os temas sociais, como a violência, meio ambiente e pobreza, que são grandes preocupações do homem hoje.

Falamos de Bioética muitas vezes, sem ter um conhecimento de ética primeiramente, pois se for perguntado para diversas pessos diferentes o que é ética?, cada uma dará sua definição, e não é correto afirmar que a ética tenha uma definição padronizda.

Para o filósofo Francês Paul Ricoeur, que caracteriza a ética com “um aceitar o outro com um si mesmo, visto que, se posso me perceber com um outro, posso também aceitar o outro como a mim mesmo”, aprendemos então, que a ética não se trata somente do eu singular, mas no coletivo, no plural.

Em síntese, entendemos o que compõe a ética e podemos nos familiarizar com a “Bio(vida)-ética”, ou seja, “Ética da vida”, e a área responsável pela manutenção da vida, é a saúde, envolvendo todos os profissionais da área, como médicos, biologos e psicólogos.

Sendo assim, faz sentido a Psicologia coexistir com a ética da vida, o profissional da saúde também é um ser humano que apesar de sua formação acadêmica carrega consigo suas visões de homem e de mundo, seu histórico de vida fazem parte das suas experiências e essaspodem influenciar nas suas tomadas de decisões.

Profissionais e pacientes constantemente vivem dilemas éticos, e precisam reequilibrar os conceitos pré- existentes sobre o que é certo e errado, e em como as consequências das escolhas podem modificar a vida das pessoas.

Tenhamos como exemplo uma mulher grávida que teve contato com o Zica- Vírus e foi diagnosticado que seu bebê está com malformação congênita, a micricefalia, doença onde a cabeça do recém-nascido é menor do que a dos outros bêbes comparado com a de bebês do mesmo sexo e idade, deixando seu cérebro menor, levando ao não desenvolvimento adequado.

Supomos que a mãe opte por interromper a gravidez - “abortar”, gerariam debates sobre essa decisão, não cabendo somente a mãe tomar essa decisão, pois em um país como o nosso, onde o aborto não é legalizado, há muitos conflitos éticos e morais sobre a interrupção da vida, mesmo nem casos que a criança pode não atingir uma qualidade de vida adequada comparada a outras crianças.

A nossa razão não consegue sozinha resolver esses problemas, precisamos de orientações para manter os três pilares da nossa sociedade ( família, estado e religião) em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com